quarta-feira, 16 de agosto de 2017

O PLANO MAIOR

Resultado de imagem para O plano eterno do Senhor prevalece sobre os homens



E dize-lhe: Acautela-te e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração por causa destes dois pedaços de tições fumegantes, por causa do ardor da ira de Rezim, e da Síria, e do filho de Remalias.Isaías 7.4
  

O plano eterno do Senhor prevalece sobre os homens e seus procedimentos. Acaz não fez o que era bom aos olhos de Deus, andando nos caminhos dos reis de Samaria e chegando ao cúmulo de fazer seu filho passar pelo fogo, prática abominável aos olhos do Altíssimo (2 Rs 16.3). Porém, como era rei de Judá – embora Deus desaprovasse o seu modo de vida –, recebeu uma mensagem divina, dizendo que não temesse Peca nem Rezim, os quais se levantavam contra Judá.

O recado foi mandado por intermédio do profeta Isaías e de seu filho, Sear-Jasube, e orientava o rei a ser cauteloso (Is 7.3,4). Trata-se de uma mensagem atual e dirigida a todo aquele que exerce algum ministério na obra de Deus. O rei da Síria havia convencido o monarca de Israel a se juntar a ele, pois a intenção do primeiro era tomar Judá, destruindo-a completamente. Assim, eles poderiam dividir o reino do Sul entre si. A casa de Davi não seria abalada, mas era necessário que Acaz tomasse cuidado com seus atos e suas palavras.

O profeta falou ainda que o rei de Judá deveria aquietar-se. Diante de qualquer investida do diabo, não se agite, mas procure meditar e confiar na Palavra. Não há como o inimigo cumprir o seu desejo sobre o povo separado, se este tiver cautela com o que fala e faz e tranquilizar-se diante das provocações do diabo. Nada planejado pelo maligno contra a sua vida vingará; para tanto, basta confiar no que o Senhor tem falado a seu respeito nas Escrituras.

Acaz também não deveria temer. Isso é fundamental. Ainda que o medo esteja só em seu coração, ele tem o enorme poder de enfraquecê-lo. Esse sentimento também abre a porta para o adversário. Os exemplos bíblicos de pessoas tementes servem de lembrete para não aceitarmos esse espírito em nosso ser. Devemos, sim, firmar-nos na Palavra e não retroceder no cumprimento das orientações contidas nela.

Outro fato importante é não desanimar o seu coração. As batalhas enfrentadas por você não são para sua derrota, e sim para sua vitória. O Pai está no controle de tudo, mesmo quando as circunstâncias mostram algo diferente. A verdade é a seguinte: quando o diabo elabora um plano contra o povo de Deus, Este já vestiu os Seus de autoridade para desfazer tal intento. Portanto, em qualquer situação adversa, não desfaleça.

Rezim, rei da Síria, e Acaz, líder de Samaria, não passavam de dois tições fumegantes. Apesar de arderem em ira, não representavam perigo para Judá, a quem Deus socorria. Acaz teria de observar as instruções passadas por Isaías, a fim de não ser derrotado pelos dois atrevidos ameaçadores. A mesma assistência terá quem tiver e guardar os mandamentos, pois nada lhe será impossível. Os que assim fizerem verão a mão divina operar. Aleluia!

O ardor da ira de Rezim e Peca, filho de Remalias, não tem poder sobre a vida de quem realmente crê no Senhor. Quando algo semelhante lhe sobrevier, assuma o seu lugar e determine a sua libertação. O bom de tudo é que as águas de Siloé, as quais correm brandamente, irão ajudá-lo.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Ass...