quinta-feira, 30 de junho de 2016

Versículo do Dia


Versículo do Dia


E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.
Lucas 6:20

PÃO DIÁRIO - 30/06/2016 - Socorro na estrada

Socorro na estrada

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. —Salmo 46:1


Um conhecido meu caçava com amigos perto de Balmoral, propriedade rural da rainha da Inglaterra. Na caminhada, ele torceu o tornozelo tão severamente que não conseguia continuar. Então disse a seus amigos que continuassem e ele esperaria à beira da estrada.
Enquanto estava lá sentado, um carro que descia a estrada reduziu a velocidade e parou. A mulher que dirigia abaixou o vidro e perguntou se ele estava bem. Ele explicou que estava esperando seus amigos retornarem. Ela disse: “Entre no carro; eu levo você até onde está hospedado.” Ele mancou até o carro e ao abrir a porta percebeu que a mulher era a Rainha Elizabeth!
Por mais que receber socorro da rainha da Inglaterra seja algo surpreendente, nós temos uma oferta de socorro que é ainda maior. O Deus Criador do universo desceu ao nosso mundo, vê a nossa dificuldade e oferece Seus recursos para nos ajudar. Como o salmista afirma confiantemente, “Deus é […] socorro bem presente nas tribulações” (Salmo 46:1). Nosso Salvador nos ajuda ao nos dar graça para persistir, Sua Palavra para nos manter, amigos para nos encorajar e orar por nós, e dando-nos a confiança de que Ele, no fim das contas, tudo fará para que todas as coisas cooperem para o nosso bem espiritual.
Da próxima vez em que você se sentir fracassado à beira da estrada da vida, procure o seu Ajudador.
— Joe Stowell

Leia: Salmo 46

Examine: A Bíblia em um ano: Jó 5-7;Atos 8:1-25

Considere: Alegre-se! O seu Deus é um Rei ajudador!



Ministério Pão Diário - Nosso site é: http://paodiario.org/
e nossa página no Facebook: Facebook.com/paodiariooficial

O SUCESSO DE JOSAFÁ

Resultado de imagem para Quem obedece a Palavra de Deus recebe a vitoria



E teve muitas obras nas cidades de Judá, e gente de guerra, e varões valentes, em Jerusalém.   2 Crônicas 17.13
  

Quando alguém está bem com Deus, a vida dele e a de quem está sob a sua autoridade mudam por completo. Bastou Josafá procurar servir ao Senhor, que logo as situações passaram a ser favoráveis a ele e aos seus súditos. Nunca foram vistas tantas obras nas cidades do país. Além disso, de uma hora para outra, apareceram muitas pessoas prontas para a batalha, e valentes em Jerusalém foram enviados por Deus para fazerem o bem. É maravilhoso ser servo dEle!

O Altíssimo sabe o que cada um precisa para cumprir sua missão; para isso, a pessoa já nasce com o necessário para viver bem. Quem examina a Palavra de Deus descobre tesouros infindáveis a serem aproveitados. Jesus declarou que as Escrituras testificam dEle (Jo 5.36) e, por certo, testificam de cada um de nós. Aquele que não quer saber os seus direitos perde muito. No entanto, se procurá-los, irá achá-los! O que você fará?

Josafá aprendeu nos livros sagrados existentes em seus dias. Provavelmente, ele se deliciava com os Salmos escritos pelo seu tetra avô, com os livros de Moisés, de Josué, bem como os relatos dos tempos dos juízes e dos reis que o precederam. Em Samaria, isso não significava muito, pois os soberanos de lá não eram chegados a Deus, e sim a Baal. Por isso, não se registram tantos atos maravilhosos do Senhor como ocorreu com Judá. Pobres pecadores!

Para compor o exército de Judá, veio Adna com um grupo de 300 mil varões. Também havia Joanã, que se juntou com 280 mil, e Amazias, com 200 mil. Por esses números, constatamos que, naqueles dias, existiam grupos gigantescos e armados. Outros podem ter sido compelidos a se juntar ao rei, mas Amazias o fez voluntariamente a Deus. Aleluia!

Da tribo de Benjamim veio Eliada, trazendo 200 mil homens armados com arco e escudo. Após ele, veio Jozabade com 180 mil. Um milhão cento e oitenta mil soldados, em um território que não chegava a dez mil quilômetros quadrados, é obra de Deus. Isso sem contar os que Josafá já tinha posto nas cidades fortes de Judá. Dá para ver a força que Deus lhe deu. É bom ter o Senhor ao nosso lado!

Não importa se o seu início é modesto. Sendo dirigido pelo Altíssimo, você não tropeçará e vencerá os obstáculos que surgirem para impedir a sua caminhada. Saiba que Deus colocará ao seu lado pessoas da melhor qualidade para ajudá-lo, mas não para serem escravas e trabalharem de graça ou com um baixo salário. Saiba ser líder! O justo olha até para os animais, quanto mais para seus ajudantes.

Examinando como viveram os servos do Senhor no passado, podemos saber o que Ele quer de nós e nos dará nos dias de hoje. Cumpra a sua chamada com todas as suas forças e todo o seu entendimento. Esteja pronto para executá-la como quem terá de dar contas a Deus no Dia do acerto. Seja servo em todos os momentos!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia


E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem.
Lucas 1:50

PÃO DIÁRIO - 29/06/2016 - Não pratique o mal

Não pratique o mal

O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor. —Romanos 13:10


Muitos consideram que o médico grego Hipócrates foi o pai da medicina ocidental. Ele entendeu a importância dos seguintes princípios morais na prática da medicina e tem o crédito de ter escrito o juramento de Hipócrates, que ainda serve como guia ético para os médicos de hoje. Um conceito chave do juramento é “nunca causar dano.” Isso sugere que um médico fará apenas o que ele acredita que beneficiará os seus pacientes.
O princípio de não causar dano estende-se aos nossos relacionamentos na vida diária. Na verdade, a benevolência é algo central no ensino do Novo Testamento sobre amar aos outros. Ao refletir sobre a lei de Deus, Paulo vê que o amor é o intento por trás de muitas ordenanças bíblicas: “O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor” (Romanos 13:10).
A cada dia que seguimos Jesus Cristo nosso Salvador, somos confrontados com escolhas que afetarão a vida de outros. Quando escolhemos uma atitude a tomar, deveríamos nos perguntar: “Isto reflete a preocupação de Cristo com outros, ou só estou preocupado comigo mesmo?” Tal sensibilidade demonstra o amor de Cristo que procura curar os feridos e ajudar aqueles que necessitam.
— Dennis Fisher

Leia: Romanos 13:8-10

Examine: A Bíblia em um ano: Jó 8-10;Atos 8:26-40

Considere: Preocupar-nos com fardos de outros nos ajuda a esquecermos os nossos.




Ministério Pão Diário - Nosso site é: http://paodiario.org/
e nossa página no Facebook: Facebook.com/paodiariooficial

BOM EXEMPLO A SER SEGUIDO

Resultado de imagem para Como seria se todos fizessem a vontade de Deus



E, no terceiro ano do seu reinado, enviou ele os seus príncipes, a Ben-Hail, e a Obadias, e a Zacarias, e a Natanael, e a Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá.  2 Crônicas 17.7
  

Josafá tinha ciência do que havia sucedido com o seu bisavô, Roboão, o qual não se preparou para servir ao Senhor e, por isso, foi um péssimo rei (em seus dias, houve a revolta de Jeroboão, que separou 10 das 12 tribos do reino de Davi). Por saber o resultado da atitude dos revoltosos – os quais, sem a direção de Deus, entregaram-se ao demônio –, Josafá enviou os seus príncipes para ensinar a Verdade ao povo.

Ao mandar os experimentados para doutrinar o povo na vontade de Deus, Josafá deu um passo certo, e isso agradou ao Senhor. Eles levaram o livro da Lei, pois não dá para desprezar o que está escrito na Palavra e ter sucesso. Muitos levitas acompanharam os príncipes, e isso ocasionou um verdadeiro avivamento em Judá. A resposta celestial para essa obra veio logo em seguida.

Deus abençoou Josafá de tal maneira, que todos os reinos não o provocavam nem guerreavam contra ele. Ao contrário, alguns filisteus, além de pagarem tributos ao rei, levavam-lhe presentes. O despertamento espiritual em Judá fez com que os inimigos estivessem em paz com ele e os tributários tivessem alegria em tê-lo como governante. O Senhor faz coisas inacreditáveis pelos Seus filhos.

Os arábios, por sua vez, se sentiam tão bem que lhe davam gado miúdo: sete mil e setecentos carneiros e sete mil e setecentos bodes (v. 11). O resultado disso fez o rei se engrandecer ao extremo (v. 12). Se os filhos de Deus aprendessem a servir ao Altíssimo, em pouco tempo, um verdadeiro avivamento vindo do Onisciente romperia no meio deles; então, eles se engrandeceriam extremamente. O Senhor não quer os Seus vivendo em escassez ou com problemas.

Como seria bom se Deus fosse o Senhor de todas as nações. Ao invés de guerra, teriam paz; em lugar da miséria, teriam prosperidade. Além disso, os abusos de crianças e das demais pessoas dariam lugar a um crescimento lindo e santo dos pequeninos em inocência; assim, as famílias viveriam bem. Não seria o Céu na Terra? É exatamente isso que o Pai quer que aconteça; para tanto, Jesus sofreu os nossos pecados e as nossas dores. Aleluia!

Comece por você a libertação da sua família, aprendendo e cumprindo os mandamentos do Altíssimo. Então, será amado pelo Pai e pelo Filho e, dessa forma, outros seguirão o seu exemplo. A mudança que gostaríamos de ver nas pessoas tem de começar em nós, porque o Senhor não pode usar vasos sujos ou contaminados pelo pecado. Prepare-se, hoje, para que Ele faça maravilhas na sua vida amanhã.

Onde já se viu os eternos inimigos do povo de Deus enviando presentes junto com o dinheiro do tributo? Se os arábios enviaram carneiros e bodes para que o povo escolhido fizesse festa, não dá nem para imaginar o que o Todo-Poderoso fará em sua vida, caso se mantenha fiel.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

terça-feira, 28 de junho de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia


As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
Lamentações 3:22,23


PÃO DIÁRIO - 28/06/2016 - Meu pai conheceu Jesus

Meu pai conheceu Jesus

…e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna. —1 Timóteo 1:16


Meu avô, meu pai e os seus irmãos eram valentões que, compreensivelmente, não gostavam de pessoas que lhes “perturbavam com questões sobre fé”. Quando meu pai foi diagnosticado com um câncer rápido e letal, aproveitei todas as oportunidades para falar com ele sobre o amor de Jesus. Inevitavelmente ele acabava a discussão com uma resposta educada, mas firme: “Eu sei o que preciso saber.”
Prometi não tocar mais no assunto e dei a ele cartões que falavam do perdão que Deus oferece e para ele ler quando quisesse. Entreguei meu pai a Deus e orei. Um amigo também pediu a Deus que mantivesse meu pai vivo por tempo suficiente até que ele viesse a conhecer Jesus.
Certa tarde, recebi a notícia de que meu pai havia falecido. Quando meu irmão me encontrou, disse: “Papai me pediu para dizer a você que ele pediu a Jesus que perdoasse seu pecado.” “Quando?” “Na manhã em que ele faleceu”, respondeu. Deus mostrou “misericórdia” a ele como mostrou a nós (1 Timóteo 1:16).
Algumas vezes, falamos sobre o evangelho, outras compartilhamos nossa história e ainda outras simplesmente servimos de exemplo semelhante a Cristo, sem usar palavras, e sempre oramos. Sabemos que a salvação é uma obra de Deus e não algo que possamos fazer pelo outro. Deus é misericordioso e não importa o resultado de nossas orações, podemos confiar nele.
— Randy Kilgore

Leia: 1 Timóteo 1:15-17 

Examine: A Bíblia em um ano: Ester 6-8;Atos 6

Considere: Nós plantamos e regamos, mas Deus concede o crescimento.



Ministério Pão Diário - Nosso site é: http://paodiario.org/
e nossa página no Facebook: Facebook.com/paodiariooficial

A CONFIRMAÇÃO DO REINO

Resultado de imagem para O coração de Josafá se alegrou por servir a Deus

E o SENHOR confirmou o reino nas suas mãos, e todo o Judá deu presentes a Josafá; e teve riquezas e glória em abundância.  2 Crônicas 17:5
  

Nas lições sobre a vida de Josafá, veremos alguns pontos notórios. Esse rei, filho de Asa, morreu porque não procurou o Senhor, e sim os médicos, quando estava doente dos pés. Nas Escrituras, aprenderemos lições preciosas que o Santo Espírito nos permitirá conhecer e, assim, amaremos mais a Deus.

Assim que assumiu Judá, Josafá se fortificou contra o reino do Norte, que se separara da casa de Davi e, além de ter preferido Baal a Jeová, sempre provocava o povo de Deus. O Altíssimo foi com Josafá porque ele andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai (2 Cr 17.3), e procurou seguir o exemplo desse grande rei de Israel. O fato de mencionar os primeiros caminhos de Davi é para evidenciar que, com ele, não houve Bate-Seba alguma.

Josafá entendeu que tinha de fortalecer as cidades de Judá (v. 2). Isso nos ensina que devemos buscar na Palavra a orientação de Deus para fortificar todas as áreas do nosso ser – nossa mente, nossos desejos e sonhos de ser algo e possuir coisas –, para não delinquirmos.

Um fato marcante na vida de Josafá foi que ele se referiu ao Deus de Davi e andou nos Seus mandamentos. Porém, hoje, não temos de buscar o Deus de Davi, Jacó ou Abraão. Como Deus deles, o Senhor estava limitado ao que eles entendiam da Sua Palavra. Desde que a revelação se completou, buscamos o Deus do Senhor Jesus e Lhe servimos. Josafá não andou nas obras de Israel, o que muito bem lhe fez, e o mesmo acontecerá a quem agir de forma semelhante.

O Altíssimo confirmou o reino em suas mãos, e o texto de Apocalipse 5.10 diz que Jesus nos fez reis e sacerdotes. É preciso que Ele confirme nosso duplo ministério, o que se dará ao cumprirmos Seus mandamentos. Todo o Judá deu presentes a Josafá, e, quando Deus nos confirmar, todos os irmãos nos darão presentes: farão orações e súplicas em nosso favor. Assim como esse rei teve riquezas e glória em abundância, seremos ricos em revelações. 

O coração de Josafá se alegrou por servir a Deus. Inclusive, ele tirou os tropeços de diante do povo. O rei tinha prazer em examinar as Escrituras e orar até sentir que havia sido ouvido; com isso, teve experiências tremendas com o Senhor. Conosco ocorrerá o mesmo, se meditarmos na Palavra, orarmos de todo o coração e crermos que sempre seremos atendidos se fizermos isso em o Nome de Jesus.

Nas próximas mensagens, aprenderemos mais com o relato desse rei que soube servir a Deus e, enquanto se manteve vigilante e em oração, nada de ruim lhe aconteceu. É preciso vigiar, pois os testemunhos do Senhor são como herança que Ele nos entrega e, dentro dessas revelações, há o poder necessário para nos fazer bem-sucedidos. Aleluia!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 1:10,11

PÃO DIÁRIO - 27/06/2016 - Os mais rápidos

Os mais rápidos

Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. —Lucas 10:39


Segundo um estudo que mediu o ritmo de vida de cidades em 32 países, as pessoas que têm mais pressa moram em Singapura. Elas caminham 18 metros em 10,55 segundos, enquanto os nova-iorquinos fazem o trajeto em 12 segundos, e os que vivem na cidade africana de Blantyre, Malawi, em 31,6 segundos.
Mas independentemente de onde você mora, o estudo mostra que as velocidades de caminhada aumentaram em média 10% nos últimos 20 anos. E se a velocidade de caminhada é um indicador do ritmo de vida, estamos definitivamente mais ocupados do que antes.
Você está preso a uma vida atarefada e agitada? Faça uma pausa e considere as palavras de Jesus a Marta: “…Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lucas 10:41,42).
Perceba as palavras gentis de Jesus. Ele não repreendeu Marta por querer ser uma boa anfitriã, mas lembrou-a de suas prioridades. Marta permitira que o necessário ganhasse maiores proporções; e, no processo, ficou tão ocupada fazendo o certo que não teve tempo de sentar-se aos pés de Jesus.
Em nosso empenho para sermos produtivos para o Senhor, lembremo-nos que há algo pelo qual vale a pena nos preocuparmos: desfrutar de tempo com nosso Salvador.
— Poh Fang Chia

Leia: Lucas 10:38-42 

Examine: A Bíblia em um ano: Ester 3-5;Atos 5:22-42

Considere: Jesus anseia por nossa companhia muito mais do que ansiamos pela companhia dele.



Ministério Pão Diário - Nosso site é: http://paodiario.org/

e nossa página no Facebook: Facebook.com/paodiariooficial

GENTE DE GUERRA

Resultado de imagem para O tempo de servir a Deus é agora.


 E pôs gente de guerra em todas as cidades fortes de Judá e guarnições na terra de Judá, como também nas cidades de Efraim que Asa, seu pai, tinha tomado.    2 Crônicas 17.2
  

Nos países em guerra, as crianças aprendem a se defender desde a mais tenra idade. Se tomarmos esse fato como exemplo, chegaremos à conclusão de que não temos observado as recomendações do Senhor sobre o que estamos realizando no Evangelho. Muitos nada fazem, pois dizem já terem alcançado o descanso. Vale lembrar que a Bíblia declara: Resta ainda um repouso para o povo de Deus (Hb 4.9). Por isso, não podemos cruzar os braços, pois, segundo a Palavra, temos de pelejar contra as forças do mal. 

Não devemos desprezar nenhuma das orientações de Jesus, o qual disse de modo claro que não veio trazer paz, e sim espada (Mt 10.34). Inclusive, Ele afirmou: Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder (Lc 12.49 – ARA). Esse fogo foi aceso com a descida do Espírito Santo em Pentecostes. Hoje, o foco central da mensagem do Senhor são as operações milagrosas e a prosperidade, mas isso é subproduto. A nossa missão maior é abrir os olhos dos perdidos para a salvação.

Trata-se de batalha espiritual e, nela, não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef 5.12). Saiba que o inimigo não dorme e está sempre levando alguém a pecar. O número de divórcios tem aumentado, e isso significa que o demônio do adultério está à solta. No combate da fé, quem não vence é derrotado.

Josafá tinha o exemplo de Roboão, seu bisavô, o qual não havia preparado o coração para servir ao Senhor e foi um péssimo rei. Se estivesse bem diante de Deus, não teria tomado decisões que lhe foram prejudiciais. Da mesma forma, se as pessoas forem ensinadas que cada uma é um soldado 24 horas por dia, nos sete dias da semana, todas lutarão com excelência e, então, o fracasso não se nomeará entre elas.

É preciso pôr as promessas de Deus – gente de guerra – em todas as áreas da sua vida. Você não deve deixar que doenças surjam no seu corpo; porém, caso elas o aflijam, o Senhor curará todas (Sl 103.3; Is 53.4,5; Mt 8.17; 1 Pe 2.24). Também não permita que o mais leve desejo pecaminoso entre em seu coração, o qual deve ser conservado íntegro e irrepreensível. Josafá colocou gente de guerra, bem como as guarnições necessárias na terra de Judá.

O seu pai havia tomado algumas cidades do reino do Norte, e nelas ele fez o mesmo que fizera nas cidades de Judá. A cada dia, ao ouvirmos falar de descobertas científicas e tecnológicas, precisamos tomá-las para a nossa obra, colocando soldados e guarnições para garantir a propriedade. O tempo de servir a Deus é agora. Por isso, quando Ele permite que o homem descubra novas técnicas, temos de usá-las como nosso quinhão.

Levante-se para cumprir as ordens divinas; do contrário, será dito a seu respeito o que foi dito dos reis que foram relaxados e não se prepararam para servir a Deus como deveriam, entregando-se ao pecado e deixando o povo se corromper.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

domingo, 26 de junho de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,
Daniel 2:44


PÃO DIÁRIO - 26/06/2016 - Memórias esquecidas

Memórias esquecidas

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. —Salmo 103:2


Um amigo de minha época de Ensino Médio enviou-me por email, recentemente, uma foto de nossa equipe de corrida. A foto granulada em preto e branco mostrava um grupo vagamente familiar de adolescentes com nossos dois treinadores. Fui instantaneamente levado de volta no tempo às memórias felizes de competições de 1,5 quilômetros ou 500 metros. Entretanto, mesmo desfrutando das lembranças daqueles dias, me encontrei pensando sobre a facilidade com que as esqueci e passei a fazer outras coisas.
Ao percorrermos nossa jornada da vida, é fácil esquecer lugares, pessoas e acontecimentos que nos foram importantes. O tempo passa, o ontem desvanece e nos obcecamos com as preocupações do momento. Quando isto acontece, podemos também esquecer como Deus tem sido bom para nós. Talvez seja por isso que Davi lembrou-se conforme escrevia: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios” (Salmo 103:1,2).
Não há momento em que este lembrete seja mais necessário do que quando as angústias da vida se acumulam sobre nós. Quando nos sentimos subjugados e esquecidos, é importante recordar tudo o que Ele fez por nós. Ao lembrarmo-nos, encontramos encorajamento para confiar nele no presente e no futuro.
— Bill Crowder


Leia: Salmo 103:1-8 

Examine: A Bíblia em um ano: Ester 1-2;Atos 5:1-21

Considere: Lembrar a fidelidade de Deus no passado nos fortalece para o futuro.



Ministério Pão Diário - Nosso site é: http://paodiario.org/

e nossa página no Facebook: Facebook.com/paodiariooficial

E se foi sem deixar de si saudades

Resultado de imagem para E se foi sem deixar de si saudades



“Era Jeorão da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar e reinou oito anos em Jerusalém” (2Cr 21.5).

Jeorão era o filho mais velho do grande rei Josafá e neto de Asa. Embora teve outros irmãos, por ser o primogênito, foi o herdeiro do trono. Começou a reinar com trinta e dois anos e reinou oito anos. De todos os reis de Judá, nenhum teve um fim tão trágico. Não houve lágrimas em seu funeral nem saudade depois de sua morte. Na lápide de seu túmulo, poderia ter sido escrito: “E se foi sem deixar de si saudades” (2Cr 21.20). Jeorão fez muitas escolhas erradas na vida. Essas escolhas transformaram-no num monstro e numa ameaça à sua família e à sua nação. Vejamos:

Em primeiro lugar, Jeorão deixou de seguir o exemplo de seu pai (2Cr 21.1-5). Josafá, seu pai, foi um rei piedoso. Conheceu a Deus e fê-lo conhecido. Experimentou o livramento de Deus e levou sua nação a pôr sua confiança em Deus. Porém, Jeorão mesmo sendo o filho mais velho, não andou nas mesmas pegadas de seu pai. Era de diferente estofo. Por causa de suas loucuras, transtornou sua vida, sua família e sua nação.

Em segundo lugar, Jeorão deixou de buscar a direção de Deus para o seu casamento (2Cr 21.6). Jeorão era genro de Acabe. Sua sogra era Jezabel. Foi buscar uma esposa na pior família do reino do Norte. Esse casamento longe de incentivá-lo a andar com Deus, induziu-o a fazer o que era mau perante o Senhor. Um casamento errado é fonte de muitos desgostos, causa de muita dor, palco de muitas tragédias. O casamento de Jeorão matriculou-o na infame escola da idolatria. Depois de sua morte, essa mulher, chamada Atalia, continuou aconselhando Acazias, o próximo rei, a proceder iniquamente (2Cr 22.3). Mais tarde, tentou usurpar o próprio trono.

Em terceiro lugar, Jeorão deixou de confiar em Deus para sustentar seu governo. (2Cr 21.4). Ao assumir o trono, tendo-se fortalecido, matou todos os seus irmãos à espada, bem como alguns príncipes de Judá. Essa truculência desumana foi o resultado de sua insegurança. O medo de perder o poder, fê-lo destruir seus possíveis concorrentes. Sua gana pelo prestígio megalomaníaco induziu-o a matar até mesmo os membros de sua família. Tornou-se um homem perverso, sem amor natural, sem temor a Deus, sem respeito à vida.

Em quarto lugar, Jeorão deixou de servir ao Deus vivo para promover a idolatria em sua nação (2Cr 21.11-13). Em vez de imitar seu pai Josafá, homem piedoso, imitou Acabe, seu sogro, homem idólatra e perverso. Em vez de promover a religião verdadeira em seu reino, disseminou em Jerusalém a idolatria e fez errar o reino de Judá. Ele liderou sua nação para longe de Deus. Foi um líder nocivo à sua família e ao seu povo. Ele induziu sua nação a afastar-se de Deus.

Em quarto lugar,  Jeorão atraiu maldição sobre sua cabeça, sobre sua família e sobre sua nação (2Cr 21.14-17). Porque Jeorão abandonou os caminhos de seu pai e de seu avô para seguir os perversos caminhos de Acabe, Deus trouxe grandes flagelos sobre seu povo, seus filhos, suas mulheres e todas as suas possessões. O pecado atrai o juízo divino. O pecado é o filho maldito da cobiça. Seu salário é a morte.

Em quinto lugar, Jeorão colheu o que plantou, pois foi atacado por uma doença assombrosa e incurável (2Cr 21.18,19). Jeorão zombou da graça de Deus, escarneceu de sua bondade e encheu Jerusalém de abominável idolatria. Porque ele virou as costas para Deus, foi ferido por uma enfermidade que lhe trouxe terríveis sofrimentos e morte humilhante. Saíram-lhe as entranhas e morreu com terríveis agonias.

Em sexto lugar, Jeorão viveu para fazer o mal e morreu sem deixar de si saudades (2Cr 21.19b,20). Depois de dois anos de atroz sofrimento, Jeorão morreu. Sua morte, entretanto, não produziu lágrimas nos seus súditos, mas alívio. O seu povo não lhe queimou aromas nem lhe prestou homenagens. Ele se foi sem deixar de si saudades. Sua vida foi um fracasso, sua morte foi uma tragédia e seu legado foi um pesadelo. Oh, que triste história, de um homem que perdeu as melhores oportunidades da vida e morreu sem se voltar para Deus. E você, o que tem feito de suas oportunidades? Como tem sido suas escolhas?



Por Rev. Hernandes Dias Lopes

sábado, 25 de junho de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
2 Coríntios 4:8

PÃO DIÁRIO - 25/06/2016 - Shrek!

Shrek!

…Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. —Ezequiel 34:11


Shrek era uma ovelha renegada. Ela desapareceu de seu rebanho e permaneceu perdida por seis anos. A pessoa que a encontrou vivendo em uma caverna num local alto e acidentado na Nova Zelândia não a reconheceu como sendo uma ovelha. “Ela parecia ser alguma criatura bíblica,” ele disse. De certa forma, ela era. Shrek era uma imagem do que acontece com ovelhas que se separam de seu pastor.
Shrek precisou ser carregada até o pé das montanhas porque sua lã estava muito pesada (27 kg) que ela não conseguiria descer sozinha. Para aliviá-la do peso de sua desobediência, ela foi virada de cabeça para baixo para permanecer imóvel e não ser ferida quando o tosquiador removesse sua lã pesada.
A história de Shrek ilustra a metáfora que Jesus usou quando se autodenominou o Bom Pastor (João 10:11) e quando Deus se referiu ao Seu povo como Seu rebanho (Ezequiel 34:31). Assim como Shrek, nós não fazemos boas escolhas quando dependemos apenas de nós mesmos e acabamos oprimidos pelas consequências (Ezequiel 33:10). Para nos aliviar do peso, pode ser que precisemos nos aquietar por um tempo. Quando finalmente nos colocamos nesta situação, é bom parar, permanecer imóvel e confiarmos que o Bom Pastor fará Sua obra sem nos ferir.
— Julie Ackerman Link

Leia: Ezequiel 34:11-16 

Examine: A Bíblia em um ano: Neemias 12-13;Atos 4:23-37

Considere: O treinamento de Deus é planejado de modo a crescermos na fé.



Ministério Pão Diário - Nosso site é: http://paodiario.org/

e nossa página no Facebook: Facebook.com/paodiariooficial

INÍCIO DA BÊNÇÃO

Resultado de imagem para INÍCIO DA BÊNÇÃO de DAVI


E sucedeu, depois disso, que Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? E disse-lhe o SENHOR: Sobe. E disse Davi: Para onde subirei? E disse: Para Hebrom.  2 Samuel 2.1
  

Por muito tempo, Davi fugiu de Saul, pois o rei sentia que o filho de Jessé seria seu sucessor. Davi respeitava a unção que havia sobre Saul e, por isso, embora tivesse tido oportunidade de acabar com a vida dele, poupou-o. Muitos não respeitam a unção derramada sobre alguém e, quando têm a chance, levam o ungido ao erro; no entanto, cuidado com isso, pois não toqueis nos meus ungidos é advertência divina (Sl 115.5).

A notícia da morte de Saul e a de seu filho, Jônatas, na batalha fez Davi lamentar a perda de quem tinha a autoridade sobre si. Ele escreveu um lamento que até hoje move quem o lê (2 Sm 1.17-27). Em sua dor, Davi confessa que seu amor por Jônatas era melhor do que o amor de mulheres, o que alguns loucos consideram como relação homossexual, quando, na verdade, era um sentimento que só o verdadeiro amigo conhece.

Ciente de ter sido ungido, por intermédio de Samuel, rei sobre Israel por ordem de Deus, Davi consultou o Senhor acerca do que fazer. Em qualquer situação, nunca tome a decisão aparentemente mais indicada. Entenda: como servo, você nunca deve tomar posse de uma herança apressadamente. O Altíssimo o dirigirá, mas, para isso, é necessário abrir o coração para o Senhor e esperar a direção dEle.

Davi já tinha sido ungido pelo Todo-Poderoso, mas chegara a hora? Ele deveria subir para onde? Foram as perguntas dele, as quais Deus não deixou de responder. Aquele que se apressa e faz o que acha melhor conclui mais tarde não ter agido corretamente. O Pai reserva para Si o direito de nos guiar em tudo, abrir as portas que jamais serão fechadas e fechar aquelas que nos causariam prejuízos. Fique atento e sempre à disposição do Onisciente.

A resposta foi positiva, mas curta, pois Deus sabia que o Seu escolhido era sábio, e é isso que o Pai celeste espera de cada um de Seus filhos, a ponto de Se alegrar quando agem com sabedoria. O Senhor lhe disse que subisse. A partir dessa ordem, Davi sabia que se aproximava o momento de ser o pastor do seu povo. Contudo, quem guerreava as guerras do Onipotente tinha mais uma pergunta a fazer.

Não importava onde ele começaria sua luta pelo trono de Israel, desde que fosse por meio da direção divina. Então, perguntou: Para onde subirei? Mesmo que você tenha ouvido do Altíssimo sobre algo a cumprir, pergunte a Ele por onde começar. Quando o Senhor dá a direção, Ele já sai à nossa frente, abre os caminhos e nos conduz ao sucesso. Batalhar sem rumo é como sair sem Deus, e isso não é bom. 

Ao ouvir do Senhor que tinha de subir para Hebrom, o jovem guerreiro para lá se dirigiu. Dentro do seu coração, a obra estava feita; precisava tão somente colocar as plantas dos seus pés para se apossar do reino. Não deveria se apressar nem vacilar.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Ó Senhor, fortaleza minha, e força minha, e refúgio meu no dia da angústia; a ti virão os gentios desde os fins da terra, e dirão: Nossos pais herdaram só mentiras, e vaidade, em que não havia proveito.
Jeremias 16:19


PÃO DIÁRIO - 24/06/2016 - Sorria!

Sorria!

O Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. —Números 6:25


Um estudo recente que li concluiu que sorrir pode ser bom para a saúde. As pesquisas demonstram que sorrir desacelera o coração e reduz o estresse.
Mas sorrir não é apenas bom para você; um sorriso genuíno também abençoa aqueles que o recebem. Sem dizer uma palavra, pode comunicar a outros que você gosta e se agrada deles. Um sorriso pode abraçar alguém com amor sem que a pessoa seja tocada.
A vida nem sempre nos dá razões para sorrir. Mas quando vemos um sorriso sincero no rosto de uma criança ou em um rosto com rugas da idade, nossos corações são encorajados.
Os sorrisos são também uma alusão à imagem de Deus em nós. Na antiga bênção registrada no livro de Números, temos um indicador de que Deus “sorri”: “…o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz” (Números 6:25,26). Estas palavras são a expressão hebraica para o favor de Deus na vida de uma pessoa, pedindo que Deus sorria para Seus filhos.
Portanto hoje, lembre-se de que você é amado por Deus e de que Ele se agrada de ser atencioso e de resplandecer Sua face sobre você.
— Joe Stowell

Leia: Números 6:22-27 

Examine: A Bíblia em um ano: Neemias 10-11;Atos 4:1-22

Considere: Seu sorriso pode ser uma mensagem de ânimo enviada por Deus a uma alma necessitada.



Ministério Pão Diário - Nosso site é: http://paodiario.org/

e nossa página no Facebook: Facebook.com/paodiariooficial

BOM EXEMPLO A SER SEGUIDO





E, no terceiro ano do seu reinado, enviou ele os seus príncipes, a Ben-Hail, e a Obadias, e a Zacarias, e a Natanael, e a Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá.  2 Crônicas 17.7

Josafá tinha ciência do que havia sucedido com o seu bisavô, Roboão, o qual não se preparou para servir ao Senhor e, por isso, foi um péssimo rei (em seus dias, houve a revolta de Jeroboão, que separou 10 das 12 tribos do reino de Davi). Por saber o resultado da atitude dos revoltosos – os quais, sem a direção de Deus, entregaram-se ao demônio –, Josafá enviou os seus príncipes para ensinar a Verdade ao povo.

Ao mandar os experimentados para doutrinar o povo na vontade de Deus, Josafá deu um passo certo, e isso agradou ao Senhor. Eles levaram o livro da Lei, pois não dá para desprezar o que está escrito na Palavra e ter sucesso. Muitos levitas acompanharam os príncipes, e isso ocasionou um verdadeiro avivamento em Judá. A resposta celestial para essa obra veio logo em seguida.

Deus abençoou Josafá de tal maneira, que todos os reinos não o provocavam nem guerreavam contra ele. Ao contrário, alguns filisteus, além de pagarem tributos ao rei, levavam-lhe presentes. O despertamento espiritual em Judá fez com que os inimigos estivessem em paz com ele e os tributários tivessem alegria em tê-lo como governante. O Senhor faz coisas inacreditáveis pelos Seus filhos.

Os arábios, por sua vez, se sentiam tão bem que lhe davam gado miúdo: sete mil e setecentos carneiros e sete mil e setecentos bodes (v. 11). O resultado disso fez o rei se engrandecer ao extremo (v. 12). Se os filhos de Deus aprendessem a servir ao Altíssimo, em pouco tempo, um verdadeiro avivamento vindo do Onisciente romperia no meio deles; então, eles se engrandeceriam extremamente. O Senhor não quer os Seus vivendo em escassez ou com problemas.

Como seria bom se Deus fosse o Senhor de todas as nações. Ao invés de guerra, teriam paz; em lugar da miséria, teriam prosperidade. Além disso, os abusos de crianças e das demais pessoas dariam lugar a um crescimento lindo e santo dos pequeninos em inocência; assim, as famílias viveriam bem. Não seria o Céu na Terra? É exatamente isso que o Pai quer que aconteça; para tanto, Jesus sofreu os nossos pecados e as nossas dores. Aleluia!

Comece por você a libertação da sua família, aprendendo e cumprindo os mandamentos do Altíssimo. Então, será amado pelo Pai e pelo Filho e, dessa forma, outros seguirão o seu exemplo. A mudança que gostaríamos de ver nas pessoas tem de começar em nós, porque o Senhor não pode usar vasos sujos ou contaminados pelo pecado. Prepare-se, hoje, para que Ele faça maravilhas na sua vida amanhã.

Onde já se viu os eternos inimigos do povo de Deus enviando presentes junto com o dinheiro do tributo? Se os arábios enviaram carneiros e bodes para que o povo escolhido fizesse festa, não dá nem para imaginar o que o Todo-Poderoso fará em sua vida, caso se mantenha fiel.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia


E Simão Pedro estava ali, e aquentava-se. Disseram-lhe, pois: Não és também tu um dos seus discípulos? Ele negou, e disse: Não sou.
E um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha, disse: Não te vi eu no horto com ele?
E Pedro negou outra vez, e logo o galo cantou.
João 18:25-27

PÃO DIÁRIO- 23/06/2016 - Os filhos do mundo


Os filhos do mundo

A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações… —Tiago 1:27


Depois que um grupo de estudantes do Ensino Médio visitou um orfanato durante uma viagem missionária, um estudante ficou claramente chateado. Quando lhe perguntaram o motivo, ele disse que se lembrou de como era a sua situação dez anos antes.
Este jovem vivera num orfanato em outro país. Ele disse que se recordava de pessoas que o vinham visitar e visitavam seus amigos — assim como estes estudantes fizeram — e depois iam embora. Ocasionalmente, alguém voltava e adotava uma criança. Mas todas as vezes que ele era deixado para trás, pensava: o que há de errado comigo?
Quando os adolescentes visitaram o orfanato — e depois foram embora — aqueles antigos sentimentos voltaram a ele. Por esse motivo os outros no grupo oraram por ele — e agradeceram a Deus porque um dia uma mulher (sua nova mãe) apareceu e o escolheu como seu filho. Foi uma comemoração de um ato de amor que deu esperança a um menino.
Por todo o mundo, há crianças que precisam saber do amor de Deus por elas (Mateus 18:4,5; Marcos 10:13-16; Tiago 1:27). Claramente nem todos podem adotar ou visitar essas crianças — e realmente não é esperado que o façamos. Mas todos podemos fazer uma coisa: amparar. Encorajar. Ensinar. Orar. Quando amamos as crianças do mundo, honramos o nosso Pai, que nos adotou como parte de Sua família (Gálatas 4:4-7).
— Dave Branon

Leia: Tiago 1:22-2:1 

Examine: A Bíblia em um ano: Neemias 4-6;Atos 2:22-47

Considere: Quanto mais o amor de Cristo cresce em nós, mais ele flui de nós.



Ministério Pão Diário - Nosso site é: http://paodiario.org/
e nossa página no Facebook: Facebook.com/paodiariooficial

DEUS ATENTA PARA OS HUMILDES




  Resultado de imagem para DEUS ATENTA PARA OS HUMILDES



Ainda que o SENHOR é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe.   Salmo 138.6
  

Muitas pessoas ainda não pararam para examinar a atitude do Senhor em relação aos humildes. Esse versículo diz que Deus presta atenção em quem tem esse predicado. Isso significa que, se eu quiser os olhos do Altíssimo sobre mim, para me ajudar e dar direção e vitória, devo buscar a humildade e fazer dela vestimenta para a minha vida. O contrário também é verdadeiro, mas, como eu quero ser visto por Ele, já sei o que fazer.

A vantagem de ter essa qualidade é grande, porque, segundo a Palavra, a pessoa que a possuir obterá honra. Ora, se almejo a proteção de Deus contra os ataques do império das trevas, devo me submeter à vontade divina. Então, no momento certo, quando eu precisar de resposta à minha oração, serei ajudado. A pior coisa é a pessoa não ser honrada na sua fé – não ter a sua determinação cumprida.

Quando Deus nos concede o título de humildes, nós nos igualamos a Jesus, o qual afirmou possuir essa virtude (Mt 11.29). Ora, se pretendo ser como o Mestre, fazer o que Ele fez e ter o mesmo sucesso obtido por Ele, o único modo é colocar-me diante do Pai e pedir o Seu auxílio. A simplicidade tem de ser a sua principal busca diante do Senhor. Assim, o demônio da infidelidade, da desonestidade e de outros pecados não o visitará.

A ordem era informar à filha de Sião sobre a vinda do seu Rei, humilde e assentado sobre uma jumenta e sobre um jumentinho (Mt 21.5). Veja, o Ser que criou todas as coisas, sabe tudo e nunca deixará de ser Deus veio ao mundo do modo mais lindo possível: sem qualquer imponência. Diante disso, por que vou desejar ser visto de outra maneira já que sou chamado por Ele para fazer a Sua vontade e exercer a autoridade sobre os demônios? Será que não desejo ser honrado?

O maior no Reino dos Céus não é quem grita, ostenta roupas de grifes ou possui muitos bens e faz de si uma propaganda. Na verdade, muitos pensam que são considerados grandes diante de Deus, mas, quando um problema os assalta ou uma doença os corrói, e eles pedem ao Senhor uma solução e essa não vem, percebem que não são especiais. Bom é ser humilde como uma criança para ser o maior no Reino dos Céus (Mt 18.4).

Não deixe a soberba entrar em seu coração, pois com ela vem a afronta, a desonra e as demais obras da carne (Gl 5.19-21). O Altíssimo conhece os arrogantes de longe, embora eles se esforcem para demonstrar a Ele que não são e Lhe agradar. No entanto, há quem pareça estar embriagado, pois, mesmo conhecendo a declaração do salmista, teima em andar de modo contrário à atitude esperada dos filhos de Deus. Por isso, quando ora para ser livre, não encontra resposta alguma.

A Palavra diz que o Senhor depôs os poderosos do trono (Lc 1.52), pois se deixaram levar pelas mentiras do inimigo, não respeitaram o próximo e riram da simplicidade alheia. Por essa razão, o clamor deles só seria atendido caso se convertessem de verdade. Vale a pena ser humilde, amém?

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Ó Deus, não há outro deus como tu, pois perdoas os pecados e as maldades daqueles do teu povo que ficaram vivos. Tu não c...