sexta-feira, 9 de setembro de 2016

BOM NEGOCIADOR, MAU SERVO

Resultado de imagem para O coração do homem só pode ser regenerado com a vinda de Jesus e Sua morte no Calvário

Eis, agora, aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, para ali me escaparei (não é pequena?), para que minha alma viva.   Gênesis 19.20
  

O coração do homem só pode ser regenerado com a vinda de Jesus e Sua morte no Calvário, pois, até então, é impossível haver nele alguma mudança. Ló sempre quis levar vantagem em tudo. No início, acompanhou seu tio, Abraão, e aprendeu a negociar com ele. Sem dúvida, muitas dessas lições levaram Ló a procurar o favor do Senhor e a falar dEle. Entretanto, o temor a Deus não estava nele.

O sobrinho de Abraão era obstinado por riqueza, facilidade e conforto. Ele sempre via aquilo que pensava que os outros (e, principalmente, Deus) não viam. Pobre Ló! Era bom negociador, mas péssimo servo. Quando servimos ao Altíssimo, Ele cuida, inclusive, dos pormenores a nosso respeito. Porém, quando sequer O procuramos, Ele não pode fazer praticamente nada por nós. No entanto, foi só por causa de Abraão que o Senhor enviou Seus anjos para salvar Ló e sua família.

Ele ousou oferecer soluções ao Deus Onisciente e Onipotente. A conversa que teve com o anjo, ao sair de Sodoma, revela: ele era perito em negociar e, quando insistiu com os mensageiros celestiais, foi-lhe permitido viver na cidade sugerida. Todavia, Ló não contava que aquilo era uma permissão por causa da sua importunação, e não mudança nos desígnios do Alto. Como mau negociador, não sabia o que o esperava naquela “vitória”. Misericórdia!

A estratégia podia ser lógica, mas não vinha do Espírito Santo. Desse modo, Ló mostrou-se despreparado para obedecer à vontade do Criador e não instruiu a esposa a levar a sério as orientações divinas, tampouco as suas filhas na escolha de noivos fiéis e tementes a Deus. Elas agiram como loucas, e, por causa disso, a vergonha se apoderou de Ló. Os filhos que lhe nasceram pelo incesto foram maus testemunhos.

Segundo Jesus, a lógica do homem é carnal e inútil. Há muitos na igreja que só esperam uma oportunidade para pecar, ou fazer alguma coisa errada que lhes dê lucro ou prazer. Eles são como nódoas no Evangelho; seus erros levam muitos a desprezar o Senhor. De que adianta ter sucesso no plano natural se, no espiritual, a pessoa é motivo de escândalo? Ai de quem faz alguém se escandalizar.

Ló pressionou o enviado do Alto, dizendo que não viveria nas montanhas. Então, como se não tratasse com servos do verdadeiro Deus, insistiu em mostrar que a cidade para onde desejava ir era pequena e nela viveria muito bem. Quem era ele para ensinar ao Altíssimo? Porém, por sua teimosia, recebeu permissão para viver na pequena área. Isso foi a vontade permissiva de Deus. Então, naquela cidade, as filhas de Ló engravidaram dele. Que vergonha!

A Bíblia fala que somente os guiados pelo Espírito são filhos de Deus. Como a ganância de Ló o levou a conseguir autorização para viver na pequena cidade, o diabo pôde fazer com que houvesse o incesto. Com isso, nasceram Moabe e Amom, cuja descendência deu origem a duas nações que prejudicaram Israel. Valeu a pena a esperteza de Ló?

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH