sábado, 18 de junho de 2016

QUANDO A ALEGRIA NÃO É SUFICIENTE




Resultado de imagem para Fuja dos maus conselheiros, pois servem ao diabo!


E sucedeu que, vindo a arca do concerto do SENHOR ao arraial, todo o Israel jubilou com grande júbilo, até que a terra estremeceu.  1 Samuel 4.5
  

Os filisteus foram perpétuos inimigos de Israel. Eles se preparavam durante anos para fazer mal ao povo de Deus. O que lhes importava era destruir a semente de onde viria o Messias, e isso prova que, por trás daquele ódio, estava o príncipe das trevas. Qualquer sentimento contra o servo do Senhor tem origem em Satanás. A salvação da humanidade era o alvo maior, embora os filisteus não soubessem que eram usados pelo diabo para prejudicar essa obra.

No momento em que Ana decidiu não aceitar a sua esterilidade, ela estava sendo usada pelo Altíssimo para que a luz não se apagasse em Israel. As provocações de Penina, a outra mulher de Elcana, sugeriam que Ana tomasse uma atitude drástica e, assim, deixasse de dar à luz Samuel. Afinal, com a deterioração da casa de Eli, a nação poderia ter chegado ao fim. Há muitas estéreis que precisam lutar pela maternidade.

O pecado apaga os sonhos, destrói a moral e as vidas, leva o povo a voltar ao cativeiro do diabo, humilha os guerreiros da fé e mancha a obra de Deus. Porém, há quem prefira ser réu do Juízo eterno a servir a Deus. Muitos pecadores, em vez de se arrependerem e contarem o que aconteceu, fecham-se no engano, esquecendo-se de que isso os levará ao julgamento do último Dia, quando receberão a condenação eterna.

Por que fazer parte do grupo de Acã, o qual fez Israel ser derrotado diante da minúscula cidade de Ai? (leia Josué 7). Por que deixar a terra se abrir e engolir você e seus familiares vivos, como ocorreu com Datã, Corá e Abirão? (Dt 11.6). Por que mentir e morrer aos pés dos apóstolos, como ocorreu com Ananias e Safira e tantos outros que teimaram em servir a Satanás? (leia Atos 5). Será que trair o Mestre por 30 moedas de prata fez algum bem a Judas? (Mt 26.15).

No primeiro embate com os filisteus, Israel foi derrotado. Os judeus tinham acampado em Ebenézer – que significa até aqui nos ajudou o Senhor – e não sabiam que Deus não os ajudaria enquanto houvesse pecado no sacerdócio. Eli não repreendia os filhos que abusavam das ofertas e das mulheres. Por isso, Deus não lhes daria a vitória sobre os inimigos até que se santificassem. Que lição! Por que seguir o caminho errado, se não há motivo?

Os anciãos de Israel não consultaram o Senhor, a fim de ver a causa da derrota e mandaram trazer a arca do Senhor. Ao vê-la no meio deles, os soldados de Israel se regozijaram de tal modo, que o som que emitiam encheu toda a Terra. Os filisteus ficaram amedrontados e se prepararam para o pior, esforçando-se para não serem derrotados, pois o som do júbilo dos israelitas os deixara apavorados. No entanto, nem sempre a alegria é suficiente. É preciso ser servo para ser honrado.

Mesmo com a arca, Israel foi ferido pelos inimigos. O pecado é coisa séria. Quem o praticar será responsabilizado pelo fracasso do povo santo. Quantos deixarão de se converter, receber a cura e prosperar, impedindo a propagação da obra pelo mundo, por causa do pecado na congregação ou na direção? Misericórdia, Senhor! 

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não qu...