quinta-feira, 13 de outubro de 2016

POR QUE DEIXASTES O HOMEM?

Resultado de imagem para Tem feito o bem como qualquer ser humano deve fazer?



 E disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma pão.Êxodo 2.20
  

O caminho de alguém chamado para fazer a vontade divina pode ter muitos sobressaltos. Há a possibilidade de ele se exaltar e fazer coisas que não deveria e, com isso, ter de ir a um lugar diferente e iniciar vida nova. Porém, no final, verá que foi guiado pelo Onisciente Deus. A verdade é que o Senhor não nos tenta, mas, em nosso treinamento, deixa o diabo fazer isso até a medida que possamos suportar. No entanto, verdadeiramente, Ele nos dá o escape (Mt 4.1; 1 Co 10.13).

Quando Faraó descobriu o que Moisés havia feito, ficou furioso e procurou matá-lo. Aquele que foi tirado das águas por estratégia divina, fugiu, refugiou-se em Midiã e assentou-se junto a um poço. Aquela fonte de água deu-lhe aquilo de que precisava: uma oportunidade para recomeçar a vida. Não importa o que lhe tenha acontecido; fique atento ao poço que Deus lhe mostrará e se assente perto dele, porque o escape divino chegará, e você não poderá perdê-lo.

As filhas de Betuel souberam que eram guardadas pelo Senhor quando foram protegidas naquele dia. Elas tiravam água do poço e enchiam a pia para o rebanho de seu pai beber. A atenção de Moisés estava nas moças, e, por certo, elas o observavam. Em suas tarefas corriqueiras, não esperavam que acontecesse algo diferente, mas alguns pastores vieram e as expulsaram dali. Moisés, vendo a maldade deles, levantou-se, defendeu-as e deu de beber ao rebanho.

Deus sabe por que nos acontecem certas coisas e nos recompensará se fizermos o bem a quem de direito. O importante é não perder o momento que Ele fala ao nosso coração, inspirando-nos a operar a justiça. O ocorrido naquele poço é símbolo do que nos sucede hoje, pois, na escola do Santo Espírito, somos ensinados pelo Senhor, o qual sabe tudo. Deixar de seguir o toque dEle é perder as chances de ouro oferecidas por Ele.

Quando as filhas de Betuel contaram o ocorrido ao pai, ele logo perguntou pelo homem. Não podemos desprezar os heróis colocados diante de nós por Deus, porque, sem dúvida, são respostas do Senhor para o nosso bem. O sacerdote de Midiã ficou agitado, pois viu que Deus ouvira as suas orações. Não é bom perder de vista a pessoa direcionada por Ele; afinal, falta gente de bem no meio da humanidade corrompida e egoísta.

“Por que deixaram aquele homem?” foi a pergunta feita pelo pai às filhas. Jamais despreze os que amam a justiça e a praticam. Assim, você verá que não há ninguém que, sendo de Deus, nos faça o bem e, depois, nos faça mal. Temos, sim, de vigiar para não cairmos nas ciladas do inimigo. Pelo relato dado, Betuel sentiu que aquele era enviado do Senhor, e os fatos seguintes provaram que ele não estava errado. Era preciso achar o homem de bem!

O estranho precisava comer pão com eles, a fim de mostrar se havia sido enviado pelo Senhor ou não. Esse detalhe é importante. Se alguém não come do Pão – a Palavra dada por Deus a nós –, não foi direcionado por Ele. Você tem se alimentado das Escrituras? Tem feito o bem como qualquer ser humano deve fazer? É servo do Senhor? O que você diz?

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não qu...