quinta-feira, 7 de julho de 2016

OPERAÇÃO DE UM ESPÍRITO DE ERRO

Resultado de imagem para Jamais duvide da palavra dada pelo Senhor


 E ele disse: Eu sairei e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E disse o Senhor: Tu o persuadirás e também prevalecerás; sai e faze-o assim.     2 Crônicas 18.21
  

Micaías descreveu o que aconteceria na guerra da qual Acabe e Josafá participariam juntos. O rei de Judá parecia não entender que aquela era uma batalha espiritual. De graça, ele aceitou ir com Acabe, não percebendo a operação maligna nessa situação. Apesar de saber que o dito do Senhor é infalível, o envolvido no pecado espera que a notícia proveniente de Deus não se confirme, acreditando no espírito do erro. Por que se esquivar da Palavra?

Aquela peleja seria o fim de Acabe, e Josafá não se deu conta disso. O rei de Judá perdeu a oportunidade de falar sobre o que fez na sua terra, quando ordenou que o povo fosse ensinado na Verdade, fazendo a nação melhorar. Até seus tributários tiveram paz com ele e lhe deram presentes. No entanto, fora da sua missão, era como se estivesse “de férias” da sua fé. Vendo o que ocorria ao seu redor, ele não se deixou ser usado pelo Senhor.

O profeta Micaías terminou dizendo que o mal já tinha autorização divina. Porém, o rei de Judá não deu importância a isso. Quem está longe do Pai não entende por que coisas ruins ocorrem. Ao verem membros da família sendo dizimados, entrando para o crime, morrendo prematuramente, divorciando-se e cometendo iniquidades, quantos despertam para pedir misericórdia de Deus, para que Ele os ajude e os livre?

Nessas horas, costuma aparecer um atrevido Zedequias para ferir o profeta. O servo do pecado é religioso e se ressente de não ter sido usado para dar o recado. Ele nem poderia fazê-lo, pois não estava na presença do Senhor. Josafá ouviu Acabe mandar Micaías para o cárcere, e nada fez. Por fim, ao ser levado, o homem de Deus falou ao rei ímpio, declarando que ele não voltaria em paz. Mesmo assim, este não se arrependeu. Pobres pecadores! 

Jamais duvide da palavra dada pelo Senhor ou por intermédio de Seus servos. Foi a última vez que o rei ouviu uma mensagem vinda do Alto. Anos antes, Elias o advertiu a se emendar, ou não haveria chuva até que esse profeta permitisse (1 Rs 17.1). Com isso, o reino do Norte ficou três anos e meio na pior seca já vista. Elias envergonhou e destruiu os profetas de Baal e dos postes-ídolos na presença de Acabe (1 Rs 18), o qual não se arrependeu. 

Há pessoas que jamais se curvarão ante a Verdade. Reconhecer a vontade divina é melhor do que qualquer sacrifício ou oração. Quem está preso às tradições religiosas será dominado pelo erro, mas, um dia, lamentará essa atitude insana. Alguns não buscam a vida por acharem que nada mais pode ser feito. No entanto, Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá (Jo 11.25). Seu tempo é agora!

É incrível! Mesmo sendo testemunha de tantos deslizes de Acabe, Josafá partiu para a guerra com ele! Este rei não foi morto por pouco. Embora tenha ouvido que Deus autorizara um espírito mau a enganar Acabe, Josafá não fez nada para anular a operação maligna. Misericórdia! Não seja teimoso como esse homem. Escolha o caminho da obediência ao Senhor.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? Provérbios 20:9