terça-feira, 13 de setembro de 2016

RECONHEÇA A SUA POSIÇÃO

Resultado de imagem para Escrituras são de imenso valor hoje e para a eternidade.


Estrangeiro e peregrino sou entre vós; dai-me possessão de sepultura convosco, para que eu sepulte o meu morto de diante da minha face.   Gênesis 23.4
  

Apesar de ter se tornado poderoso, Abraão agia com prudência, respeitando os povos das terras por onde peregrinava. Essa deveria ser a atitude de todo servo de Deus, mas, em diversas ocasiões, os que são usados na obra divina se deixam levar por um orgulho tal que consideram seus contemporâneos inferiores. Ora, aquele que lidera deve ser servo dos demais. Muitas vezes, para o próprio bem da pessoa, o Senhor não a usa como gostaria.

Quando Sara morreu, o patriarca foi aos proprietários daquela região para comprar o lugar do sepulcro. Devemos ter a direção do Altíssimo para tudo, até mesmo um sepultamento. Alguém pode objetar e dizer: “O morto deve ser enterrado onde estiver”. Decerto que o corpo sem vida é imprestável, porém Deus deve ser louvado em todas as coisas. Imagine, se tivessem sepultado Eliseu em outro lugar, um homem não teria ressuscitado (2 Rs 13.21).

Pelo registro bíblico, Abraão estava longe de Sara quando ela morreu; provavelmente, ele cuidava dos negócios da família. Nem todos conseguem estar junto do cônjuge no dia de sua partida, o que seria ideal. Quanto à morte, é impossível evitá-la, pois, conforme disse Davi, é o caminho de toda a terra (1 Rs 2.2). O certo é viver preparado, porque não sabemos o dia nem a hora, e, quando chegar, não há como impedi-la ou postergá-la. Preciosa é a morte dos santos aos olhos do Senhor (Sl 116.15).

Abraão falou aos filhos de Hete sobre o lugar para sepultar Sara. Como resposta, ouviu que ele era um príncipe de Deus, por isso lhe franqueariam a sepultura que escolhesse. É importante ter bom testemunho dos de fora e dos da casa de Deus também. É gratificante quando os perdidos nos reconhecem como príncipes do Senhor, para que, quando precisarem, possam recorrer a nós e serem ajudados. Os salvos deveriam sempre estar em comunhão com o Altíssimo.

Ao ouvir que estava livre para escolher o sepulcro que quisesse, Abraão se inclinou diante de todos e pediu que falassem a Efrom que lhe permitisse enterrar Sara em Macpela, pois pagaria o devido preço. Não aceite receber de graça aquilo de que precisa, porque os bens de alguém podem ter custado a ele sangue e suor, e nada mais justo do que ser recompensado. Além disso, não queira o trabalho de graça de amigos e irmãos; afinal, eles devem receber pelo que fizeram jus.

Efrom deu o preço, mas disse que entre eles não havia necessidade de pagamento. Mesmo que insistam para você ter algo gratuitamente, esforce-se para pagá-lo, pois coisa mais abençoada é dar do que receber (At 20.35). Se o irmão tem um restaurante, faça tudo para ele aceitar o pagamento pela comida; por certo, você deve ser uma bênção e não um peso. Quando cumprimos a Palavra, o Senhor nos retribui com o que está prescrito nela.

Abraão pesou a prata e a deu em pagamento; assim, adquiriu aquela propriedade perto de Hebrom, que, tristemente, há alguns anos foi violada em uma das revoltas dos palestinos contra Israel. As lições que aprendemos nas Escrituras são de imenso valor hoje e para a eternidade. Temos de viver de toda Palavra que sai da boca de Deus. Aleluia e amém?

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Falem da sua glória às nações; contem a todos os povos as coisas maravilhosas que ele tem feito. 1Crônicas 16:24 NTLH