domingo, 24 de agosto de 2014

O novo nascimento!


O novo nascimento!
João 3:3

A conversão bíblica não é troca de religião, mas mudança de vida.

Certa vez, Jesus foi procurado por um homem chamado Nicodemos. Seu nome significa " vitorioso sobre o povo ". Esta expressão demonstra muito bem a condição daquele judeu. Ele era religioso, doutor da lei, mestre em Israel e membro do tribunal judaico, o Sinédrio. Possuía conhecimento, títulos, alta posição social e talvez fosse rico. 
Por que procuraria o Senhor Jesus ? ( Jo 2:23 ) Nicodemos não estava doente, endemoninhado, desempregado, falido nem buscava solução para problemas sentimentais. Sua vida era aparentemente perfeita, mas ele tinha uma necessidade que foi resumida nas palavras de Jesus, que disse: " Necessário vos é nascer de novo " ( João 3:7 ).

Nicodemos era um homem de altíssimo caráter moral e de profundo anseio espiritual, mas que sofria de grande cegueira espiritual.

É como se Jesus dissesse a cada pessoa: " Sua vida não tem conserto. Você precisa nascer de novo ". O evangelho não oferece uma reforma na vida do homem, mas sim uma nova vida.

O novo nascimento não é reencarnação, mas um nascimento espiritual que acontece quando o indivíduo crê em Jesus Cristo como seu Salvador e o recebe no coração pela fé. Então, começa uma nova vida.

A perplexidade de Nicodemos produziu uma repreensão gentil da parte de Jesus. Será que um mestre ( lit. professor ) de Israel não sabia essas coisas ? Não eram coisas novas ( Ez. 11:19 ). Um reino espiritual e uma vida espiritual que lhe seja adequada não eram coisas estranhas aos ensinamentos do Velho Testamento.

Ez. 11:19-20 
- 19 E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne,
- 20 para que andem nos meus estatutos, e guardem as minhas ordenanças e as cumpram; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Antes, você era incapaz de vencer o pecado. Agora, pode vencê-lo, mas precisa escolher fazer isso. Nesta linha de pensamento enquadram-se diversas admoestações de Paulo para as igrejas ao orientar os irmãos no sentido de viverem de acordo com suas novas condições espirituais:

" Rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus " ( Rm. 12.1-3 ).

Em João 3:14, o levantamento do Filho do homem não pode se referir à Ascensão, à vista da elevação da serpente de bronze sobre o poste ( Nm. 21:8 ), com a qual foi aqui comparado. A alusão é à cruz ( Jo. 12:32, 33 ). Assim como os homens atingidos pelas picadas das mortais serpentes olhavam com expectativa e esperanças para aquilo que era a semelhança do réptil que injetara o vírus da morte em suas veias, assim os pecadores deviam olhar pela fé para Cristo, seu Substituto, que veio em semelhança da carne do pecado e em lugar do pecado ( Rm. 8:3 ). 
O resultado de tal fé é a vida eterna. Sem essa fé o homem tem de perecer. Não é aniquilação, mas a tragédia de ser eternamente separado de Deus.


Conclusão

Assim, aqueles que se convertem pela fé no evangelho são transformados, não com o propósito de serem ricos ou famosos, mas para serem cada vez mais parecidos com o Senhor Jesus Cristo, em comunhão com ele e em obediência aos seus mandamentos. Assim, seremos agradáveis a Deus que, por fim, nos receberá em sua própria casa.

Por Pb Ari  - IEAB Arapuá  - 24/08/2014

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de D...