quinta-feira, 31 de março de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Jeremias 31:31



PÃO DIÁRIO - 31/03/2016 - Testemunha gentil


Testemunha gentil

…sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. —Atos 1:8


Anos atrás, fui hospitalizado após cair de uma ponte de 11,5 metros de altura, correndo risco de morrer. Durante minha internação, a esposa do homem do leito ao lado parou para falar comigo. “Meu marido acaba de me contar o que aconteceu com você”, disse ela. “Nós cremos que Deus poupou sua vida porque quer usar você. Temos orado por você.”
Fiquei pasmo. Eu cresci indo à igreja, mas nunca imaginei que Deus quisesse envolver-se em minha vida. As palavras dela me mostraram um Salvador do qual eu já tinha ouvido falar, mas não conhecia — e marcaram o início da minha vinda a Cristo. Guardo com carinho aquelas palavras de uma testemunha gentil que se importou em dizer algo a um estranho acerca do Deus cujo amor é real. Suas palavras transmitiram cuidado e interesse, e proporcionaram propósito e promessa.
Jesus desafiou Seus discípulos — e todos nós — a contar aos outros sobre o amor de Deus: “…recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1:8).
Por meio do Espírito Santo, nossas palavras e nosso testemunho podem ter o poder de fazer uma diferença eterna nas vidas dos outros.
— Bill Crowder


Leia: Atos 1:1-11

Examine: A Bíblia em um ano: Josué 16-18;Lucas 2:1-24

Considere: Uma palavra carinhosa pode realizar mais do que poderíamos imaginar.

SINAL PARA AGIR

Resultado de imagem para SINAL PARA AGIR, NO TEMPO DE DEUS

Assim também vós, agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria, ninguém vo-la tirará.  João 16.22
  

Antes de Jesus visitar a sua vida, há incertezas no seu coração, como, por exemplo, o tempo certo para agir em o Nome dEle e quando assumir o seu lugar no Reino de Deus, determinando a bênção. Porém, quando Cristo visitá-lo, inicie o processo de libertação e, desse momento em diante, nada mais do inimigo permanecerá em sua vida. A visita do Senhor se dá no seu espírito, quando você se alegra e se enche de fé.

A tristeza da qual Jesus falou se faz sentir por não poder contatá-Lo como você gostaria e do seu jeito, o que é impossível. No entanto, ao entendermos o que Ele nos revela, passamos para o lado vencedor e, dessa forma, não há mais frustração. O Salvador prometeu que nos veria de novo, o que ocorre pela revelação da Palavra. Quando isso acontece, desfrutamos do melhor de Deus.

Sabemos que o Senhor nos visitou pelo prazer que invade o nosso interior. Quando um desejo vem à nossa mente, é terreno e natural; contudo, quando o nosso coração se regozija, vivemos vitoriosamente. Essa satisfação serve de sinal para que iniciarmos o nosso processo de libertação e o de nossos familiares, e ela traz consigo o poder de fazermos o que Deus nos ordena.

Outro aspecto dessa alegria é que ninguém conseguirá tirá-la de nós, mesmo que façam uso de violência ou subterfúgios. Além disso, nosso coração jamais ficará sem poder. Portanto, ao participar de uma reunião na qual se anuncia o Evangelho, fique atento e tranquilo, pois, nessa hora, o Espírito Santo usará o pregador para ajudá-lo em seu crescimento na fé. Com esse contentamento, você está autorizado a fazer a obra que lhe foi revelada.

Assim que receber a visita do Senhor, determine, com fé, o que aprendeu pela Palavra e não deixe que nenhuma brecha anule ou prejudique o cumprimento da promessa que você ouviu de Deus. O maligno tentará fazer você desistir ou deixar para depois, mas, se lhe der ouvidos, perderá a oportunidade de se livrar do mal. Jamais duvide do que o Pai disser, mesmo que pareça impossível de se realizar.

As Escrituras afirmam que tudo o que você pedir, e, se for o caso, exigir ou determinar que aconteça, ser-lhe-á dado (Mt 11.23), contanto que você não mude de opinião, enfraquecendo sua fé. Então, jamais despreze o que o Senhor lhe diz. Até a visita de Jesus, você não pediu nada, o que, em outras palavras, significa que todos os pedidos que nasceram no seu coração não foram recebidos. No entanto, agora, é diferente.

Quando você aprende de Cristo e pede segundo o coração dEle, torna-se um agente dos Céus, obtendo o que lhe foi dito. Ainda que tudo ateste que aquilo não se realizará, mantenha-se firme, pois o que é determinado em o Nome do Senhor sempre se concretiza por completo.

Em Cristo, com amor,





R. R. Soares

quarta-feira, 30 de março de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno.
Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e se enchem de bens.
Salmos 104:27,28

PÃO DIÁRIO - 30/03/2016 - Promovendo unidade


Promovendo unidade

…o Senhor abomina […] o que semeia contendas entre irmãos. —Provérbios 6:16,19


A linguagem do livro de Provérbios 6:16-19 é forte. Ao citar sete coisas que o Senhor odeia, semear “contendas entre irmãos” completa a lista. O motivo para citar este pecado é que ele deteriora a unidade que Cristo deseja para os Seus seguidores (João 17:21-22).
Aqueles que semeiam discórdia podem, inicialmente, não estar buscando criar divisões. Em vez disso, eles podem estar preocupados com suas necessidades pessoais ou com os interesses de um grupo a que pertencem (Tiago 4:1-10). Observe como os pastores de Ló discutiram com os de Abraão (Gênesis 13:1-18); os discípulos de Cristo discutiram sobre superioridade (Lucas 9:46); e divisões na igreja de Corinto colocaram as facções partidárias acima da unidade do Espírito (1 Coríntios 3:1-7).
Então, qual é a melhor maneira de promover a unidade? Ela começa com a transformação do coração. Quando agimos à maneira de Cristo, desenvolvemos uma atitude de humildade e nos focamos no serviço aos outros (Filipenses 2:5-11). Somente no Senhor somos capazes de “…[ter] em vista o que é propriamente [nosso], senão também cada qual o que é dos outros” (v.4). Em pouco tempo, as necessidades e as esperanças dos outros se tornam, para nós, mais importantes do que as nossas próprias.
Com crescentes laços de amor entre nós, vemos a discórdia ser substituída por alegria e unidade (Salmo 133:1).
— Dennis Fisher

Leia: Provérbios 6:16-19

Examine: A Bíblia em um ano: Josué 13-15;Lucas 1:57-80

Considere: Somos capazes de realizar mais juntos do que individualmente.

O PORQUÊ DO MAIS LINDO ATO DE AMOR

Resultado de imagem para Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.  João 3.17
  

Foi um ato bem pensado por Aquele que é perfeito em tudo, inclusive em amar. O diabo não acreditava no que ocorreria com o Filho de Deus quando Ele recebesse o nosso pecado. O maligno pensava que Ele Se acovardaria e fugiria da batalha, mas, como verdadeiro Homem, Cristo enfrentou a fúria dos demônios, deixou-se pregar na cruz e, ao ver que todo o nosso pecado estava sobre Si, exclamou: “Está consumado”. Aleluia!

Jesus não veio para condenar o mundo, mas para redimi-lo. Que lindo foi o dia do Seu nascimento em Belém de Judá, quando os anjos desciam e subiam, entoando a linda canção celestial! Ele nos foi dado para que não mais tivéssemos de nos submeter aos caprichos do inimigo, mas vivêssemos de cabeça erguida, com alegria verdadeira no coração. 

O propósito divino ao enviá-Lo era salvar a humanidade da destruição eterna. Agora, tudo isso já aconteceu e, se crermos nEle, seremos vivificados, justificados e ungidos para fazer a obra do Senhor. Nunca mais pereceremos se perseverarmos até o fim. Não importa o que tivermos de passar; com Cristo, seremos eternamente vitoriosos.

O Altíssimo sabia o que esperava Seu Filho: o sofrimento na cruz e a obra a ser feita nos três dias em que estaria no mundo dos mortos. Além disso, sabia também que seríamos comprados para Ele, a fim de que fôssemos contados com os remidos. Agora, só nos resta continuar fiéis e aguardar o momento de entrarmos na Glória. Que dia bendito será!

Cristo enfrentou Satanás e seus demônios, em todas as ordens hierárquicas que possuíam no reino das trevas, e os despiu da autoridade que haviam roubado do homem. Eles agiam no mundo como plenipotenciários; porém, quando tal poder lhes foi tirado, foram eternamente derrotados. Agora, todo cristão em comunhão com o Pai pode expulsá-los. Somos livres de fato!

Hoje, não há mais nada que Deus tenha de fazer com o diabo, a não ser enviá-lo para o lago de fogo e enxofre, onde será atormentado por toda a eternidade. O triste disso é que os que não aceitarem Jesus como Senhor e Salvador irão para esse mesmo lugar de tormento. Agora, os que reconhecerem o amor que o Pai celestial teve por eles e se converterem possuirão o Reino dos Céus.

O Altíssimo tinha um único foco: que o homem pudesse ganhar a vida eterna. O Filho cumpriu tudo de modo exemplar, como foi planejado. Ele destronou as forças do Inferno, vencendo-as, e, agora, assentado à direita do Pai, intercede por nós. Ele é maravilhoso, não é verdade? A Deus sejam toda a glória e todo o louvor!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

terça-feira, 29 de março de 2016

Versículo do Dia


Versículo do Dia


O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
Mateus 6:11

PÃO DIÁRIO - 29/03/2016 - Em breve!


Em breve!

…Certamente, venho sem demora… —Apocalipse 22:20


Frequentemente, as palavras “EM BREVE!” precedem os eventos futuros nas diversões, nos esportes, ou no lançamento da mais nova tecnologia. O objetivo é criar expectativa e entusiasmo pelo que irá acontecer, ainda que isso só ocorra meses depois.
Ao ler o livro de Apocalipse, fiquei impressionado com o senso de iminência, do tipo “em breve”, que permeia o livro inteiro. Em vez de dizer “Algum dia, no futuro muito distante, Jesus Cristo retornará à terra”, o texto é repleto de frases como “…coisas que em breve devem acontecer…” (1:1) e “…o tempo está próximo” (v.3). No capítulo final, o Senhor diz três vezes: “…venho sem demora…” (Apocalipse 22:7,12,20). Outras versões traduzem essa frase como “venho em breve”, “cedo venho” e “venho logo!”
Como pode ser isso, se dois mil anos se passaram desde que essas palavras foram escritas? “Rapidamente” não parece adequado à nossa experiência de tempo.
Em vez de focar em uma data para o Seu retorno, o Senhor nos incita a fixarmos nossos corações em Sua promessa que será cumprida. Somos chamados a viver para Ele no tempo presente “…aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tito 2:13).
— david c. mccasland

Leia: Apocalipse 22:7-21

Examine: A Bíblia em um ano: Josué 10-12;Lucas 1:39-56

Considere: Viva como se Cristo fosse voltar hoje.

VENDO MAIS À FRENTE

 Resultado de imagem para obedecer a deus

E partiu dali e cavou outro poço; e não porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Reobote e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra.    Gênesis 26.22
  

Quando Isaque foi para Gerar, fugindo da fome, Deus lhe disse que não fosse ao Egito. Prontamente, ele mostrou que era servo fiel e seguiu a ordem divina. Quando o Senhor fala algo, dirigindo-nos ou repreendendo-nos, é melhor obedecer, pois, com isso, damos prova de que O amamos (Jo 14.21). Porém, se não Lhe atendermos, por certo, chegará o dia em que precisaremos da ajuda dEle, mas não a teremos.

A obediência ao Altíssimo sempre será recompensada com favores dos Céus, ainda que tenhamos de passar por algumas provas. Deus sabe preparar-nos para a Sua obra. As provações que sofremos em qualquer sentido não devem nos desanimar. Mesmo que sejam fortes tentações, segure firme e não caia, para que o inimigo não o tenha nas mãos. A sua liberdade é imprescindível para a sua caminhada.

Quase que o Abimeleque daqueles dias tomou Rebeca, a esposa de Isaque para si, como o anterior, dos dias de Abraão, tomou Sara. Agora, Deus fez com que o potentado atual visse Isaque brincando com a esposa (Gn 26.8). Os meios de o Pai livrar são diversos e operantes, desde que não haja nada obstruindo o caminho. A Bíblia orienta a termos vestes alvas em todos os tempos, porque, quando surgir uma provação, poderemos ser ajudados.

Isaque semeou naquele mesmo ano, e Deus lhe deu uma estupenda colheita, provando que ele estava em Suas mãos. Isaque continuou crescendo naquela terra, e isso despertou a inveja dos filisteus, que começaram a tratá-lo mal. Porém, não ouvimos que ele tenha se preocupado com isso; afinal, Aquele que ordenara que ele ficasse ali sabia bem o que estava fazendo. Aleluia!

Veja como é má e insensata a pessoa que não serve a Deus. Os poços de água cavados por Abraão poderiam ter sido utilizados pelos filisteus, mas eles os encheram de entulhos. Hoje, muitos perdidos agem de maneira semelhante, não dando importância quando lhes oferecemos a Água viva que poderia lhes saciar a sede pela Verdade. Os sábios nunca desprezam nenhuma das revelações do Altíssimo.

O próprio Abimeleque pediu a Isaque que se apartasse deles, porque havia se tornado muito mais poderoso do que eles. Ele atendeu ao pedido e foi morar no vale de Gerar, estendendo ali as suas tendas. No entanto, dois poços que seus servos tinham cavado foram reivindicados pelos pastores de Gerar. Isaque não brigou nem juntou um exército para acabar com os filisteus, mas confiou no fato de que Deus estava no comando.

Depois cavou outro poço, e não mais houve porfia. Ele o chamou de Reobote, porque Deus o havia alargado. Então, foi a Berseba onde encontrou o Senhor e dEle recebeu promessas. A lição é: quem é servo do Altíssimo, no final, será o abençoado.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

segunda-feira, 28 de março de 2016

Versículo do Dia


Versículo do Dia


Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
João 16:7

PÃO DIÁRIO - 28/03/2016 - Ainda trabalhando


Ainda trabalhando

…Muito bem, servo bom e fiel… —Mateus 25:23


Vivian e Donaldo têm cerca de 95 anos e estão casados há mais de 70 anos. Recentemente, Vivian sofreu um revés ao fraturar o quadril. Isso foi ainda mais difícil porque, há vários anos, Donaldo e Vivian têm se entristecido por perceberem que já não têm forças suficientes para se manterem ativos na obra de sua igreja.
Mas, eles ainda se dedicam bastante à obra do Senhor, atuando como intercessores. Embora nem sempre possam estar fisicamente presentes e visíveis nas atividades de sua igreja, eles são fiéis em servir a Deus “nos bastidores”.
A parábola dos talentos, no livro de Mateus 25, nos lembra de que precisamos usar com sabedoria os “talentos” que Deus nos deu. Todos nós temos diferentes níveis de habilidades e capacidades dadas por Ele — não devemos enterrar, sem uso, o que o Senhor nos deu.
Deus não nos usará somente em nossos anos de vitalidade, mas também em nossa idade avançada. O casal continua a servir orando. E, como eles, nós honramos ao nosso Salvador usando as nossas habilidades — “…cada um segundo a sua própria capacidade…” (v.15) para servir àquele que é digno.
— Dave Branon

Leia: Mateus 25:14-21

Examine: A Bíblia em um ano: Josué 7-9;Lucas 1:21-38

Considere: Deus pode usá-lo em qualquer idade — se você se dispuser.

A TUA ORIGEM

 Resultado de imagem para A SUA ORIGEM, ANTES DA CONVERSÃO


E dize: Assim diz o Senhor JEOVÁ a Jerusalém: A tua origem e o teu nascimento procedem da terra dos cananeus; teu pai era amorreu, e a tua mãe, heteia.    Ezequiel 16.3
  

É bom lembrar quem você era antes da conversão, o que pensava, fazia e a quem servia. Por certo, de acordo com as Escrituras, você era um ímpio, só fazia a vontade do inimigo e, por isso, vivia longe de Deus e de Sua proteção. Mas, agora, em Cristo, alcançou misericórdia e não mais deve deixar o diabo enganá-lo com mentiras e sofrimentos. Afinal, em Jesus, você foi justificado.

Viemos ao mundo separados do Senhor, porque a traição do primeiro casal nos vendeu para Satanás. Assim, ficamos perdidos sem condições de ter comunhão com o Criador, que é santo. Porém, ao morrer na cruz do Calvário, Cristo nos libertou do pecado, pagando o preço, e o Seu sacrifício nos proporcionou o direito de sermos salvos.

Abandonados à própria sorte, seríamos servos do maligno para sempre. No entanto, em uma linguagem profética, a Palavra declara que Jesus nos lavou de toda iniquidade (Ap 1.5). Hoje, quem O recebe como Senhor e Salvador torna-se nova criatura e, por isso, pode desfrutar da presença divina e ter comunhão com o Pai. Não há mais nada que o separe do Senhor; portanto, agora, aceite o que o Filho de Deus fez por você, seja salvo e liberto.

Ele quer nos fazer multiplicar, conhecer as coisas encobertas desde a criação, para que possamos possuir bens e ter uma família abençoada. Mas, cuidado! Não aja como uma jovem em sua formosura, a qual se deixa levar pela sua beleza e vira as costas para Deus. Ele nos faz ficar formosos em Suas mãos, mas não podemos nos entregar aos cobiçosos que querem tirar a beleza e nos usar na perversidade dos seus malignos atos.

Estamos em tempos de amores, onde devemos entregar a nossa pureza à causa do Evangelho, adorar o nosso Deus e salvar outros que vivem à margem da vida. Hoje, estando cobertos pelas vestes do Altíssimo, não causaremos escândalos para o Reino dEle. Com a ajuda do Pai, daremos muitas alegrias a Ele. Engaje na boa luta para levar a salvação aos oprimidos.

Fomos purificados pelo lavar regenerador do Santo Espírito. O nosso pecado não mais existe, e estamos vestidos de linho puro e cobertos de seda e cheios de enfeites. A nossa fama corre por todo o mundo espiritual, mas não podemos colocar a atenção na aparência; senão, nós nos prostituiremos. A ordem é sermos santos, pois o nosso Comandante, Deus e Noivo é santo. Somos a Sua Noiva – Sua Igreja.

Se você está desviado da Verdade e não anda como Deus o fez em Cristo, volte logo para Ele. Ainda não ficou tarde demais. Antes que seja julgado e condenado ao suplício eterno, mude o seu destino. Por que não fazer isso agora?

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

domingo, 27 de março de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais.
Ageu 2:5

PÃO DIÁRIO - 27/03/2016 - Amor deslocado


Amor deslocado

Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. —Salmo 115:4


Martin Lindstrom, autor e palestrante, é da opinião de que os telefones celulares se tornaram semelhantes a um melhor amigo para muitos usuários. O experimento de Lindstrom usando ressonância magnética o ajudou a descobrir o por quê. Quando os indivíduos viam ou ouviam seu telefone tocar, seus cérebros excitavam neurônios da área associada a sentimentos de amor e compaixão. Lindstrom disse: “É como se eles estivessem na presença de uma namorada, de um namorado ou de um membro da família.”
Muitas coisas competem por nossa afeição, tempo e atenção, e parecemos sempre necessitar avaliar onde estamos focando nossas vidas. Josué disse ao povo de Israel que eles deviam afeição e adoração somente a Deus (Josué 24:14). Isto era significativo porque contratava com a reverência a ídolos adorados pelas nações à sua volta. Estes ídolos eram apenas obra de mãos humanas, feitos de metal (Salmo 115:4). Eles eram totalmente impotentes em comparação com o Senhor. Portanto, o povo de Deus foi exortado a encontrar sua segurança no Senhor e não em outros deuses (Juízes 10:13-16). Jesus reiterou isso em Sua discussão sobre os mandamentos: “…Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mateus 22:37).
Somente o Senhor é nosso amparo e escudo (Salmo 115:9). Que possamos reservar a nossa adoração a Ele.
— Marvin Williams

Leia: Salmo 115

Examine: A Bíblia em um ano: Josué 4-6;Lucas 1:1-20

Considere: Deus é o mais digno das nossas afeições.

A morte não tem a última palavra

Resultado de imagem para A morte não tem a última palavra

“Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança” (1Ts 5.13).

Os gregos acreditavam na imortalidade da alma, mas não na ressurreição do corpo. Eles subscreviam o dualismo, que ensinava que a matéria é essencialmente má e o espírito é essencialmente bom. Consequentemente, os gregos negavam doutrinas pivotais da fé cristã, como a criação, a encarnação e a ressurreição. A igreja de Tessalônica, fortemente influenciada pela cultura grega, teve suas convicções abaladas com respeito à doutrina da ressurreição dos mortos e passaram a viver como os pagãos que não tinham esperança. O apóstolo Paulo escreve duas cartas à essa igreja para corrigir esse desvio doutrinário e ao mesmo tempo consolar a igreja. Paulo destaca quatro verdades importantes que, passo a mencionar:

Em primeiro lugar, a doutrina da ressurreição é uma revelação divina e não uma especulação humana (1Ts 4.15). “Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto…”. O futuro do povo de Deus não é o tormento do fogo eterno nem o túmulo gelado, mas a glória. Nosso corpo não ficará dormindo para sempre num sepulcro. Quando Jesus voltar, os vivos serão transformados e os mortos ressuscitarão com um corpo imortal, incorruptível, poderoso, glorioso, semelhante ao corpo da glória do Senhor Jesus.

Em segundo lugar, a segunda vinda de Cristo é uma realidade inegável e inescapável (1Ts 4.16a). “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus…”. Jesus voltará visível, audível, física, inesperada, repentina e gloriosamente. Quando ele voltar, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e os que estiverem vivos, serão transformados e arrebatados para encontrar o Senhor nos ares. A segunda vinda de Jesus fechará as cortinas da história e abrirá os portais da eternidade.

Em terceiro lugar, a ressurreição dos mortos acontecerá imediatamente após a segunda vinda de Cristo (1Ts 4.16b). “… e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”. Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro não em relação aos mortos que morreram na sua impiedade, porque todos os mortos ressuscitarão ao mesmo tempo, uns para a ressurreição da vida e outros para a ressurreição do juízo (Jo 5.28,29). Mas, ressuscitarão primeiro em relação aos que estiverem vivos. Ou seja, aqueles que morrem em Cristo, em critério algum, estão em desvantagem aos que continuam vivos, pois morrer é partir para estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor e, quando Jesus voltar, os mortos em Cristo ressuscitarão antes dos vivos serem transformados e arrebatados.

Em quarto lugar, o arrebatamento dos salvos será a manifestação de todos os remidos do Senhor (1Ts 4.17). “Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor”. O arrebatamento a que Paulo faz referência aqui não é um arrebatamento secreto, distinto da segunda vinda. O arrebatamento é o resultado imediato da segunda vinda. Jesus vem do céu e os salvos vão com ele para o céu. Jesus desce do céu e os salvos sobem com ele para o céu. O arrebatamento será tanto daqueles que ressuscitaram para a vida como dos vivos que serão transformados. Subiremos entre nuvens para encontrar nosso Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor, na casa do Pai, na nova Jerusalém, na cidade santa, onde Deus enxugará dos nossos olhos toda lágrima; onde a morte não entrará; onde não haverá mais luto, nem pranto nem dor.

O apóstolo Paulo termina sua exposição dando uma ordem à igreja: “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras” (1Ts 4.18). Jesus venceu a morte, tirou a aguilhão da morte e, por isso, a morte não tem a última palavra!



Por Rev. Hernandes Dias Lopes

sábado, 26 de março de 2016

Versículo do Dia


Versículo do Dia


Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno.
2 Tessalonicenses 3:3

PÃO DIÁRIO - 26/03/2016 - O céu se regozija!


O céu se regozija!

…há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. —Lucas 15:10


Joana foi criada em um lar cristão. Mas, quando entrou para a faculdade, começou a questionar suas crenças e se afastou de Deus. Após formar-se, ela viajou por vários países, sempre buscando a felicidade, mas nunca se sentindo satisfeita. Ao passar por algumas dificuldades, ela reconheceu que Deus a estava buscando e que ela necessitava dele.
Distante de seu país, Joana telefonou para seus pais e disse: “Entreguei minha vida a Cristo e Ele está me transformando! Lamento pela preocupação que causei a vocês.” Seus pais ficaram tão empolgados que chamaram os irmãos e cunhadas dela para virem à sua casa imediatamente. Eles queriam contar pessoalmente à família a empolgante novidade. “Sua irmã recebeu Cristo!”, anunciaram eles, regozijando-se com lágrimas.
A mulher da passagem do livro de Lucas 15 que encontrou sua moeda perdida chamou suas amigas e vizinhas para se alegrarem com ela (v.9). Jesus contou essa história, e outras sobre uma ovelha perdida e um filho perdido, ao povo religioso de Seu tempo, para mostrar como Ele veio à terra para buscar os pecadores perdidos. Quando aceitamos o dom da salvação, dado por Deus, há regozijo na terra e no céu. Jesus disse: “…há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (v.10). Como é maravilhoso o fato de Jesus ter descido até nós. O céu se regozija quando nós respondemos!
— Anne Cetas

Leia: Lucas 15:1-10 

Examine: A Bíblia em um ano: Josué 1-3;Marcos 16

Considere: Os anjos se regozijam quando nos arrependemos.

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA '' PÁSCOA ''

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA '' PÁSCOA ''




A palavra portuguesa “páscoa” é usada para designar a festa dos judeus que, no hebraico, recebe o nome de pesach (passar por sobre). Esse nome surgiu em face da narrativa bíblica em que o anjo da morte, ou o anjo destruidor, “passou por sobre” as casas assinaladas com o sangue do cordeiro pascal, atacando ferozmente as casas dos egípcios e matando a todos os primogênitos de entre eles (Ex 12.21ss). 
Essa mortandade convenceu faraó de permitir que Israel deixasse o Egito, após 400 anos de servidão naquele país. Por tudo isso, é correto afirmar que a palavra páscoa – desde tempos mais remotos – tem o sentido de libertação e expiação. O sangue do cordeiro teria um papel expiatório, e o êxodo seria a concretização dessa libertação.

A festa da páscoa é o mais importante dos memoriais do Antigo Testamento, sendo o início de uma série de acontecimentos sem precedentes, que culminaram na entrada do povo na Terra Prometida. No entanto, passados mais de 1500 anos daquela primeira celebração, um outro evento importante teve seu lugar na história. Deus visitou os homens, vestido de carne e tal como o cordeiro na noite de páscoa, verteu seu sangue para que nós pudéssemos ser livres do Destruidor. A morte de Cristo, o verdadeiro Cordeiro de Deus, veio a significar uma expiação perfeita e uma libertação muito mais ampla, razão pela qual o apóstolo Paulo refere-se a Cristo como a nossa páscoa (1Co 5.7).

No mundo ocidental, vimos o conceito da páscoa evoluir rapidamente, de modo que ela passou de uma celebração religiosa para uma data meramente comercial. Aproveita-se a época para vender ovos de chocolate, e promove-se a figura do coelho, e não do cordeiro, e assim, a páscoa vai perdendo seu sentido, seu significado e identidade.

Libertação e expiação: Estes são os verdadeiros símbolos da Páscoa. Foi isso que Moisés significou para Israel; é isso o que Jesus significa para nós. Deus em Cristo nos libertou! Já passei da morte para a vida! Isso é páscoa. O reconhecimento de que já não devemos estar debaixo de um jugo de escravo é o melhor modo de celebrá-la. Aliás, a páscoa cristã não precisa ser apenas uma celebração anual, ela deve ser vivida a cada dia.

Caro amigo, neste domingo de páscoa coma bastante chocolate, dê um lindo passeio com a família. Tudo isso é muito bacana! Mas não se esqueça que páscoa é muito mais que um ovo de chocolate e um passeio: É Cristo Jesus reinando em nossos corações, declarando-nos livres do poder do pecado através do seu sangue.



Por Leonardo Gonçalves

sexta-feira, 25 de março de 2016

Versículo do Dia


Versículo do Dia


Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
1 Pedro 1:3

PÃO DIÁRIO - 25/03/2016/ - Doce fragrância


Doce fragrância

Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. —2 Coríntios 2:15


Algumas fragrâncias são inesquecíveis. Recentemente, meu marido mencionou que seu creme de barbear estava acabando. “Vou comprar um”, ofereci. “Pode trazer um deste?” — perguntou ele, mostrando-me a embalagem. “Eu amo este perfume — é o tipo que meu pai sempre usava”. Sorri, voltando momentaneamente à minha infância ao sentir o cheiro do mesmo xampu que minha mãe usava para lavar meu cabelo. Para Tom e para mim, as fragrâncias desencadearam uma reação emocional e agradáveis memórias de pessoas que amávamos e já não estavam mais entre nós.
Oliver Wendell Holmes disse: “Memórias, imaginação, antigos sentimentos e associações são mais facilmente atingidos por meio do olfato do que por qualquer outro canal.”
E se as nossas vidas fossem uma fragrância que atraísse as pessoas para Deus? O livro de 2 Coríntios 2:15 diz que “…nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem”. Nossa fragrância é agradável a Deus, mas ela também atrai outras pessoas para Ele ou as repele. Nós, que compreendemos o sacrifício de Jesus, temos a oportunidade de sermos a “fragrância de Cristo” — uma recordação dele — para os outros.
O doce cheiro da semelhança de Cristo pode ser uma irresistível atração em direção ao Salvador.
— Cindy Hess Kasper

Leia: 2 Coríntios 2:12-17 

Examine: A Bíblia em um ano: Deuteronômio 32-34;Marcos 15:26-47

Considere: Quando andamos com Deus, deixamos uma doce fragrância que pode inspirar outros a segui-lo.

COMO SER DISCÍPULO DE JESUS


Resultado de imagem para COMO SER DISCÍPULO DE JESUS


Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos.   João 8.31
  

Ser discípulo de Jesus é um dos maiores privilégios da vida, pois nos tornamos ministros do Rei dos reis e Senhor dos senhores. Chegará o dia em que seremos convocados para assumir funções importantes na obra de Deus e, como ocorreu com os primeiros 12 discípulos, receberemos poder para expulsar demônios e curar enfermos. Só o Senhor sabe quando estaremos preparados.

Apesar da grandeza dessa posição, é fácil conseguir uma vaga na equipe que estará apta para o ministério. Porém, a escolha é prerrogativa de Jesus. Nos Seus dias por aqui, um homem disse ao Mestre que estava disposto a segui-Lo, mas, praticamente, foi orientado a desistir quando ouviu do Senhor que o Filho do Homem não tinha sequer onde reclinar a cabeça. A outro Cristo disse que deixasse os mortos sepultar seus mortos (Lc 9.57-60).

Na verdade, Deus não está desfalcado de pessoas para Seu ministério a ponto de aceitar qualquer um que apareça. A chamada para a preparação é pessoal, feita pelo Altíssimo a quem é salvo. Jesus Se endereçava aos judeus que criam nEle, porque estava com eles; se estivesse no Brasil, diria aos brasileiros; na África, aos africanos, e assim por diante. As condições são as mesmas para todos.

O requisito essencial para integrar o grupo dos que são preparados para representar o Rei dos reis é permanecer na Palavra. Na verdade, aqueles que não perseverarem até o fim sequer serão salvos (Mt 24.13). Quem deixa de crer no Senhor, mesmo que tente, não conseguirá se manter na estrada da vida. Infelizmente, há muitas pessoas religiosas, com a vida consagrada a praticar o bem, mas não serão salvas.

Aquele que não se conserva na Palavra, ainda que esteja na liderança de uma igreja, pode até ser considerado pela congregação, mas o que importa é a confirmação dos Céus. O triste é quando tal pessoa, além de insistir em enganar, leva outros a agirem do mesmo modo e, depois, não somente se perde para sempre, como também faz com que os enganados por eles se percam. No entanto, o Senhor sabe separar para Si os piedosos e fiéis (Sl 4.3).

O indivíduo comprova que é discípulo do Mestre quando, ao conhecer a Verdade, liberta-se das adversidades sem que ninguém ore por ele. Segundo Jesus, quem a conhece é liberto (Jo 8.32). Nisso, podemos distinguir os que são de Deus e os que ainda estão no erro. O salvo não se deixa levar por nenhuma proposta do maligno. A Verdade mostra quem é dela!

Só há um jeito de alguém se libertar de fato: conhecendo a Verdade. Quando isso ocorre, ele simplesmente não se influencia por nenhum vento de doutrina. Os que aprendem com a Palavra jamais são enganados pelo inimigo.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

quinta-feira, 24 de março de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia


A minha alma se gloriará no Senhor; os mansos o ouvirão e se alegrarão.
Salmos 34:2

PÃO DIÁRIO - 24/03/2016 - Perspectiva das nuvens

Perspectiva das nuvens

Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. —Jó 42:5


Em 1927, o filme mudo Wings (Asas), sobre dois aviadores dos EUA na Primeira Guerra Mundial, venceu o primeiro Oscar de Melhor Filme. Durante as filmagens, a produção parou durante vários dias. Frustrados, os produtores perguntaram ao diretor por quê. Ele respondeu: “Tudo o que temos é céu azul. O conflito no ar não será tão visível sem nuvens. Nuvens trazem perspectiva.” Ele estava certo. Somente assistindo ao combate aéreo com nuvens como pano de fundo o espectador era capaz de ver o que realmente estava acontecendo.
Com frequência, desejamos céus azuis em vez de nuvens de tormenta. Mas céus nublados podem revelar a fidelidade de Deus. Obtemos perspectiva sobre como Deus foi fiel em nossas provações quando nos lembramos das nuvens.
No início de seu terrível sofrimento, Jó lamentou: “Pereça o dia em que nasci […] habitem sobre ele nuvens…” (Jó 3:3,5). Sua experiência de desespero continuou durante muito tempo até Deus falar. Então, Jó exclamou: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (42:5). Jó havia encontrado o soberano Criador e isso mudou sua perspectiva sobre os propósitos de Deus.
Nuvens de problemas enchem seus céus hoje? Mais cedo do que você pensa, Deus poderá usar estas nuvens para ajudá-lo a obter uma nova perspectiva da Sua fidelidade.
— Dennis Fisher

Leia: Jó 3:3-5; 42:5-6 

Examine: A Bíblia em um ano: Deuteronômio 30-31;Marcos 15:1-25

Considere: Frequentemente, as nuvens de sofrimento revelam o resplandecer da Sua face. —Jasper

Páscoa, o livramento da morte

Resultado de imagem para Páscoa, o livramento da morte

A Páscoa ocupa um lugar central nas Escrituras. No Antigo Testamento a Páscoa fala da libertação do povo de Israel do terrível cativeiro do Egito. Esta bela e dramática história está registrada em Êxodo 12. No Novo Testamento a Páscoa refere-se à morte e ressurreição de Jesus Cristo. Deus tirou o seu povo do Egito com mão forte e poderosa através do sangue do Cordeiro. Deus nos tirou do cativeiro do pecado pelo sangue de Jesus. A morte do cordeiro na páscoa judaica era um tipo da morte de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Algumas lições podem ser destacadas para o nosso ensino:

1. O livramento da morte depende da morte do Cordeiro (Ex 12.4-6) 

– Quando a Páscoa foi instituída, Deus ordenou a Moisés que cada família se reunisse para matar o cordeiro e aspergir as ombreiras da porta com o sangue. O anjo do Senhor passaria naquela noite e vendo o sangue passaria por alto e não feriria de morte o primogênito. Todos os primogênitos do Egito morreram naquela noite, exceto aqueles que estavam debaixo do abrigo do sangue do Cordeiro. Não foi a vida do cordeiro, mas sua morte que trouxe livramento para os israelitas. Assim, também, somos libertos da morte pela morte de Cristo. Ele morreu a nossa morte. Ele é o nosso cordeiro pascal.

2. O livramento da morte depende de estar debaixo do abrigo do sangue (Ex 12.7,13,14) 

– A libertação da morte dependeu não apenas da morte do cordeiro, mas também, do seu sangue aspergido nas ombreiras das portas. Precisamos estar debaixo do sangue de Cristo para sermos salvos. Não há remissão de pecados sem derramamento de sangue. Não é o sangue de um cordeiro que pode nos purificar do pecado, mas apenas o sangue do Cordeiro sem defeito, o sangue de Cristo. Por ele somos remidos, comprados, purificados e justificados.

3. Os que foram libertos pelo sangue precisam se alimentar do Cordeiro (Ex 12.8-12) 

– Aqueles que foram salvos pelo sangue alimentaram-se do cordeiro. Reunidos em famílias os israelitas se fortaleceram para a caminhada, comendo a carne do cordeiro com ervas amargas. Aqueles que são salvos pelo sangue de Cristo, precisam se alimentar de Cristo. Ele é o pão vivo que desceu do céu. Ele é o alimento para a nossa alma. A Páscoa judaica foi substituída pela Ceia do Senhor. O pão simboliza o corpo de Cristo e o vinho o seu sangue. Devemos nos alimentar do corpo e do sangue do Senhor. O pão e o vinho não se transubstanciam em corpo de Cristo como ensina o dogma romano nem Cristo está presente fisicamente neles, como pensava Lutero. Cristo está presente na Ceia espiritualmente e dele nos alimentamos espiritualmente.

4. Os que celebram a Páscoa do Senhor precisam lançar fora todo o fermento da maldade (Ex 12.15-20)

 – Durante a celebração da Páscoa judaica, os israelitas não podiam ter nenhuma espécie de fermento em casa nem comer pão levedado. O fermento é um símbolo da contaminação do pecado. Precisamos examinar a nós mesmos antes de comermos o pão e bebermos o cálice. O propósito do auto-exame não é para fugirmos da Ceia por causa do pecado, mas fugirmos do pecado por causa da Ceia. Não podemos participar dignamente da Ceia do Senhor agasalhando pecado no coração. Não podemos participar da Ceia dignamente hospedando no coração qualquer sentimento de hostilidade ou rancor pelos irmãos. A igreja precisa ser uma comunidade de santidade, amor e perdão, antes de ser uma comunidade de celebração.




Rev. Hernandes Dias Lopes.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Versículo do Dia


Versículo do Dia


Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
João 14:27

PÃO DIÁRIO - 23/03/2016 - Alimento para o coração


Alimento para o coração

Achadas as tuas palavras, logo as comi… —Jeremias 15:16

Eu amo comida! Amo ver os alimentos apresentados de maneira bonita e amo provar o sabor deles. Se fosse por mim, eu comeria com mais frequência do que deveria — embora isso não fosse ajudar a minha cintura! Então, é bom minha mulher, Martie, me lembrar, amavelmente, de ingerir alimentos saudáveis na quantidade correta.
Ler o interessante pensamento de Jeremias — de que, ao encontrar as palavras de Deus (ainda que palavras de julgamento de Deus), ele as comeu (Jeremias 15:16) — me faz imaginar se eu ingeriria a Palavra de Deus com tanta avidez, devoção e frequência.
Claramente, Jeremias não comeu verdadeiramente a Palavra de Deus. Essa foi a sua maneira de dizer que ele a leu e a saboreou no mais íntimo de seu ser. E é exatamente para lá que a Palavra de Deus deve ir. A Palavra é alimento para o coração! Quando a ingerimos, o Espírito Santo proporciona o poder para nos ajudar a crescer e ficar mais semelhantes a Jesus. Sua Palavra transforma a maneira como pensamos acerca de Deus, dinheiro, inimigos, carreiras e família. Em outras palavras, ela realmente nos faz bem.
Então, “nutra-se” com a Palavra de Deus para o contentamento do seu coração! Sem dúvida, você se encontrará concordando com o profeta Jeremias quando ele disse: “…as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração…” (15:16).
— Joe Stowell

Leia: Jeremias 15:15-21


Examine: A Bíblia em um ano: Deuteronômio 28-29;Marcos 14:54-72


Considere: Quanto mais você se banquetear com a Palavra de Deus, mais saudável se tornará.

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? Provérbios 20:9