sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

" E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. "


Culto comemorativo pelo 1° aniversário da I.E.A.B. 
 do Bairro Cerâmica - SCSul


Primeira palavra que vem a mente é GRATIDÃO: a Deus e aos irmão que tem auxiliado na obra para que ela continue dando frutos. É um momento de expressar ainda mais o seu amor pela Igreja e dar o melhor, porque é para Deus. Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É fazer o reino de Deus avançar cada vez mais aqui na Terra.

Igreja:




- Ela foi instituída por Deus;




- Deus confiou a nós - grandes responsabilidades;




- Falar do evangelho, falar de Jesus.


Sermão

Ref. Bíblica
Marcos 16:15:
 " E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. " 



Missão: Significa, no Latim, enviar. Somos enviados para desempenhar uma tarefa, um serviço. 

Ide: Ordem dada pelo próprio Jesus Cristo. 

Por todo o mundo: Em todos os cantos da Terra.

Pregai: Anunciar, proclamar, levar uma notícia ao conhecimento de alguém.

Evangelho: Boa nova, boa notícia, bom anúncio.

Toda criatura: Não exclui ninguém. O evangelho deve ser pregado a todos os povos em todas as épocas e lugares.





Os soldados que vão batalhar para avançar a causa deste reino espiritual usam a armadura e as armas espirituais ( Efésios 6:10-18; 2 Coríntios 10:3-6 ) quando buscam cumprir sua missão espiritual.

Efésios 6:10-17

10  No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

Efésios 6:18

2 Coríntios 10:3-6


Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.


V11 Toda armadura não pode ficar nada de fora.




V14 Cingir quer dizer rodear, cercar, envolver em torno e lombo é a região das costelas , a parte abdominal e os quadris. Como se fosse um cinturão no qual sua função era prender a túnica ( vestes ) ao corpo e também auxiliar ao carregar a espada.




Ainda V14- Couraça é o que protegia o soldado do pescoço até a virilha parecido com o colete dos policiais de hoje em dia. Andar em justiça diante de Deus é não viver em idolatria, em nossas vidas o primeiro lugar é do Senhor Jesus, é saber respeitar os direitos dos outros, sem fazer acepção de pessoas, é dar a cada um o que lhe é de direito: comprou então pague, emprestou, devolva; errou peça perdão; é respeitar as autoridades. Em resumo é obedecer aos princípios da Palavra de Deus. 




V15 Correr descalço em cima de pedras ou areia quente é uma sensação terrível, as pedras rasgam a pele a areia quente queima a pele criando bolhas e tudo isso nos impede de avançar com a mesma velocidade. O Senhor sabia desta dificuldade e por isso nos preparou um calçado especial, perfeito para a guerra que enfrentamos, a qual não é no corpo, mas no espírito. São sandálias especiais que firmam os nossos pés na Rocha que é Jesus e nos guardam de não sairmos do caminho que Ele nos preparou. Quando estamos calçados pisamos com mais firmeza e andamos mais rápido, para pregar o evangelho pois quanto mais falamos mais probabilidades de aumentar o número de soldados valentes nesta guerra nós temos. Importante esta sandália não se calça de qualquer maneira. É preciso disposição para ler a Palavra, estudá-la e o principal que é vive-la.




V16 A matéria prima deste escudo é a fé. Segundo o dicionário é ter convicção, crédito na existência de um fato, mas Deus tem outro conceito sobre fé que está em Hebreus 11:1
 A fé é a certeza das coisas que se esperam e a prova ou fato das coisas que não se veem. Nossa base é crer, ter a certeza e convicção firme em Deus, na sua palavra e em suas promessas, mesmo quando os nossos olham ainda não enxergam estas coisas.

Hebreus 11:1
 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

V17a O capacete tem a função especifica de proteger a cabeça para quem faz algo de risco por exemplo andar de skate, bicicleta uma construção, etc. Ele protege a caixa craniana de traumatismos. Nossa guerra espiritual faz a necessidade de termos um para proteger nossa mente e pensamentos. O qual nos ajudará a apagar os dardos inflamados de satanás contra nós quando ele nos ataca na mente e no psicológico, falando que não somos nada, que não temos valor, de ensinos contrários e sua palavra os quais podem nos enganar e outras coisas mais. Jesus no momento de sua tentação no deserto expulsou a satanás com a própria palavra.




V17b Até então, todas as peças de sua armadura eram para sua defesa, sua proteção. Agora vamos falar de arma mais poderosa do Universo: a espada do espírito que é a Palavra de Deus. Jer 23:29, Hb 4:12 e 2 Tim. 2:15.



Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?




Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.2 Timóteo 2:15

 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra 

da verdade.




Lembre-se que a nossa luta não é contra carne ou sangue ( Efésios 6:12) e faze-la funcionar depende de nós, pois Deus já nos presenteou com ela.




E ainda mesmo utilizando toda a armadura ficamos descobertos por exemplos parte dos braços com as axilas, pois, se colocar armadura nas dobras do corpo nós passaríamos a ser robôs e os movimentos seriam extremamente diminuídos por isso Jesus ainda fechou com os V18 temos que orar e vigiar em nossos pontos fracos.





Mt. 16:18 e 1 Cor. 3:11 e 2 Cor. 3:4 e 5. 

Mateus 16:18
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

1 Coríntios 3:11
Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

2 Coríntios 3:4-5
E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;
Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,




Por Pb Anderson Bueno


      23/01/2015

Versículo do Dia

  Versículo do Dia O SENHOR Deus será o Rei do mundo inteiro. Ele será o único Deus, e todos o chamarão de SENHOR. Zacarias 14:9 NTLH