sábado, 19 de agosto de 2017

Pão Diário - 19\08\17 - Teologia do pequeno

Teologia do pequeno

Embora o campeonato de futebol americano seja o maior espetáculo esportivo dos EUA, os anúncios de TV exibidos durante os jogos começaram a receber quase a mesma atenção que o jogo. Gastam-se milhões para produzi-los. Os irmãos Joe e Dave Herbert chocaram a indústria de marketing ao produzir o melhor anúncio por 2.000 dólares. O custo maior foi com alimentos para os voluntários do projeto. As renomadas empresas, com bem pagos redatores e produtores, foram sobrepujadas por desconhecidos.
Davi também era desconhecido - apenas um garoto. Israel estava em guerra contra os filisteus, mas Davi era novo demais para alistar-se no exército. O mais próximo que ele podia chegar da ação era levar alimento aos seus irmãos. Em uma dessas idas, Davi descobriu um exército de Israel desmoralizado. Por semanas, o campeão filisteu Golias escarnecia deles. Não admira que Israel o temesse - com mais de 2,70m de altura, Golias cobria-se de pesada armadura de bronze, " ...que pesava uns sessenta quilos... " ( 1 Samuel 17:5 ). Não causa espanto e intimidação de Israel.
Não admira Saul ter escarnecido quando Davi, tomado de raiva pelos insultos do gigante, se voluntariou para enfrentá-lo ( v.33 ). Davi nem espada tinha, seu tamanho não preenchia uma armadura básica. Davi era apenas um menino.
Ao final da história, Golias foi decapitado por Davi e os filisteus fugiram para as colinas. A história, porém, não é sobre a coragem de um garoto, mas sobre Deus fazer tanto com pouco. Davi sabia que aquele era o dia de Deus, não o dele. " Hoje mesmo o Senhor Deus entregará você nas minhas mãos... ", disse Davi a Golias imediatamente antes da violenta morte do gigante ( v.46 ).
De alguma maneira, somos pequenos, mas Deus pode fazer muito com o pouco que temos a oferecer. - Winn Collier

Leia: - 1 Samuel 17
Golias, o filisteu, começou a caminhar na direção de Davi [...] e começou a caçoar porque Davi não passava de um rapaz bonito e de boa aparência ( vv.41-42 ).

Examine: - Jeremias 1:5-8
- Mateus 11:25-26
- 1 Coríntios 1:26-31

Considere: Qual aspecto da sua vida faz você sentir-se menor e mais fraco ? O que você percebe que Deus quer que você faça nele e através dele ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia O SENHOR Deus será o Rei do mundo inteiro. Ele será o único Deus, e todos o chamarão de SENHOR. Zacarias 14:9 NTLH