sexta-feira, 2 de setembro de 2016

ESPALHADOS SOBRE A FACE DA TERRA

Resultado de imagem para Cumpra o que a Bíblia orienta,



 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.Gênesis 11.4
  

Eles agiram como tolos, mesmo sentindo que Deus os espalharia pela face da Terra, o que aconteceu de fato. Ninrode, um dos reis da Antiguidade, era orgulhoso e queria impedir o plano divino, por isso concebeu o projeto de construir a torre de Babel, uma afronta ao Todo-Poderoso. No entanto, em vez de destruí-lo, como fez aos homens no Dilúvio (Gn 6.17), o Senhor criou as mais diversas línguas, e, assim, todos os lugares do mundo foram ocupados.

Os planos do homem nem sempre são os do Onisciente, ainda que estejam sendo dirigidos por Ele. Como Paulo, jamais saberemos o que nos espera a não ser o que Deus, de cidade em cidade, revela-nos (At 20.23). É preciso estar aos pés do Senhor para aprender o que, quando e como fazer. De nada adianta as deliberações humanas, pois jamais compreenderemos o que não nos é dito, mas, sendo submissos a Deus, descobriremos Sua vontade.

Quem não consulta a Palavra do Senhor, nunca saberá se conduzir e, assim, será derrotado pelo inimigo. Ora, sem profecia – a revelação do que está escrito –, o homem se corrompe (Pv 29.18). Então, ele passa a aprovar o que condenava, por causa da proibição bíblica, e a desprezar aquilo que era certo. Jesus disse que nada podemos fazer sem Ele (Jo 15.5), mas alguns teimam em praticar o erro e, depois, descobrem que nada conseguiram.

Deus estava prestes a criar no meio da humanidade uma variedade de idiomas. Como a língua era a mesma, Ele mudaria algo na mente deles. Assim, a construção da torre cessaria, e toda a Terra seria habitada. Foi um ato de Quem sabe agir e interferir no pensamento humano! O homem, então, falaria a mesma coisa com palavras diferentes. O Senhor que criou o homem pode reprogramá-lo como desejar. Aleluia!

A obra da pluralidade de idiomas foi realizada pelas pessoas da Santíssima Trindade. Então, de um momento para o outro, ninguém mais se entendeu com o próximo. No entanto, por certo, marido, mulher e filhos falaram a mesma língua. Assim, sentindo-se sozinhos, procuraram lugares onde ninguém habitava. O que parecia mau favoreceu toda a humanidade. Deus é grande!

O êxodo levou os súditos de Ninrode às mais longínquas partes do globo terrestre. O Senhor sabe o que fez para o homem chegar às Américas – Norte, Central e do Sul –, e nós os conhecemos como índios. Os que foram para a Oceania foram chamados de aborígenes e outros migraram para a África, Europa e demais rincões do mundo. Ao criar os mais diferentes idiomas, o Todo-Poderoso fez Seu plano se cumprir.

Quem desobedece ao propósito divino percebe que não adianta executar algo que acha direito. A tarefa determinada pelo Senhor é a mais certa, perfeita e fácil de ser realizada. Cumpra o que a Bíblia orienta, para não ser achado lutando contra o Onipotente. Misericórdia!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5:1...