sexta-feira, 17 de abril de 2015

Macacos

macacos


Numa experiência científica um grupo de cientistas, colocou cinco macacos numa jaula. No meio uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão.

Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e batiam muito nele. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.

Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo da surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas então ficaram com o grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: “Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui”.

Pense nisso…

Muita gente vive dessa maneira…
Estão tão acostumados com a escravidão do pecado que fazem o que o mundo determina mesmo sem saber por que. Se machucam, se prejudicam e prejudicam a quem os ama sem saber ao certo o porque…
Fazem porque todo mundo faz, fazem porque, se não fizerem, serão considerados bobos, bregas, fora de moda…
Esquecem-se de Mateus 16: 26 que diz “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” 
Querem agradar ao mundo e não analisam as conseqüências de seus atos. Mesmo sendo seres racionais, mesmo tendo o poder de escolha, aceitam o que lhe determinam, sem avaliar ou pesar as conseqüências.

Talvez você esteja pensando agora: “hum… essa mensagem não tem nada a ver comigo”. Se você pensa desta maneira, termine de ler a mensagem mesmo assim. Creio que em algum momento ela falará ao seu coração…
Muitos agem como os macacos da história no seu dia a dia no trabalho. Como a maioria de seus colegas mente, faz fofoca, puxa o tapete do outro, acabam fazendo a mesma coisa, sem refletir no que fazem, nas conseqüências de seus atos. Se igualam aos medíocres sem perceber que estão sendo mais um. Se esquecem do Salmo 1:4, que diz: “os ímpios são como a moinha que o vento espalha. Por isso não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá”. 

Como tem sido o seu dia a dia no trabalho? Tem se igualado aos ímpios ou, refletindo na Palavra do Senhor, tem buscado o seu próprio caminho?
Muitos agem como os macacos da história no seu dia a dia na escola. Imitam as ações dos “mais espertos” e populares sem refletir no que fazem. É a bebida, a droga, o ficar inconseqüente, o sexo prematuro…
Jogam sua vida no lixo, sem perceber o que estão fazendo. 
Esquecem-se de Esclesiastes 11:9, que diz: : “Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo”. Alegra-te jovem, escolhe os teus caminhos, Deus te dá poder para isso, mas lembra-te da conseqüência de seus atos…

Como tem sido o seu dia a dia na escola? Quais as alegrias que tem dominado o seu coração?
Outros agem como os macacos da história no seu dia a dia na família. Como o mundo ensina que o orgulho é mais importante que o amor , que o dinheiro e o poder são mais importantes que os relacionamentos, que fidelidade é coisa do passado e que é melhor separar do que lutar pelo casamento, repetem o que todo mundo faz. Desistem de sua família, não investem em seus relacionamentos, sem medir as conseqüências de seus atos. Esquecem de I Tim 5:8, que diz: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”.

Como tem sido sua vida em família? Que tipo de cuidado você tem tido com seus filhos, cônjuge e até mesmo parentes?
Muitos agem como os macacos da história no seu dia a dia na Igreja. Preocupados com as aparências, repetem ações, seguem cegamente as tradições ou modismos, aceitam tudo que lhes é imposto sem refletir nas conseqüências, naquilo que Deus realmente quer para suas vidas. Se esquecem de Mateus 5:20, que diz: ‘Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus”.

Que tipo de Cristão você tem sido? Tem se preocupado mais com as tradições e costumes do que viver o amor de Jesus? Que tipo de frutos você tem produzido?
E assim acontece…
Muita gente vive dessa maneira…
Muitas vezes NÓS vivemos assim…
Não vigiamos, nos esquecemos da Palavra do Senhor e repetimos o que o mundo acha melhor. Sem perceber, nos afastamos da Graça e plantamos para nossa vida sementes que resultarão em frutos secos e sem sabor. Nos esquecemos de que, pelos nossos frutos, seremos reconhecidos por Jesus…

Pense nisso!

Mude o que for necessário, não tenha medo de inovar e seja feliz!



Por Deyse Melo

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Não deixem de fazer o bem e de ajudar uns aos outros, pois são esses os sacrifícios que agradam a Deus. Hebreus 13:16 NTLH