segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Bibliografia - O PROFETA ELISEU

Bibliografia - O Profeta Eliseu 


Eliseu significa "Deus é salvação". Foi o sucessor de Elias no Reino do Norte de Israel. Era filho de Safat e vivia em Abel Mehola, no Vale do Jordão. Pertencia a uma abastada família que possuía 12 juntas de bois. Serviu a Elias durante algum tempo e, antes deste ter ascendido em direção aos céus numa carruagem de fogo, Eliseu pediu-lhe "porção dobrada do espírito de Elias", isto é, uma porção dupla, que era devido a sua primogenitura como seguidor de Elias. Ele ocupa esta posição por causa da sua designação oficial como sucessor de Elias, na época que em que Elias lançou sobre ele seu manto oficial.(2 Reis 1:17; 2:1, 9, 11, 12.)

A bíblia não nos relata sobre a vida de Eliseu antes do encontro com o profeta Elias, mas podemos deduzir que se Deus o escolheu, com toda certeza ele era uma pessoa especial, coisa que devemos entender antes de fazer qualquer indagação a Deus, ainda se levarmos em conta a situação e o momento do encontro.

Motivos da escolha de Eliseu:

"O que escapar de Jeú, matá-lo-á Eliseu." Isso revela que Eliseu era homem que sabia manusear a espada. Hoje muitos de nós não sabemos manusear a espada que é a palavra de Deus, não temos tempo para ler a bíblia, e sem conhecermos a palavra do Deus que servimos, jamais teremos vitória sobre nossos problemas, inimigos e medos.

"E partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Sefate, que andava lavrando com doze juntas de bois." Outro segredo de ter sido Eliseu um escolhido sucessor de Elias, é que ele não era um vagabundo, um desocupado, um vadio, ele estava trabalhando.

"Então, deixou ele os bois e correu após Elias,... " Eliseu não era um jovem apegado às coisas deste mundo, pois ao deixar os bois, que em uma comparação como quem deixasse doze tratores, correu atrás do profeta. Vemos em nossa geração, jovens e adultos que querem servir a Deus, mas não querem deixar as coisas e os vícios deste mundo, pois suas almas estão aprisionadas no mundo dominado por satanás.

"... Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. " Que palavras importantes na vida de um escolhido. Talvez muitos já se esqueceram do primeiro mandamento com promessa, mas Eliseu não. Então eu me pergunto: Como um homem que nunca honrou pai e mãe pode se achar um escolhido, para fazer a obra do Senhor? Ou subir em um púlpito e pregar a palavra de Deus?

"...E tomou uma junta de bois, e os matou, e, como os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu o povo e comeram. " Eliseu mais uma vez mostra que seu apego não era com as coisas do mundo, mas com as coisas do alto. Então ele pega tudo que servia para se ganhar dinheiro e ter posses e sacrifica. Ao matar os bois e dar um churrasco a seus amigos e sua família, ele estava também mostrando que uma oferta sem amor de nada serve.

" ...Então, se levantou Eliseu, e seguiu a Elias, e o servia. "Eliseu se levantou, porque ninguém pode servir seu Senhor prostrado, mas deve estar de pé contrariando as coisas deste mundo. Eliseu seguiu Elias, porque ninguém pode andar com seu Senhor e não o seguir de fato, pois então nunca terá sucesso em seu ministério.Eliseu servia a Elias, existe uma frase que não é minha que diz: Quem não vive para servir, não serve para viver. Com certeza esta era uma grande qualidade indispensável para um sucessor.

Eliseu foi um dos profetas que mais tem milagres registrados na Bíblia e dentre eles estão listados:
Abriu as águas do Jordão com a capa deixada por Elias (2 Reis 2:14)
Transformou uma fonte de água má em água potável utilizando sal (2 Reis 2:19-22).
Amaldiçoou os rapazes que zombavam de sua calvice. Deus então envia duas ursas que matam e despedaçam quarenta e dois destes rapazes.(2 Reis 2:23-24)
Previu ao rei uma expedição bem-sucedida contra os moabitas (2 Reis 3:11-27).
Multiplicou o óleo de uma viúva (2 Reis 4:1-7).
Previu o nascimento do filho de uma sunamita e, quando o menino morreu, Eliseu rogou a Deus e o trouxe de volta à vida (2 Reis 4:8-37).
Alimentou cem homens com vinte pães e algumas espigas (2 Reis 4:42-44).
Curou o capitão da Síria Naamã de lepra (2 Reis 5:1-19).
Fez um machado que havia caído no rio flutuar (2 Reis 6:1-7).
Adivinhou os planos dos inimigos do rei (2 Reis 6:8-12).
Previu, durante a grave fome de Samaria, que haveria abundância de comida no dia seguinte e, profetizou a morte do oficial que zombou da profecia (2 Reis 7).
Após a sua morte, quando um cadáver foi jogado em sua sepultura, assim que tocou nos ossos do profeta, voltou à vida ( 13:20-21).

Eliseu foi atacado por uma doença sem cura. Ele chamou Jeoás, filho de Jeoacaz e neto de Jeú para ir visitá-lo. Eliseu disse que ele foi como um exército para defender Israel. Ele também pediu que pegasse um arco e flechas e abrisse a janela que desse para o lado da Síria. Eliseu disse para que o rei retesa-se o arco, e pôs suas mãos sobre as do rei, orientando-o a lançar as flechas e declarou..." Flecha da vitória do Senhor", anunciando assim a vitória sobre os siros.Logo em seguida disse a ele que atirasse contra o solo, o que fez o rei, mas somente por três vezes,indignado Eliseu lhe afirma que, se o tivesse feito por seis vezes, teria vencido totalmente os siros.

Um bando de moabitas invadia Israel todo ano. Um desses bandos invadiu um funeral e todos fugiram e jogaram o defunto na sepultura de Eliseu. Quando esse defunto tocou nos ossos do profeta, ele voltou a viver. (2 Reis 13:20-21)


Fonte: Via:Variedades Gospel Veras

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5:1...