quinta-feira, 1 de junho de 2017

A SUGESTÃO QUE DERRUBA

Resultado de imagem para Gênesis 25.33



Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.Gênesis 25.33
  

O carnal Esaú não pensou duas vezes em vender o seu direito. Ao ver o guisado feito pelo irmão, logo desejou comê-lo. Não é assim que surgem os adultérios? Um indivíduo, ao ver uma pessoa bonita, faz de tudo para satisfazer seus desejos carnais com ela. Depois, tem de pagar caro por isso. A vergonha e as demais consequências desse ato não valem o prazer ilícito proporcionado pela infidelidade. Não fique acomodado como o primogênito de Isaque!

Esaú sucumbiu ao aroma que o ensopado exalava e desejou experimentar tal iguaria. Desvie o olhar do que é de terceiros! Deixe o próximo desfrutar do que tem preparado para si. Evite a cobiça, pois o que pertence ao outro é dele. Evite olhar para o que é do próximo com lascívia ou inveja.

Jacó não perdeu tempo. Possivelmente, sua mãe lhe contara o que se sucedera ainda na sua gestação e o que Deus lhe falara a respeito dos irmãos que brigavam no seu ventre. O patriarca dos hebreus esperava a hora de dar o troco, quando Esaú pediu que lhe fosse dado um pouco daquele cozido. Vendo a chance de ganhar o direito da primogenitura que havia sido tomado dele à força, Jacó propôs a barganha.

Ao aceitar a troca, Esaú se mostrou profano. Segundo ele, de que esse direito lhe serviria, se estava a ponto de morrer? Ora, ninguém morre por esperar uma refeição ficar pronta. A resposta de Esaú mostrou que ele não podia ser aquele de quem o Salvador viria. Muitos não veem nada mais do que uma chance de pecar, porém, com esse comportamento, eles se desclassificam para a vida eterna.

Para dirimir qualquer dúvida, Jacó perguntou se Esaú empenharia sua palavra sobre o negócio feito entre ambos. É sempre bom perguntar às pessoas se elas entendem o que estão fazendo, para que, depois, não voltem dizendo que não era bem isso que entenderam e, agora, já satisfeitas suas necessidades, neguem o que disseram ser sua vontade. Quem age às claras não pode alegar desconhecimento.

A Palavra diz que Esaú jurou, dizendo que estava vendendo sua primogenitura. Então, Jacó deu o pão e o cozido de lentilhas a Esaú, e este comeu, bebeu e se foi dali. Cuidado para não postergar o momento de se acertar com quem foi prejudicado por você. Se comer e beber – acabar de fazer as coisas da vida –, levantar-se e morrer, não haverá acerto.

A última parte do versículo 34 de Gênesis 25 diz: Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura. Ele deixou passar a hora de se arrepender e, quando buscou arrependimento, era tarde demais. Fique atento para não cair em tentação. No entanto, se pecar, procure aquele que você ofendeu e se acerte com ele. Em seguida, peça perdão ao Pai.

Em Cristo, com amor,





R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Ó Deus, não há outro deus como tu, pois perdoas os pecados e as maldades daqueles do teu povo que ficaram vivos. Tu não c...