segunda-feira, 24 de abril de 2017

PÃO DIÁRIO - 24\04\2017 - Moldando um jovem


Moldando um jovem



Recentemente, meu filho de cinco anos zangou-se comigo. Eu fui o responsável pelo incidente ( não lhe dei total atenção ) e ele também teve sua culpa ( não obedeceu ). Coloquei-o de castigo, mas quando acabou, continuava chateado. Percebia-se que ele tentava se expressar - com palavras que melhor demonstrassem seus sentimentos. E disse: " Papai, não acredito mais em Deus. " Claro que ele não estava enfrentando uma crise de fé. Porém, perguntava algo do tipo: Será que você vai caminhas comigo, cativar meu coração e descobrir o que há de errado com minha alma ?
As palavras de Provérbios 22:6 oferecem uma sabedoria inconfundível sobre a educação dos filhos. Elas incentivam os pais a dedicar-se com afinco à demorada arte de descobrir a intimidade e a textura singular dos corações de seus filhos. Quando o escritor da sabedoria nos instrui a guiar nossos filhos para à trajetória de vida que devem seguir, ele nos convida à árdua tarefa de discernir o " caminho certo " - a melhor forma de ensiná-los com base na personalidade, dons e inclinações peculiares de cada um.
O " caminho certo " inclui guiá-los pela trilha espiritual e moral que devemos seguir. Ensiná-los a ser diligentes, honestos e submissos a Deus. Desviar da tolice e orientá-los nos comportamentos que agradem a Ele ( v.15 ). O versículo, entretanto, acrescenta este toque esclarecedor: As orientações do " caminho certo " devem levar em conta a singularidade de cada criança. Portanto, ao criar e educar nossos filhos, devemos reconhecer como são formados, e usar as melhores alternativas para que cresçam e amadureçam individualmente.
Em nossa vida, de maneira singular, Deus nos buscou e ensinou, apresentou-nos Suas verdades eternas, reconheceu a nossa individualidade. Nossos filhos precisam da mesma orientação sobre o " caminho certo ". - Winn Collier 

Leia: Provérbios 22:6-16
Eduque a criança no caminho em que deve andar... ( v.6 ).

Examine: Pois [...] vocês devem criar [ seus filhos ] com a disciplina e os ensinamentos cristãos ( Efésios 6:4 ).

Considere: Os seus pais foram bem-sucedidos ou falharam em ajudá-lo a descobrir o caminho certo ? Que atitude você vai tomar para começar a compreender o coração de seus filhos ? 





Ministério Pão Diário - Nosso site é: http://paodiario.org/
e nossa página no Facebook: Facebook.com/paodiariooficial

Versículo do Dia

  Versículo do Dia O SENHOR Deus será o Rei do mundo inteiro. Ele será o único Deus, e todos o chamarão de SENHOR. Zacarias 14:9 NTLH