sexta-feira, 8 de julho de 2016

O ANÚNCIO DA TRAGÉDIA

Resultado de imagem para veja onde caiu e volte para os braços do Altíssimo



 E Jeú, filho de Hanani, o vidente, lhe saiu ao encontro e disse ao rei Josafá: Devias tu ajudar ao ímpio e amar aqueles que ao SENHOR aborrecem? Por isso, virá sobre ti grande ira da parte do SENHOR.    2 Crônicas 19.2
  

Após o susto sofrido em Samaria, Josafá voltou para casa e se sentiu em paz. Mas aquele sentimento não era verdadeiro, porque ele teria outras tentações e, se não estivesse bem na fé, cairia de novo. É preciso que estejamos firmes em nossa posição em Cristo, pois, após alguns sustos, vamos achar que não teremos mais problemas com o inimigo. Para sermos bem-sucedidos nas investidas malignas, temos de estar no bom caminho – a Palavra.

De repente, surgiu um profeta, Jeú, enviado para repreender Josafá. Ele iniciou o recado, perguntando ao rei se foi certo ajudar o ímpio, amando quem aborrece o Senhor. Em seguida, disse que, sobre ele, viria a ira divina. Se Josafá tivesse guardado o mandamento de Deus, nenhum mal o visitaria. O mesmo acontece conosco. Quando não obedecemos aos preceitos divinos, pode vir intensa provação sobre nós.

Em Samaria, Josafá fez duas coisas que desagradaram ao Senhor. A primeira foi ajudar o ímpio Acabe, caindo na cilada de ir à guerra para atender o “amigo”. Se tivesse orado, os seus olhos poderiam ter sido abertos. Assim, ele não teria ajudado os inimigos de Deus. A segunda foi não ter feito algo em favor de Micaías, o qual transmitira o recado dos Céus e, por causa disso, fora enviado para o cárcere. Insensato rei!

Jeú soube conduzir a repreensão, mostrando ao governante de Judá as boas coisas achadas nele: tirara os bosques da terra e preparara o coração para buscar a Deus (v. 3). A sua estada em Samaria foi uma caminhada pelo deserto, pois, por não ter buscado a vontade divina, sequer fez algo importante lá. A sua presença naquele local atestava que haviam feito o correto, separando as dez tribos da casa de Davi para fundar o reino que adorava o demônio.

Em seu lar novamente, Josafá sentiu o que deveria ser feito e visitou o seu povo desde Berseba até as montanhas de Efraim, levando-o a se voltar para o Deus de seus pais. Um avivamento se instaurou em seu reino. É isso que o Onipotente quer que aconteça conosco também, a fim de que o diabo não encontre brechas para nos destruir. Antes que a ira do Senhor recaia sobre a sua vida, faça a obra com dedicação.

O rei passou por uma verdadeira reforma em seu coração, vendo o quanto se distanciara da vontade divina. Em pouco tempo, suas novas decisões surtiram efeito em seus súditos, e a nação começou a viver como Deus havia apontado. O que faltara no início do seu reinado fora reparado. Ele concordou que deveria ter atitudes saudáveis novamente, para jamais ser desamparado por Aquele que só nos mandou fazer coisas excelentes.

Aprenda a lição: veja onde caiu e volte para os braços do Altíssimo! Não deixe o diabo levar os seus entes queridos ao pecado nem condená-los à perdição eterna. Faça o que estiver ao seu alcance para fazê-los entender que, longe do Pai, nunca se vê a luz.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? Provérbios 20:9