segunda-feira, 11 de julho de 2016

A GRANDE RESPOSTA DE JOSAFÁ

Resultado de imagem para Então, Josafá temeu e pôs-se a buscar o SENHOR


 Então, Josafá temeu e pôs-se a buscar o SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.   2 Crônicas 20.3
  

O castigo estava chegando, e não era pequeno. Para um grande mal, é preciso uma grande ação. Se Josafá não temesse o Senhor, ele teria de pegar os recursos materiais de Judá e contratar um rei para socorrê-lo, como o da Síria ou o do Egito. No entanto, quem tem fé no verdadeiro Deus sabe que, se Ele permitiu a provação, é o único que pode dar fim a ela. Porém, a resposta tinha de ser à altura, e nisso ele não titubeou.

Uma confederação de nações se formou buscando destruir o reino de Judá. Sem dúvida, pelo lado natural, isso seria suficiente para derrotar o povo santo. Juntaram-se amonitas, moabitas e os da montanha de Seir. Eles pareciam inumeráveis e vieram com todo o ódio, o qual era o salário que o diabo lhes dava por fazer a vontade dele. Contudo, só se esqueceram de uma coisa: Josafá era servo do Deus infalível.

O escape só era possível no Senhor. Por isso, o rei temeu, mas não deixou o medo entrar em seu coração nem o desespero invadir a sua alma. Esse é um dos segredos a ser colocado em prática sempre! Se você se encher de temor das ameaças do inimigo, não conseguirá crer no Altíssimo. Se a sua mente se perturba, você sequer conseguirá orar. Respeitar o Onipotente é tudo o que deve ocorrer no interior dos salvos.

O rei de Judá buscou Aquele que podia livrá-lo. O Senhor é Varão de guerra. Se Ele deixou alguma coisa invadir a sua vida, é porque você O abandonou. Então, o inimigo agiu em seu viver. Porém, se um ato ruim lhe trouxe a provação, um ato bom lhe trará a libertação. Deus é justo e não deixará o mal dominá-lo, se você se arrepender e orar com fé. Por que não se acertar com Ele agora?

A atitude de Josafá diante da grande ira que se abateu sobre ele deve ser imitado todas as vezes que o mesmo ocorrer com você. Não deixe o diabo usá-lo. Quantas vezes você já foi abençoado, mas não correspondeu aos benefícios que lhe foram feitos? Arrependa-se e seja atendido agora! O Onipotente diz que, se formos infiéis, Ele permanecerá fiel, pois não pode negar-Se a Si mesmo (1 Tm 2.13). 

O rei começou a buscar o Senhor e continuou até a resposta chegar. O erro é achar que Deus não quer nada conosco. Só os que perseveram são salvos – curados, libertos e resgatados. O amor do Pai é infindável; por isso, jamais diga: “Não há mais jeito”. Achegue-se ao Altíssimo em oração e nas Escrituras, e Ele lhe mostrará o que fazer. Não se desespere com a ameaça do maligno, pois ele é mentiroso (Jo 8.44).

Uma direção foi ao encontro do coração do rei: ele precisava do apoio de todo o povo e, então, proclamou um jejum em toda a nação. Em caso de algum ataque inimigo, a sua família deve ser convocada para se unir em jejum e oração a fim de buscar a ajuda divina. Ora, um dos títulos de Deus é misericordioso. No Senhor, está a saída!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5:1...