sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Porque Orar?


Porque Orar?



Nossas Igrejas nunca serão melhores, enquanto os crentes não estimarem intensamente a Oração.
- Quando levamos a Deus a nossa súplica, aperfeiçoamos a nossa fé. (Hebreus 11.6) “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.

Tentando encontrar diretrizes e respostas para a pergunta que encabeça estareflexão, colocaremos alguns motivos sobre a questão do porque orar.

1. Oramos para desenvolvermos uma vida mais consagrada. (v.14)
Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; deitai fora os deuses a que serviram vossos pais dalém do Rio, e no Egito, e servi ao Senhor.
* Para sermos mais consagrados, precisamos romper com tudo aquilo que não agrada a Deus. (Deus exige de nós exclusividade) Êxodo 20.2-3. “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim”.
      
2. Oramos para mantermos a espiritualidade de nosso lar. (v.15)
Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Nossa sociedade é marcada pela licenciosidade e pelo descompromisso com os valores cristãos. O mundo contemporâneo está mergulhado em profunda imoralidade.

O materialismo e o consumismo do mundo contemporâneo têm levado os membros da família a se esquecerem da vida piedosa no lar.
Que resposta podemos dar a todas as investidas de Satanás para destruir a família?
a) Creia que o Senhor que dá sustentação a família. (Salmos 127.1) “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”.
b) Creia que seus filhos são bênçãos de Deus. (Salmos 127.3) “Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão”.

3. Oramos para termos um coração obediente. (v.16)
Então respondeu o povo, e disse: Longe esteja de nós o abandonarmos ao Senhor para servirmos a outros deuses:
* A obediência é fruto do nosso amor a Deus. (João 14.23) “Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada”.

4. Oramos porque somos adoradores. (v.17)
Porque o Senhor é o nosso Deus; ele é quem nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e quem fez estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos preservou por todo o caminho em que andamos, e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.

Deus não busca adoração, pois, dela o céu está repleto. Compreendo, pela Palavra, que Deus procura Adoradores que o adorem em Espírito e Verdade.
(João 4.23-24)

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

 

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? Provérbios 20:9