terça-feira, 4 de novembro de 2014

SANTÍSSIMA TRINDADE


SANTÍSSIMA TRINDADE
( Triunidade Divina )


Sua formula ( prescrição ordem formal ) 
maneira de explicar sua unidade composta.
Gênesis 1:26
¶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.


( Um ) só Deus. Pai, Filho, Espírito Santo.
Como Deus. Tudo que Ele fez é um em três.

Exemplos:
Homem: Corpo, alma, espirito. Cabeça, tronco, membros

Átomo: a mais pequena matéria ( núcleo, protões, nêutrões)


Moléculas: formada por átomos


Células: núcleo, plasma, citoplasma. ( ovo )

 (óvulo ) gâmeta ( Os gâmetas são as células reprodutoras. Estas células são haplóides e por este motivo contêm apenas metade do material genético, que após a fecundação irá ser partilhado com outra semelhante ) feminino e masculino.  


Tudo em Deus é composto:


Ele:


- Façamos o homem -  Gênesis 1:26

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

- Um de nós - Gênesis 3:22
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,

- Desçamos - Gênesis 11:7  
 Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.          
                    
- Morada em três no crente. João 14:23-26                       
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
Tenho-vos dito isto, estando convosco.
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

- Três testemunhos: o Espírito, água e o sangue. João 5:88  

Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.


A oração sacerdotal:


- João 17:11 - sejam um como nós

 E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para 

 - João 17:24 - estejam comigo para verem a minha glória.

 Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.

- João 17:10 - Todas as coisas são tuas, e as tuas são minhas.

E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.


Deus - Trino 


- Na criação -


- Pai.  Gênesis 1:1

 No princípio criou Deus o céu e a terra.

- Filho. Colossenses 1:16
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

- Espírito Santo Salmo 104:30

Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.

- Na encarnação do Senhor Jesus - Lucas 1:35

E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

- No batismo a criação do Senhor Jesus - Mateus 3:16-17

E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

- Na expiação - Hebreus 9:14

 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?



- Na ressureição - Romanos 1:4
Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,



- Na salvação - 1Pedro 1:2
Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.



Por Pr José Carlos dos Santos
04/11/2014


           

Versículo do Dia

  Versículo do Dia O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não qu...