terça-feira, 5 de julho de 2016

A SIMPLICIDADE DE UM REI PODEROSO

Resultado de imagem para Se você erra e se arrepende, significa que o Senhor o ama. Você é dEle!



E disse o rei de Israel a Josafá: Disfarçando-me eu, então, entrarei na peleja; tu, porém, veste as tuas vestiduras. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entraram na peleja.  2 Crônicas 18.29
  

A simplicidade é uma das marcas dos servos de Deus. Apesar de ser um homem usado pelo Senhor, Josafá se influenciou pelo rei de Israel. Este mostrou sua maldade ao se disfarçar e fazer Josafá vestir-se como rei. Acabe sabia que os sírios procurariam destruir Josafá, que só não foi morto por ter clamado ao Altíssimo. É preciso ser simples como a pomba e prudente como a serpente (Mt 10.16).

As estratégias de guerra do homem natural e do ímpio sempre serão diferentes das dos filhos de Deus. Como o Senhor vai à nossa frente, Ele nos ensina a maneira de não atrapalharmos o Seu desempenho. Quem obedecer às direções dEle será bem-sucedido. Na luta contra as trevas, precisamos que Ele nos diga o que fazer.

Josafá ouviu o “chefe” Acabe dar as instruções e nem percebeu o perigo que corria. Estando aberto aos ataques do inimigo, alguma flecha poderia tê-lo acertado. Peça a Deus sabedoria, pois Ele Se alegra quando somos sábios. Antes de empenhar a sua palavra, se não sentir o testemunho do Senhor, separe um tempo para orar. Entretanto, se algo contradiz as Escrituras, recuse isso. 

O bom é que Josafá sabia clamar, o que todos devem aprender, crendo que, ao invocarem o Altíssimo, serão ouvidos. Quando os sírios viram que era o carro do rei, logo pensaram ser o de Acabe e o cercaram. Ao ver o perigo, Josafá clamou ao Altíssimo e foi ajudado por Ele. Apegue-se a essa palavra. Se, um dia, você estiver em algum aperto, clame ao Pai, porque Ele sabe desviar os inimigos que estão no encalço do Seu servo.

Talvez, vendo Josafá cercado, Acabe tenha sorrido. Agora, ele poderia lutar e vencer a guerra sem a ajuda divina. Quanta insensatez! Por que desprezar o Criador, o Autor da vida? Por que não servir ao único e verdadeiro Deus? O rei de Israel se achava o tal, aquele que poderia desprezar o Todo-Poderoso, fazer o mal até aos amigos e se dar bem em todas as coisas, mas ele estava enganado.

Um homem, na sua simplicidade, armou o arco e atirou a esmo a sua flecha. Sem explicação natural, ela feriu Acabe entre a sua juntura e a couraça. Que pontaria esse cidadão teve! A verdade é que não foi dele a autoria de tal façanha, mas de uma mão misteriosa, que levou o dardo a atingir o “esperto” rei e feri-lo mortalmente. Acabe era homem de fibra, mas não de fé. Mesmo ferido, permaneceu de pé em frente aos sírios e morreu ao pôr do sol.

Com o rei de Israel morto, Josafá voltou para o seu reino. Então, Deus enviou um profeta para lhe dizer duras coisas. Quando o Pai repreende, devemos receber a advertência e agradecer a Ele por nos amar. Se você erra e se arrepende, significa que o Senhor o ama. Você é dEle!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Ass...