terça-feira, 15 de novembro de 2011

QUAL A DIFERENÇA DE LOUVOR E ADORAÇÃO?


QUAL A DIFERENÇA DE LOUVOR E ADORAÇÃO?


O que é louvor?

A palavra louvor significa " ato de louvar , aplauso ", sendo assim o louvor pode ser dirigido a pessoas, instituições , ideologias, objetos, lugares, animais e outras coisas, através de elogios , aplausos, cânticos , falas poéticas, apologéticas, informais, etc.

Por exemplo, quando cantamos o Hino Nacional Brasileiro, estamos louvando o Brasil.

Portanto louvar significa " admirar, falar bem, elogiar, engrandecer ". Diariamente, estamos louvando muitas coisas ao nosso redor. Quando louvamos a Deus, estamos admirando os atributos do Seu caráter: fidelidade,bondade, amor, longaminidade, retidão, justiça, misericórdia, etc. Usamos as expressões dos nossos anseios para fazer isto. Qualquer um pode fazer isto. A natureza, por exemplo, também pode louvar a Deus (Salmos 19:1). Louvor é algo que qualquer um pode dar a qualquer coisa ou pessoa (Salmos 9:11; 33:2; 67:3; 42:11).


O que é Adoração?


O vocábulo adoração deriva da palavra em latim adorare, que vem a ser " falar com ". O dicionário define seu significado como "ato de adorar; culto a Deus; amor profundo". É render culto a Deus, coisas ou pessoas considerados como sendo santos. É prostrar-se diante de algo em " sinal de reconhecimento, idolatrar, amar apaixonadamente ".


O sentido destas palavras na Bíblia

Adoração

Há duas palavras no Antigo Testamento significando adoração: Uma delas, em certos lugares, tem sentido de fazer "reverência ", " inclinar-se " ( Daniel 2:46 ; 3:5 )
A outra, usa-se a respeito do culto prestado ao Senhor e a outros deuses ou objetos de reverência religiosa ( Gênesis 24:26,48 ; Êxodo 34:14 ; Deuteronômio 4:19 )
No Novo Testamento, a palavra principal para adoração deriva da palavra grega proskyneo. " Pros " significa " até " e  "Kuneo " "beijar "; ou seja beijar a mão de alguém, como sinal de consideração, fazendo-se uma inclinação respeitosa. Proskyneo é usada quase 60 vezes com o sentido de fazer reverência, prestar obediência, adorar a Deus, reverenciar a Jesus Cristo, idolatrar; ( Mateus 4:10; Marcos 5;6 - cf. Apocalipse 9:20; 14:9; 22:8 ). Há ainda a palavra grega latreia, que origina palavra como idolatria. 

De acordo com a Bíblia, a adoração está associada a ideia de culto, reverência, veneração por aquilo que Deus é ( Santo, Justo, Amoroso, Soberano, Misericordioso, etc... Salmos 96:9; Apocalipse 4:8-11; Apocalipse 7:11-12; Apocalipse 11:16-17. Ou seja independente do que Deus faz, fez e fará, nós devemos adorá-Lo, pois Ele é Deus. Todos nós sabemos que somente a Deus se deve adorar. Somente Ele é digno de adoração. A adoração que não é dirigida a Deus é idolatria. A Bíblia a condena ( Lucas 4:8; Deuteronômio 11:16; Êxodo 20:4; Levítico 26:1; Isaías 42:8 ). Deus é incisivo em reivindicar a adoração somente a Si.

Muitos hoje as vezes trocam a sua adoração a: carros, animais, pessoas, pregadores, cantores, alguns cultos, musicas, grupos, músicos, objetos, templos, pastores, instrumentos, etc...

Não devemos trocar a nossa Adoração e Louvor a Deus por coisas e pessoas em nossa vida espiritual e até material.


Louvor

Louvor  de uma pessoa para outra pessoa - 3 passagens.


Gênesis 49:8- Judá, teus irmãos te louvarão; a tua mão estará sobre a cerviz de teus inimigos; os filhos de teu pai se inclinarão a ti.

Salmos 6:5- Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor?

Provérbios 27:21- Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe.

Louvor às Ações de uma pessoa - 3 passagens

Provérbios 31:31- Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.

I Coríntios 11:17- Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior.

I Coríntios 11:22- Não tendes, porventura, casas onde comer e beber? Ou menosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? louvar-vos-ei? Nisto, certamente, não vos louvo.

Deus louvando seu povo - 3 passagens

Salmos 148:14- Ele exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, povo que lhe é chegado. Aleluia!

Sofonias 3:20- Naquele tempo, eu vos farei voltar e vos recolherei; certamente, farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos, diz o SENHOR.

Romanos 2:29- Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.

Louvor a Coisas - 1 passagem

Filipenses 4:8- Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

Louvor do ser humano a Deus - temos várias passagens, há algumas aqui:

Referem-se ao louvor do ser humano a Deus. Por ser um número tão grande, não estão transcritas aqui. Aqui estão apenas uns exemplos delas: Gênesis 29:35; Êxodo 15:2; etc...

Não devemos trocar a nossa Adoração e louvor a Deus por coisas e pessoas em nossa vida espiritual e até material.



Presb. Marcos Borriello dos Santos.
03/11/2015 - I.E.A.B. Arapuá

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5:1...