terça-feira, 11 de março de 2014

JEJUM: UM DEVER OU SOMENTE UMA OPÇÃO DO CRISTÃO


JEJUM: UM DEVER OU 
SOMENTE UMA OPÇÃO DO CRISTÃO


Muitos cristãos desconhecem o que a bíblia diz acerca do jejum. Ou seja recebem um ensino distorcido ou não recebem ensinamento algum sobre este assunto.

Não há regras fixas na bíblia sobre quando jejuar ou qual tipo de jejum praticar , isto é algo pessoal. mas a prática do jejum, além de ser recomendação bíblica, traz consigo alguns princípios que devem ser entendidos e seguidos, jejum é abstinência total ou parcial de alimentos ou líquidos.
Todo jejum deve ser acompanhado de orações e suplicas.

O jejum não muda a Deus. Ele é o mesmo antes, durante e depois de seu jejum. Mas jejuar mudará você. Vai lhe ajudar a manter-se mais suscetível ao Espírito de Deus.

O jejum não tornará à Deus mais bondoso ou misericordioso para conosco, ele está ligado diretamente a nós, à nossa necessidade de romper com as barreiras e limitações da carne. O jejum deixará nosso espírito atento pois mortifica a carne e aflige nossa alma.

Por exemplo, a fé é do espírito e não da carne, portanto, ao jejuar estamos removendo o entulho da carne e liberando nossa fé para se expressar; Quando Jesus disse aos discípulos que não puderam expulsar um demônio por falta de jejum ( Mt 17:21 ), ele não limitou o problema somente a isto mas falou sobre a falta de fé ( Mt 17:19-20), como um fator decisivo no fracasso daquela tentativa de libertação.


Vejamos abaixo , relatos e situações na bíblia acerca do jejum:


* ARREPENDIMENTOS DE PECADOS -

Samuel e o povo jejuando em Mispa, como sinal de arrependimento de seus pecados ( 1 Sm 7:6 - Ne 9:11 ).

* Luto -

davi jejua em expressão de dor pela morte de saul e Jônatas e depois pela morte de abner ( 2 Sm 1:1 - 3:35 ).

* Aflições -

Davi jejua em favor da criança que nascera de Bete-Seba, que estava doente, à morte ( 2 Sm 12:16-23 ); Josafá apregoou um jejum em todo Judá quando estava sob o risco de ser vencido pelos moabitas e amonitas ( 2 Cr 20:3 ).

* Buscando Proteção -

Esdras proclamou jejum junto ao rio Ava, pedindo a proteção e benção de deus sobre a viagem ( Ed 8:21-23 ), Ester pede que seu povo jejue por ela, para proteção no seu encontro com o rei ( Et 4:16 ).

* Em situações de enfermidade -

Davi jejuava e orava por outros que estavam enfermos ( Sl 35:13).

 * Em situações de guerra -

Rei Josafá ( 2 Cr 20:3 ) - Rei Ezequias ( 2 Reis 19:1 )

- Há diferentes formas de jejuar: As que encontramos na Bíblia são:


a) JEJUM PARCIAL - Velho Testamento


Normalmente o jejum parcial é praticado em períodos maiores ou quando a pessoa não tem condições de se abster totalmente do alimento ( ex: por causa do trabalho ) vemos no livro de Daniel sobre esta  forma de jejum: " Naqueles dias, eu Daniel, pranteei durante três semanas. Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram em minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que se passaram  as três semanas " ( dn 10:2-3 )


O profeta Daniel diz exatamente o que ficou sem ingerir: carne,vinho e manjar desejável. Provavelmente se restringiu à uma dieta de frutas e legumes, não sabemos ao certo. O fato é que se absteve de alimentos, porém não totalmente. E embora tenha escolhido a que aparentemente seja a forma menos rigorosa de jejuar; dedicou-se à ela por três semanas.


b) JEJUM NORMAL - Novo Testamento


É a abstinência de alimentos mas com ingestão de água. foi a forma que nosso Senhor adotou ao jejuar no deserto.

Cresci ouvindo sobre a necessidade de se jejuar bebendo água; meu pai dizia que no relato do evangelho não há menção de Cristo ter ficado sem beber ou ter tido sede ( ele estava no deserto !):

"Jesus cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias , sendo tentado pelo Diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve teve fome " ( Mt 4:2 )


Então vieram ter com ele os discípulos de João , perguntando que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam? - Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles?. Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo e então hão de jejuar. ( Mt 9:14-15 )


Havia também uma profetiza, Ana filha de Samuel, da tribo de Aser.Era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade; era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, mas adorava a Deus noite e dia em jejuns e orações." Chegando  ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém " ( Lucas 2:36-38 ) 


Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: "Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado". ( Atos 13:2 )


Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram. ( Atos 13:3 )


Em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns. ( 2 Coríntios 6:5 )


Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez.  ( 2 Coríntios 11:27 )


PARA QUE DEUS MUDE A SITUAÇÃO


( JONAS 3:4-10 ) 


Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: "Daqui a quarenta dias Nínive será destruída".

Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco.
Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza.
Então fez uma proclamação em Nínive: "Por decreto do rei e de seus nobres: Não é permitido a nenhum homem ou animal, bois ou ovelhas provar coisa alguma; não comam nem bebam!
Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência.
Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos".
Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.

Vemos aqui que uma cidade prevaleceu, com deus pelo jejum e a oração. Deus enviou Jonas a cidade de Nínive a fim de estender a Sua Misericórdia as Ninivitas. 

O pecado é visitado com Juízo , mas o Arrependimento com Misericórdia ( Jr 18:7-8 ) 

Acabe Jejuou " para o mal " até possuir a Vinha de Nabote, ao ser alertado por Elias; Acabe se Arrependeu e Deus não fez o mal que prometera em seus dias ( 1 Reis 21:27-29) 


SE DEUS RECEBEU O JEJUM E OUVIU AS ORAÇÕES DO POVO DA CIDADE DE NÍNIVE E DO REI ACABE, QUE ERAM PESSOAS DESPROVIDAS DE CARÁTER, SEM NENHUM PADRÃO MORAL, SERVINDO ABERTAMENTE A " DEUSES PAGÃOS " E MUDOU A TRAJETÓRIA DE DESTRUIÇÃO DESSAS PESSOAS, E LHES DEU UMA NOVA OPORTUNIDADE, O QUE DEUS FARÁ A SEU POVO, SE TODOS JEJUAREM E ORAREM E BUSCAREM A SUA FACE DE TODO CORAÇÃO?



Por  Evangelista Edison Luis  






Versículo do Dia

  Versículo do Dia O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não qu...