sábado, 15 de abril de 2017

PÃO DIÁRIO - 15/31\10\2013 Cinco solas


Cinco solas

No dia 31 de Outubro, os Estados Unidos, Reino Unido e vários países europeus comemoram o Halloween. O Dia das Bruxas tem suas origens no antigo festival  celta, e acreditava-se que, neste dia, a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos se dissolvia. Na sequência, os mortos poderiam causar problemas, como doenças, nos vivos. O Halloween hoje é uma indústria multimilionária para os varejistas.
Mas para os cristãos, o dia 31 de outubro também celebra o Dia da Reforma. Em 1517, Martinho Lutero pregou suas 95 Teses na porta de uma igreja em Wittenberg, Alemanha. Seus escritos desencadearam a Reforma Protestante na Europa. Ele e outros reformadores criaram cinco " solas " que eles definiram como essenciais à crença e prática cristãs: sola Scriptura ( somente as Escrituras ), sola fida ( somente por fé ), sola gratia ( somente pela graça ), solus Christus ( somente por Cristo ) e soli Deo gloria ( somente para glória de Deus ).
Os reformadores reiteraram o que Paulo escreveu 15 séculos antes: 
- Sola Scriptura. " Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro [ ... ] E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações " ( 2 Timóteo 3:16-17 ).
- Sola fida, sola gratia, solus Christus e soli Deu gloria. As Sagradas Escrituras " ...podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus " ( v.15 ). Somos justificados ( salvos perante Deus ) pela graça ( favor imerecido ) através da fé, sem necesidade de boas obras ( Efésios 2:8-9 ); pois Cristo é o único mediador entre Deus e o homem ( 1 Timóteo 2:5 ). Tudo isso somente para a glória de Deus.
Neste dia 31 de outubro, reafirmemos estas solas da fé cristã e reflitamos sobre o que significam para nós ( v.14 ). - K. T. Sim 

Leia: 2 Timóteo 3:14-17
Quanto a você, continue firme nas verdades que aprendeu... ( v.14 ).

Examine: - Efésios 2:4-10
- 1 Timóteo 2:5
- 2 Pedro 1:19-21

Considere: Em sua opinião, quais solas têm mais significado ? Por que é importante reafirmar nossas crenças ?





Ministério Pão Diário - Nosso site é: http://paodiario.org/
e nossa página no Facebook: Facebook.com/paodiariooficial

Versículo do Dia

  Versículo do Dia O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não qu...