quinta-feira, 22 de setembro de 2016

COMO LIDAR COM OS ENFADOS

Resultado de imagem para COMO LIDAR COM OS ENFADOS




E disse Rebeca a Isaque: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher das filhas de Hete, como estas são das filhas desta terra, para que me será a vida?  Gênesis 27.46

  

É preciso ter cuidado para não se enfadar com as coisas ruins que sucedem, pois, muitas vezes, o erro está bem à nossa frente e é fácil de ser cometido. Ao declarar estar enfadada por causa das filhas de Hete, as quais Esaú tomara por mulher, Rebeca mexeu no coração de Isaque. Assim, logo seu esposo chamou Jacó e o enviou à casa dos seus parentes e do irmão de Rebeca, para que lá encontrasse a mulher da sua vida, e Jacó lhe obedeceu de pronto.

Rebeca não entendia como seu filho, Esaú, poderia ser tão perverso de coração, a ponto de provocá-la. A verdade é que quem se deixa levar pelo inimigo é capaz de matar o próprio irmão, a exemplo de Caim, ao ser usado pelo maligno. Sempre é bom orar pela pessoa com quem você está fazendo algum negócio ou vai falar a respeito de qualquer coisa. Se ela estiver na mão do diabo, poderá enganá-lo, mentir para você, roubá-lo ou até atentar contra sua vida.

As páginas policiais estão cheias de exemplos de pessoas que se deixaram envolver por um demônio que lhes abriu os olhos para a beleza de alguém e, depois, com a complicação do caso, foram guiadas ao homicídio. Quem vive os limites bíblicos jamais cairá nas tentações do maligno. Não há como o diabo ser bem-sucedido contra a sua vida, se você estiver em comunhão com Quem promete guardá-lo. Amém?

Esaú tinha um caráter mau pelo fato de estar distante de Deus. Ele queria ir de encontro aos próprios pais, ao se casar com mulheres não aprovadas por eles. Infelizmente, esse tipo de maldade ainda ocorre em nossos dias, mas, com o passar do tempo, quem agir assim perceberá ter se prejudicado muito mais do que a quem intencionava prejudicar. Ora, aqueles que o trouxeram ao mundo e cuidaram de você jamais iriam querer o seu mal. Acorde!

Rebeca acreditava que a prudência de Jacó poderia desaparecer, caso se inclinasse a uma mulher estrangeira. Naquele tempo, como agora e sempre será, a paixão enlouquece e faz do maior santo um grande pecador. Fique esperto para não cair nos contos do diabo, o qual fará tudo para enganá-lo, pois, como disse Jesus, ele é mentiroso e pai da mentira (Jo 8.44). No Senhor, entretanto, você pode confiar, pois Ele é a Verdade.

A mãe de Esaú e Jacó sabia que, até então, tinha seguido as direções do Senhor e, como o casamento é prazeroso e, com isso, a pessoa pode enveredar pelo caminho da desobediência e engano, ela não queria ver o plano divino sofrer algum tipo de prejuízo. Cuide dessa parte dos seus e não seja a mãe insensata ou o pai tolo, que só pensa no “melhor” para os filhos. O Reino de Deus e a Sua justiça devem ser buscados em primeiro lugar, e as demais coisas lhes serão acrescentadas (Mt 6.33).

Rebeca respeitava a autoridade de Isaque, por isso fez seu pedido. Jacó atendeu e, então, vemos o Senhor guiá-lo em tudo. A prova de que aquela mãe estava certa foi o cuidado de Deus com Jacó. Deixe o Altíssimo cuidar de você e viva o melhor em todas as coisas.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? Provérbios 20:9