sábado, 8 de outubro de 2016

NÃO DEIXE NADA PARA TRÁS

Resultado de imagem para JACÓ NÃO DEIXOU  NADA PARA TRÁS


 E tomaram o seu gado e a sua fazenda que tinham adquirido na terra de Canaã e vieram ao Egito, Jacó e toda a sua semente com ele.Gênesis 46.6
  

Em Berseba, Jacó ofereceu sacrifícios ao Deus de Isaque, seu pai. O Senhor ainda não tinha revelado o Seu Nome a ninguém. Ali, Ele falou a Jacó, em visões de noite, e o chamou duas vezes pelo nome. Ao responder que estava ali, o Senhor falou com o patriarca, mostrando-lhe não ser necessário temer ao descer ao Egito, pois faria dele uma grande nação. Assim, Jacó partiu com toda a sua semente para a terra de faraó, crendo que não seria abandonado. 

Os seus filhos o levaram, bem como suas crianças e suas mulheres, nos carros enviados pelo governante egípcio. Era uma mudança radical que estava para acontecer com eles. Embora fosse um grupo de poucas dezenas de pessoas, em breve se tornaria uma multidão a ponto de os egípcios terem medo deles. Com a morte do faraó, o qual os havia recebido com alegria, eles foram feitos escravos e sofreram muito.

Com o passar dos anos, a fé que Abraão teve em Deus não mais era praticada pelos seus descendentes. Assim, o diabo pôde oprimi-los, e as maravilhas que o Todo-Poderoso havia realizado em favor dos seus patriarcas – Abraão, Isaque e Jacó – praticamente foram deixadas de lado. Com isso, os hebreus se viram nas mãos do potentado do Egito, o qual sequer se lembrava do benefício feito por José para com seu antecessor, ao interpretar o sonho dele.

A partida de Israel rumo ao Egito serve de exemplo para o que devemos fazer quando o nosso Deus revela Seu plano. Da mesma maneira que eles fizeram, não parta de mãos vazias, a fim de fazer a vontade divina, nem deixe nada para trás. Assim, você não achará que precisa voltar. Quando isso acontece, algumas coisas podem ocorrer, fazendo-o desobedecer ao Senhor. 

Jacó e seus descendentes dirigiram-se para o Egito com seus bens; até o gado e a fazenda adquiridos em Canaã foram levados. Eles entenderam a necessidade de estar ali até o Altíssimo lhes mostrar o momento de voltar. Da mesma forma, se Deus o enviar para ministrar em alguma terra, leve tudo o que é seu. Ao deixar algo para trás, isso ocupará sua memória e, então, você se sentirá tentado a voltar para buscá-lo. No entanto, se seus bens materiais estiverem em seu poder, estará livre para ocupar o pensamento com o que Deus lhe dá.

Mesmo com a idade avançada, Israel e os seus foram para onde o Senhor havia ordenado. O alvo deles era aproveitar essa oportunidade, porque, por certo, Deus estava naquele negócio. No Egito, eles foram bem recebidos, o que comprova o propósito divino. O Senhor havia prometido a Abraão chamar o Seu povo de lá após terem passado 430 anos. Tudo o que Ele tem determinado deve ser levado a sério e cumprido. 

Ninguém deixou de ir para o Egito, nem mesmo o patriarca; toda a sua semente foi com ele. A união de todos naquele projeto, iniciado muitos anos antes, quando Jacó ainda não havia nascido, possibilitou a entrada do exército de Deus naquela terra e, quando saíram, o poder divino também saiu com eles, provando que o Altíssimo é fiel em qualquer lugar. Aleluia!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Não deixem de fazer o bem e de ajudar uns aos outros, pois são esses os sacrifícios que agradam a Deus. Hebreus 13:16 NTLH