domingo, 4 de setembro de 2016

RESPEITANDO O VOTO

Resultado de imagem para SEJA FIEL NO VOTO A DEUS


E juro que, desde um fio até à correia dum sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão.    Gênesis 14.23
  

Ninguém é chamado por Deus por acaso, e sim por ter mostrado ser digno de confiança. Ora, fazer o que o Senhor determina é melhor do que seguir as próprias aspirações. Por isso, seja fiel nos pequenos mandamentos e, ao surgirem grandes oportunidades, o Altíssimo contará com você. Abraão provou amar o Senhor antes de partir para a batalha, então voltou vitorioso. Cuidado: quem só pensa em Deus nos momentos de dor pode não ser atendido.

Na caminhada com o Senhor, temos de ficar atentos aos desafios apresentados a nós e, então, orar. Se sentirmos que devemos fazer um voto, não seremos obrigados a isso; porém, se o fizermos, não podemos deixar de cumpri-lo. Ao votar, você empenha a sua palavra. Entenda: você é aquilo que a sua palavra é. Mesmo os perdidos não gostam de quem é considerado tratante, o qual não cumpre o prometido. Com Deus, o assunto é ainda mais sério, porque estamos lidando com o Senhor dos senhores.

A vitória alcançada por Abraão sobre os quatro reis – Anrafel, rei de Sinar; Arioque, rei de Elasar; Quedorlaomer, rei de Elão e Tidal, rei de Goim – foi do Senhor, o qual  usou o patriarca e seus 318 servos nascidos em sua casa, mais os confederados dele: Aner, Escol e Manre. Da mesma maneira, a sua vitória sobre uma dor ou um câncer, por exemplo, nunca deve ser aceita como mérito seu. Até a guarda de uma casa é obra do Pai, mas quem não reconhece isso não é atendido em suas orações. 

O rei de Sodoma ficou tão alegre ao ver a libertação concedida pelo Senhor, por intermédio de Abraão, que requereu somente as almas. Quanto ao despojo, este poderia ficar para o patriarca. Mesmo tendo percebido ser muito o que tomaram dos reis derrotados, o coração de Abraão manteve-se fiel ao prometido, e isso deve ter causado um impacto muito grande em quem o presenciou. Na eternidade, veremos o quanto ajudamos, por cumprirmos as nossas promessas.

Abraão recusou a oferta, pois havia feito um pacto com Deus de não tomar coisa alguma do rei de Sodoma, desde um fio até a correia de um sapato, para que jamais esse rei declarasse ter enriquecido o patriarca. Fique atento às declarações do Pai celeste no momento da necessidade; por certo, o Senhor o exigirá de suas mãos. É grave erro prometer algo a Deus e, depois, confessar não ter conseguido concluí-lo. Os tolos fazem isso, mas devemos ser sábios.

Os votos devem ser mantidos sempre, mesmo que alguém julgue isso desnecessário. Assim fez Eliseu com o chefe do exército da Síria, quando este quis recompensá-lo por ter sido curado de lepra (2 Rs 5). Solteiros, não se apaixonem pela pessoa que o ajudou ou foi ajudada por você. Se Deus a tivesse para sua vida, você a conheceria em outra situação. Jamais tente roubar a glória do Senhor, pois Ele não lhe perdoará. Honre sua promessa!

Se Deus é quem faz a obra, toda a glória deve ser dada a Ele; do contrário, da próxima vez, Ele não o socorrerá nas batalhas. Não seja interesseiro ou ganancioso; se agir assim, o Onisciente não lhe enviará pessoas para levar a Cristo e à santidade. Se lhe oferecerem algo de modo ilícito, até emprego para filhos, diga não! Creia: o nosso Senhor sabe cuidar de nós. Amém?

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? Provérbios 20:9