domingo, 7 de agosto de 2016

PAI CUIDADOSO, PORÉM IMPRUDENTE

Resultado de imagem para PAI CUIDADOSO, PORÉM IMPRUDENTE


E seu pai lhes deu muitos dons de prata, e de ouro, e de coisas preciosíssimas, com cidades fortes em Judá; porém o reino deu a Jeorão, porquanto era o primogênito.     2 Crônicas 21.3
  

A série de mensagens que Deus me permitiu escrever sobre Josafá não podia terminar sem que eu falasse desse atencioso pai. Ele teve cuidado com o futuro material, mas foi imprudente na área espiritual. Assim, criou um déspota e o fez rei em seu lugar. Se tivesse feito todos os seus descendentes servos de Deus, o futuro deles teria sido lindo. Os erros de Josafá têm se repetido.

Todos os seus filhos devem ter ficado felizes por terem recebido do pai uma herança, pois ele separou para eles tesouros de prata, ouro e elementos de grande valor, dando-lhes, inclusive, cidades. No entanto, o mais importante – o temor do Senhor – foi desconsiderado. Com isso, o diabo usou Jeorão, que sucedeu Josafá de um dos modos mais covardes na casa de Davi, provando que o coração incircunciso é submisso ao diabo.

A maior e melhor herança que podemos deixar aos nossos é uma fé inabalável no Senhor. Dessa forma, eles se esquivarão da influência do inimigo. Os que vivem na presença de Deus nunca estendem a mão para ceifar a vida de ninguém. Já quem despreza o amor do Pai só pensa em fazer a vontade de Satanás, desde que seja para alcançar sua meta, pois vê as pessoas como objetos.

Quem só pensa no material é injusto, pois o Reino de Deus e Sua justiça soam como desinteressantes para ele. Ao iníquo importa tirar quem quer que for do seu caminho. Talvez o jovem Jeorão nem fosse tão mau assim, mas, ao se casar com Atalia (mulher venenosa como a mãe), ficou louco por ela, que o tinha em suas mãos. Que isso sirva de exemplo para quem se apaixona cegamente. A paixão carnal nos rouba o bom senso.

Logo que Josafá morreu, Jeorão, seu primogênito, assumiu o reino e se fortificou. Então, por pura maldade, mandou matar seus irmãos. Ninguém podia esperar que o filho de um homem pacífico e bom se tornasse um governante tão autoritário. Quem não é ensinado a respeitar a Palavra pode ser levado pelo diabo a cometer atrocidades. Então, nada mais de bom se esperará de tal pessoa. Misericórdia!

O pai cuidadoso a respeito das coisas materiais foi insensato. Ele mesmo arranjou o casamento do filho com Atalia. Depois, essa mulher também fez grandes estragos em Judá, quando assumiu o reino mediante um plano maligno. O que aconteceu em Judá mostra o seguinte: é impossível confiar em quem não tem o temor de Deus no coração. Portanto, verifique se sua família teme o Altíssimo, pois, onde falta isso, pode haver obediência ao diabo.

Ao unir sua família com a de Acabe, Josafá tomou uma péssima atitude, pois transgrediu a Lei do Senhor. Acabe e Jezabel eram idólatras e feiticeiros. Só por esse fato, Josafá não deveria ter se aparentado com eles. Porém, por algum interesse, resolveu deixar a Palavra de lado e atender seus interesses. O resultado foi inacreditável…

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? Provérbios 20:9