sábado, 24 de setembro de 2016

O MAU CARÁTER DE ESAÚ

Resultado de imagem para O MAU CARÁTER DE ESAÚ



 Vendo, pois, Esaú que Isaque abençoara a Jacó, e o enviara a Padã-Arã, para tomar mulher para si dali, e que, abençoando-o, lhe ordenara, dizendo: Não tomes mulher das filhas de Canaã.Gênesis 28.6
  

Ao ver que seu irmão obedeceu aos pais, indo a Padã-Arã, Esaú logo mostrou seu mau caráter. Agora, Jacó tinha a bênção de Abraão e, por isso, precisava ser cuidadoso, a fim de não agir fora do plano de Deus. Já seu irmão procurava pirraçar ainda mais os pais. Sem dúvida, essa não é a índole de quem tem a unção do Todo-Poderoso sobre si. Os passos seguintes mostrarão que Rebeca estava certa em crer no que o Senhor lhe disse, ajudando o filho mais novo.

Esaú logo descobriu que seu pai enviara Jacó à casa de seu tio, para tomar mulher para si, pois as filhas de Canaã eram más aos olhos de Isaque. Com isso, Esaú decidira fazer o possível para afligir seus pais – além de suas mulheres, que eram a amargura da família, ele tomou Maalate, filha de Ismael, irmão de seu pai, preferindo o caminho mau (v. 9). Ele poderia ser um ancestral de Jesus agindo desse modo? Quem não se cuida não é usado por Deus.

O Senhor não abençoa aquele que se dispõe a ser abençoado, e sim quem faz a Sua vontade. Além disso, o Altíssimo só pode atuar pelo caminho da santidade, mesmo que a pessoa lute com todas as suas forças, com oração, jejum e doando grandes quantias para a Sua obra. A fé abre a porta para alguém receber as bênçãos e não vem pelo desejo profundo que tal pessoa tem de possuí-la, mas, sim, dando ouvidos à Palavra (Rm 10.17). Aleluia!

Não é difícil andar com Deus, mas a caminhada tem de ser feita em fidelidade e no temor do Senhor. Os que desobedecem ao padrão bíblico, sem se importar com o que falam ou fazem, não conseguem agradar ao Pai celestial. O Novo Testamento deixa mais claro esse assunto ao dizer que sem fé é impossível agradar a Deus, pois aquele que se aproxima do Senhor tem de crer que Ele existe e é o Recompensador de todos os que O procuram (Hb 11.6). Amém!

Depois da sua atitude irresponsável, pouco ouvimos falar de Esaú; Jacó, por sua vez, escreveu uma linda história. A sua caminhada em direção a Padã-Arã foi cheia de incidentes maravilhosos. Lá, por exemplo, ele ouviu o Senhor e viu anjos subindo e descendo em uma escada. É possível perceber que seus passos foram guiados pelos Céus, pois sempre esteve onde deveria estar. Da mesma forma, aqueles que não se afeiçoam ao Altíssimo e não fazem a vontade dEle, em pouco tempo, caem no esquecimento.

Procure alcançar o padrão de servo de Deus demonstrado por Jesus nas Escrituras; caso contrário, você não estará em pé à direita do Mestre na consumação dos tempos. Por certo, vale a pena fazer o que agrada ao Pai, e não o que o homem deseja. Jamais aja por sentimento algum, mas, sim, pela fé. Quem foi iluminado pela mensagem do Evangelho tem de estar firme na fé e não pode se deixar vencer por nenhuma das mentiras do diabo. Amém?

Esaú estava disposto a irritar seus pais, mas a escolha de Jacó foi feita ainda quando ele era uma massa informe. Da mesma forma, Deus o moldou para ser um servo dEle. Por isso, jamais se dê a qualquer tipo de pecado. Se deseja agradar ao Senhor, prepare-se!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? Provérbios 20:9