domingo, 17 de agosto de 2014

GRAÇA E SABEDORIA

GRAÇA E SABEDORIA

Se você tivesse hoje a mesma oportunidade de Salomão, o que você pediria?

 Deus aqui sonda o coração de Salomão, Deus quer que venha a tona o que está dentro do coração dele. 
É um uma pergunta muito fácil de fazer, mas muito difícil de ser respondia. A pergunta é a mesma para todos, as  respostas poderão ser muito diferentes.
Naquele instante Salomão era um jovem rei sem muita experiência para governar ou conduzir o povo ( isto é um aspecto importante de todos nós serem humanos porque somos falhos e dependentes de Deus). 
Ele pede sabedoria para governar com justiça o povo de Deus; não quis Poder ou Riqueza, ou outra coisa em benefício próprio.

Nós como seres humanos limitados e falhos tendemos em pedir algo material para nós mesmos, não que isso seja errado, pois cada um tem a suas necessidades. veja uma situação, se você sai as 05:00 hs para trabalhar e tem que enfrentar 2 ou mais ônibus lotados e para voltar a mesma coisa, é comum você pedir um carro para Deus, pois é uma necessidade naquele momento, ou se você está no vermelho no Banco, ou com o cartão de crédito estourado é comum você pedir a Deus que seu salário seja aumentado ou até mesmo pedir um novo emprego onde você possa ganhar mais, ou se você paga aluguel é comum que você peça uma casa própria, há situações que as perseguições no trabalho é tanta que você chega a pedir que Deus te tire de lá, porque está sofrendo muito.
Será que é isto que Deus espera ouvir de nós?

Você está consciente de que esta vida é passageira e que nada daqui vamos levar?
O que você acredita de fato ser necessário e essencial para te fazer feliz nesta terra?
Sabe não é pecado ter dinheiro, mas, milhares têm em grandes fortunas e mesmo assim não são felizes.
Ele não pediu vida longa - o que adianta viver muitos anos e viver mal; Ele não pediu a morte de seus inimigos, vamos parar aqui um pouquinho na minha opinião uma das atitudes mais sublimes nesta vida é amarmos nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem ( Mateus 5:44  ), está aí uma atitude que Deus requer e quer ver em nós, não é fácil .

 Lições que precisamos aprender , enxergar que as coisas que Deus faz são boas, mesmo que no momento não pareçam, pois tudo o que Deus faz é bom .
(em  Romanos 8:28 está escrito:  Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. ) geralmente levamos em conta neste versículo, somente para as coisas boas, ou nos momentos e situações favoráveis, mas existe situações que achamos não ser boas naquele momento, mas Deus está trabalhando em nosso favor, para que no final tudo ocorra bem , basta acreditarmos. tome cuidado, não se revolte com Deus, nós aprendemos que quando sofremos, poderá ser o exato momento de praticar a palavra de Deus.

Veja José do Egito, Deus tinha um plano bom na vida dele e veio acontecer. Ele finalmente disse que , embora as coisas que aconteceram com ele foram inicialmente criadas para o mal, Deus o tornou em bem ( Gênesis 50:20 )
Há outro exemplo na bíblia que retrata uma história semelhante, o cego de Jericó que ficava a beira do caminho pedindo esmolas, Jesus lhe perguntou o que queres que eu te faça? Ele decidiu ver, poderia ter pedido riquezas ou aumentar as esmolas que recebia e tantas outras coisas, mas ele quis ver.

Sabedoria é discernimento, prudência, conhecimento. Além do conhecimento adquirido é bom , é bom senso para tomar a melhor decisão, ter um comportamento excelente, prudência ao falar, cautela...
A sabedoria nos protege, enriquece, traz felicidade, prolonga a vida . O livro de Provérbios, escrito por Salomão, é um ótimo manual.

É triste, mas é uma verdade, que muitos que se dizem ser cristãos, possuem tempo para tudo, mas  não encontram tempo para buscar a presença de Deus, sequer ter a intimidade com Ele o doador da vida, e no fim da vida, vão descobrir que viveram  anos correndo atrás de bençãos e perderam a oportunidade de perceber que a verdadeira benção é sentir a presença de Deus e ter comunhão com Ele que é poderoso e eterno. 
Muitos Cristão buscam as bençãos de Deus, mas sequer olham para o irmão ao lado , que está com dificuldade financeira, ou mesmo precisando somente de um abraço, ou de uma palavra de ânimo, mas o individualismo e o egoísmo predomina, entre muitos dentro da igreja, como podemos querer algo de Deus, se deixamos de falar com nosso irmão, se estamos intrigados com alguém dentro da igreja , chega no dia da Santa Ceia , o cristão toma a ceia tranquilamente, e diz estou em dia com Deus,  de que vale tudo isto se não houver amor, senão liberar perdão. ( Mateus 5:23-26 ). o que falta é ter mais intimidade com Deus, é buscar a presença de Deus,ser cheio da Graça de Deus, para isso tem que ter Sabedoria , que vem de Deus, foi isto que Salomão pediu a Deus, e as demais coisas Deus acrescentou na vida dele.
Não basta ser Dizimista fiel e ofertante na casa do Senhor, temos que ter compromisso com Deus, ser obediente a sua Palavra, busca-lo de todo nosso coração.

Onde está o meu e o teu coração?
Onde está o meu e o teu desejo?

Tudo está relacionado em qual direção o meu e o teu coração está preocupado.
Saiba que se eu e você cuidarmos e buscarmos o Reino de Deus, as demais coisas serão acrescentadas? 
( Mateus 8:33)
Vou confessar pra vocês, eu em particular sempre peço a Deus duas coisas, e foi o que Moisés pediu a Deus, que está no Salmo 51:10 (Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto) e 51:17 (Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus).

Não há melhor lugar do que na presença de Deus, nos braços do Pai, não há nada neste mundo que nos cause mais saudade, que é estar na presença de Deus.
Saudade de ouvir a voz do Pai Celeste, Moisés um dia disse: se a tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui. 
Em nossa vida cristã, o mais importante é termos a cada dia o privilégio de ter um encontro pessoal com Deus, e verdadeiramente no fundo do coração, o anelo de viver com Cristo.

Quantos aqui nesta noite já não provam do santo dos santos em Deus e faz um bom tempo que não sentem mais nada, entram e saem do mesmo jeito, vazios. Quantos há muito tempo não derrama uma lágrima sequer para Deus em forma de gratidão por tudo que Ele fez e continua fazendo, pois tudo vem Dele, e sem Ele não somos nada.
Que cada um nesta noite reflita como está sua comunhão com Deus, o que você tem buscado na casa de Deus.

Se você tivesse hoje a mesma oportunidade de Salomão, o que você pediria?
                                          
                        
Por Pb. Anderson


17/08/2014

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? Provérbios 20:9