domingo, 20 de julho de 2014

CRISTÃOS TRISTES E A ALEGRIA DA SALVAÇÃO


CRISTÃOS TRISTES E A ALEGRIA DA SALVAÇÃO


“Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente.”(Salmo 16:11)

Estava meditando sobre os cultos na igreja de hoje e também me lembrei da primeira igreja que eu visitei no passado, onde aconteceu o meu primeiro encontro com o Senhor Jesus.
Eu já tinha ido a igreja para assistir casamentos e outros eventos, mas nunca tinha ido a uma igreja para verdadeiramente ouvir a Palavra de Deus. Nunca tinha ouvido sobre a fé e a salvação, aliás, eu era um incrédulo, sequer pensava em Deus e na vida após a morte. 
Quando fui à igreja pela primeira vez com a disposição de ouvir a Palavra de Deus  realmente foi num domingo de manhã num culto de Escola Dominical no final dos anos 70, em São Paulo, capital. 
A pessoa para quem eu perguntei se poderia visitar a  igreja dela  tentou me convencer para que eu fosse ao culto de domingo à noite, mas eu estava tão sedento para ouvir a palavra de Deus que insisti com ela para ir na Escola Dominical mesmo, a qual acontece nos domingos pela manhã.
Então fui àquela igreja no domingo seguinte, pela manhã. O templo estava em reforma e o culto foi realizado num salão que foi construído nos fundos para atender provisoriamente as atividades da igreja até que o Templo ficasse pronto. 
Não me importei com as instalações pois o meu coração estava desejoso de ouvir a palavra de Deus. Após uma curta pregação, com a exposição do plano de salvação de Deus, o Pastor fez um apelo para que fossem à frente as pessoas que tinham recebido e aceito aquela palavra em seus corações e desejavam entregar as suas vidas ao Senhor Jesus. 
Meu coração estava transbordando de alegria com a presença Dele, e não esperei um só momento; levantei-me do banco e fui a frente decidido para entregar-me ao meu Senhor e Salvador Jesus Cristo naquela linda manhã.
Não me preocupei com o que as pessoas pudessem pensar ou falar de mim, aliás, eu nem via as pessoas ao meu redor, eu só queria beber daquela água viva que me foi oferecida naquele momento, pois eu estava sedento da presença de Cristo em minha vida! 
Grande alegria invadiu o meu coração naquela manhã e por muitos dias. Uma imensa alegria, misturada com paz e júbilo tomou conta do meu interior de maneira profunda e impactante, mas ao mesmo tempo ela era também calma, serena e doce! 
O sentimento que me envolveu, de que Deus me aceitou e perdoou os meus pecados através do sacrifício de Cristo, trouxe-me um grande alívio interior. Todo o peso que eu carregava durante os anos anteriores de minha vida foram tirados ali; me sentia leve e abraçado por um Deus amoroso e gentil. 
As feridas interiores foram curadas, a insegurança sobre a vida ficou esquecida, verdadeiramente tudo se fez novo naquele momento. Entendi então o que significa “nascer de novo”, ser “nova criatura” e ser chamado para a comunhão do Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo. (João 3:7, 2ª. Co 5:17, 1ª. Co 1:9)
Meu relacionamento com o Senhor Jesus era maravilhoso; sempre havia um cântico em meus lábios, orava mesmo enquanto caminhava pelas ruas. Às vezes passava um bom tempo andando por uma praça deserta em oração, fazendo declarações de amor ao meu Redentor.
Caminhei durante um bom tempo no evangelho sem olhar, pensar ou perceber como era o relacionamento dos demais membros da igreja com Deus. 
Às vezes ouvia o Pastor se queixar de algum membro ou de opiniões divergentes na igreja, porém, sentia que a igreja era formada por pessoas que serviam a Deus com alegria e amor à sua Palavra. 
Havia temor e reverência, havia fervor e comunhão! Havia no meu coração e também naquela igreja a alegria da salvação!
Lembro-me que cantávamos muitos hinos apenas ao som do órgão e às vezes alguém tocava também um violão. Alguns irmãos cantavam alto e se destacavam com uma voz mais poderosa que outros, enquanto alguns eram mais tímidos e quase não se ouviam suas vozes. Às vezes o coral cantava e a igreja orava. Depois do louvor o Pastor pregava a Palavra, e no final havia aquela confraternização gostosa de todos os membros, com muita gentileza e abraços carinhosos entre os irmãos. Havia alegria no serviço de Deus.
As pessoas tinham os seus problemas, mas havia comunhão, preocupação e cuidados uns com os outros, e eu entendia que a igreja  caminhava segura com Deus, sabendo que sempre encontrariam refúgio no Senhor e também na comunhão com os irmãos.
Então comecei a meditar sobre aquele tempo e comparar aquela igreja com a igreja de HOJE.
Hoje as pessoas vão a igreja e muitos parecem insensíveis em relação à Palavra de Deus
Mesmo que o Pastor se esforce em pregar um sermão que toque no coração das pessoas, parece que os seus corações estão fechados para o que seria a maior benção que podem receber vinda diretamente do coração de Deus: a salvação de suas almas.
Ao olhar a igreja de cima do púlpito, percebo que a falta de interesse de alguns é enorme, principalmente quando se fala sobre o arrependimento de pecados e mudança de atitudes, mas os olhos ficam brilhando quando o tema envolve a solução de problemas em suas vidas pessoais, materiais ou seculares de um modo geral.
Muitos estão sentados nos bancos da igreja com a preocupação de terem seus problemas resolvidos, suas dificuldades diminuídas, seus relacionamentos melhorados, seus empregos garantidos ou suas finanças abençoadas, e esperam que tudo isso aconteça num passe de mágica, como se o pastor, que está pregando, tivesse o poder de fazer brotar do nada um saco de dinheiro em suas casas, ou a cura para os seus problemas familiares ou pessoais imediatamente.
Poucos lêem e meditam na Palavra de Deus, não separam um tempo para oração e comunhão com Deus, não examinam à luz da Palavra os seus corações, suas atitudes, seus pensamentos, seus desejos, mas esperam ser “grandemente abençoados por Deus”! 
Se você perguntar para muitos se são salvos, alguns  dirão que sim (nem todos tem certeza disso), mas quando você pergunta, Salvos do que ? Livres do que?
Muitos não sabem do que foram salvos ou para que foram salvos! 
Muitos não saberão responder a uma pergunta tão simples, porém tão importante para suas vidas! Se insistirmos muito em perguntar, talvez venham a dizer como os fariseus responderam ao Senhor Jesus em João 8:33 Responderam-lhe: Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis livres?
SALVOS DO QUÊ? LIVRES DO QUE? 
O Senhor Jesus ensinando o povo e aos fariseus sobre quem Ele era e o motivo da sua vinda disse-lhes:
João 8:32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
33 Responderam-lhe: Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis livres?
34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.
35 Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre.
36 Se, pois, se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. 
Depois de ter sido tentado no deserto, o Senhor Jesus voltou para a Galiléia, e passou a ensinar nas sinagogas. Tendo entrado na sinagoga de Nazaré, cidade onde cresceu, foi-lhe dado para ler o livro de Isaias. Ele então o abriu, e leu onde estava escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,” (Lucas 4:18)
O que o Senhor Jesus estava falando ao se referir à “Libertação aos cativos”. Será que o Senhor  estava se referindo à você quando falou essa palavra?
O homem pecador não entende e não dá valor a algo que é fundamental para a sua vida enquanto está na terra e também para depois de sua morte: a sua separação de Deus, ou, a sua inimizade com Deus.
Há 2 consequências graves para o homem pecador:
Em primeiro lugar, ele está separado de Deus e consequentemente condenado à morte eterna. 
Em segundo lugar, ele não tem amizade com Deus, não porque Deus não queira, mas por causa da sua desobediência, portanto, está sozinho no mundo vivendo à sua própria sorte, não tendo a quem recorrer nas suas fraquezas e nas suas tribulações.
A Palavra de Deus é clara sobre isso: Lemos em Isaias 59:1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; 2 mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados escondem o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.
Em Tiago 4:4 lemos: Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Deus sequer ouve a oração do homem pecador! Não adianta gritar por socorro na hora da angustia ou das tribulações da vida. Você estará sozinho, não haverá quem o socorra, Deus não pode ouvi-lo nem atendê-lo, pois os seus pecados fazem separação entre você e Deus. Deus esconde o seu rosto do homem pecador de modo que não o ouve!
É terrível ouvir isso, “Deus não socorre e nem sequer ouve o pecador”!, mas aceitem ou não, esta é a mais pura verdade, pois está escrito na Palavra de Deus e a Palavra de Deus é Fiel e verdadeira! A Palavra de Deus  é perfeita e justa, ela é inquestionável! 
Ela representa o caráter santo, puro e perfeito de Deus, e o que Ele fala se cumpre cabalmente, sem erro nem acréscimo, e não há quem a impeça de realizar aquilo para o qual ela foi enviada! 
A palavra de Deus é lei imutável e é a verdade, não pode ser mudada, nem corrompida e nem substituída por outra. O que está escrito é o que foi, o que é e o que será nas nossas vidas, sem variação ou mudança. 
Também o Senhor Jesus nos ensina que aquele que vive no pecado é “escravo do pecado” pois se submete ao que o domina!
Lemos em 2ª. Pedro 2:18 na segunda parte do versículo. Diz assim:  “porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo.” Se você vive no pecado, então você tem sido vencido por ele e como consequência você se torna escravo do pecado!
E a Palavra do Senhor nos revela que o salário, (pagamento ou recompensa) pelo pecado é a morte eterna! (Rom 6:23) Essa é a lei de Deus!
Portanto se você vive no pecado você está longe de Deus e sem salvação. 
Está destinado ao castigo eterno, à morte eterna, por causa da desobediência à Palavra de Deus e por ser inimigo de Deus!
Talvez você pense que Deus não é assim e que eu estou dizendo que Deus é mal e vingativo, pois  está condenando você e todos os pecadores à morte eterna, mas você já ouviu alguém dizer que Deus é amor, que Deus é bom e misericordioso, então você acha que no final Deus vai “fazer vista grossa” para todos os seus erros e por fim vai salvar você porque Ele é bom!
É verdade, está escrito na Palavra de Deus que Deus é bom e a sua misericórdia dura para sempre, de geração em geração (salmo 100:5), mas também está escrito que Deus é justo e reto e que justiça e juízo são a base do seu trono (Salmo 119:137 e 89:14).
Observe bem isso:
Deus é perfeito e justo em todos os seus caminhos. E a sua justiça precisa ser perfeita  para que possa ser chamado de justo. 
Deus não pode ignorar a justiça por causa da sua bondade e da sua misericórdia, por isso lemos em Romanos 1:18 que “a ira de Deus se revelou contra toda injustiça e impiedade dos homens” , ou seja, Deus determinou castigar o pecado, e isso é justo e reto.
Portanto o pecador é condenado por causa da justiça e do juízo de Deus!
Porém, como Deus ama você , então Ele providenciou uma maneira para que o cumprimento da sentença de morte que paira sobre sua alma caísse sobre o seu Filho Jesus Cristo, cuja morte também trouxe a justificação dos seus pecados diante Dele. Por isso o Senhor Jesus deixou a Glória que tinha junto ao Pai para morrer em seu lugar, para que você seja livre da condenação do pecado! Ele assim o fez por amor a você!
Aqueles que examinam os seus corações,  reconhecem que são pecadores  e se arrependem verdadeiramente, com honestidade diante de Deus, serão libertos dos seus pecados porque o Senhor Jesus pagou o preço por eles, a saber, através da morte Dele na cruz do Calvário. 
Veja os seus pensamentos, as suas palavras, suas atitudes e seus desejos se são puros diante de Deus e dos homens, se estão de acordo com o que a Palavra de Deus exige dos seus filhos? Se você se examinar com honestidade saberá que é pecador e que precisa do sacrifício do Senhor Jesus para ser salvo da morte eterna!
Deus não leva em conta o tempo de ignorância dos nossos pecados,- entre eles, inclusive, o relacionamento com ídolos (imagens de “santos e santas”) - que é chamado de idolatria - herança de costumes dos pais e avós de muitas pessoas, e que é abominável a Deus. Esses pecados de relacionamentos com a idolatria também precisam ser confessados e abandonados, pois “O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todos os pecados”(1ª.Jo 1:7)  - (Levítico 19:4 “Não vos volteis para os ídolos, nem façais para vós deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus. ” – Levítico 26:1”Não fareis para vós ídolos, nem para vós levantareis imagem esculpida, nem coluna, nem poreis na vossa terra pedra com figuras, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus”).
O apóstolo Paulo também nos fala sobre a escravidão do homem ao pecado no capítulo 6 de Romanos. Lemos assim no verso 16 “Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?”
Quando somos escravos do pecado, andando segundo a vontade da nossa carne, estamos sem Deus e condenados à morte eterna . Na medida em que o tempo vai passando e vamos envelhecendo nos lembramos das muitas coisas erradas que fizemos no passado e nos envergonhamos delas.
Paulo diz sobre o resultado dessas coisas Em Rom 6:21 “Naquele tempo que resultado colhestes? Somente as coisas de que agora  vos envergonhais, porque o fim delas é a morte”.
No entanto, para aqueles que se examinaram e arrependeram dos seus pecados, vemos o apóstolo exclamar no verso 22: “Agora, porém, libertos do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação, e por fim, a vida eterna” e no verso 23 ele completa “Porque o salário do pecado é a morte, mas a dádiva gratuita de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”
Se antes você era servo do pecado para a morte eterna , ao obedecer a Deus você se torna justificado diante de Deus para a vida eterna (Romanos 6:16)
Será que você, que ouviu ou leu esta palavra vai dizer: Não! Vou permanecer escravo do pecado por todo o tempo que viver! Não quero ser liberto da condenação do pecado!? Vou sempre guardar este coração perverso e rebelde contra Deus!? 
Não creio que você deseja ser escravo do pecado e condenado com ele!!
O arrependimento é uma decisão  sua e a sua libertação do pecado e da morte vem por causa do amor de Cristo Jesus por você! 
A carta aos Gálatas nos diz que  “Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão.” (Gl 5:1)
 E ainda, porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação.(1ª. Tessalonisenses 4:7)
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, (Hebreus 12:14)
Depois de meditar e examinar a situação da igreja de hoje, compreendi porque não vemos mais a alegria da salvação no meio dos cristãos, ao contrário, vemos uma igreja triste, angustiada, sofrendo como aqueles que vivem sem Deus no mundo!
Muitos não se sentem salvos, ou têm dúvidas sobre sua salvação. Muitos vivem tristes, solitários, como se tivessem sido abandonados por Deus, pelos pastores e pelos irmãos!
Há um sentimento de vazio nos corações. Existe insegurança sobre o presente e sobre o futuro! Não há confiança nem segurança interior!
Na verdade, muitos na igreja não conhecem a Palavra de Deus e estão alicerçados na palavra e nas promessas de homens, pastores ou obreiros, os quais nada sabem e nada podem fazer sem Deus!
O Senhor Jesus nos diz em João 15:5 “ Eu sou a videira; vós sois os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”
Porque a igreja atual não manifesta a “alegria da salvação” em Cristo Jesus?
Se nos examinarmos segundo a Palavra de Deus, (Lucas 13) vamos entender que sem a convicção de que você é pecador e sem o arrependimento de seus pecados, jamais você será um salvo e jamais provará a alegria da salvação!
A igreja está cheia de pessoas que “aceitaram” a Jesus por causa de bênçãos, mas nunca se converteram nem se arrependeram dos seus pecados. Se você é uma dessas pessoas, então precisa se examinar diariamente e se arrepender dos seus pecados com sinceridade de coração e pedir perdão à Deus por eles. 
Quando isso acontecer, então o seu coração será inundado, como uma torrente, do amor de Deus, e você sentirá fluir em seu interior rios de água viva!
Sua sede de salvação será saciada, seu vazio será preenchido e sua confiança em Deus será vivificada! A tua fé brotará, pois estarás ligado à videira verdadeira, que é Cristo Jesus e seus frutos serão de justiça, paz e alegria no Espírito Santo! 

Vamos orar: Senhor amado,em nome de Cristo Jesus, peço que perdoe os meus pecados e me aceite como seu filho (a) para que eu verdadeiramente eu seja livre. Ouvi a tua Palavra e ela me anima a buscar uma vida de santidade para que eu possa encontrá-lo na Glória. Agora que fui perdoado, por causa do amor de Cristo, quero ser revestido de poder e força para lutar e vencer o pecado que me rodeia. 
Ajuda-me para que eu possa crescer na fé e no conhecimento de Cristo. Quero me esforçar para ter lábios e coração puros, livres de toda imundícia do mundo, para que minhas palavras sejam sempre agradáveis a ti e que o meu coração, os meus pensamentos e ações sejam iluminados pelo teu Santo Espírito. Oro em nome do Senhor  Jesus. Amém. 


Pr. VALDIR MARFIM
Goiânia – GO


pastorvaldir@outlook.com

Versículo do Dia

  Versículo do Dia O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não qu...