quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Consequências…

consequencias

Nesta última parte da mensagem sobre a vida de Ezequias, o Senhor nos fala sobre futuro e nos faz refletir sobre o que temos plantado. É certo que Ezequias rompeu com o passado, fez o que era certo diante do Senhor, rompeu com o pecado, reformou o reino e o transformou num dos mais prósperos de sua época. (A história completa de Ezequias, você encontra em 2 Reis, 18, 19 e 20). Rei admirável, que andava com Deus, ele, no entanto, cometeu falhas que comprometeria terrivelmente o futuro das próximas gerações….

Mas quais foram suas falhas?

Se ele foi tão bom e andava nos caminhos de Deus, como poderia ter comprometido o futuro de seus sucessores?

A bíblia diz que Ezequias adoeceu de morte. Está escrito: “Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.”

Põe em ordem a tua casa porque morrerás…

Que profecia terrível de se ouvir!

Imagino o susto e a tristeza de Ezequias ao receber aquela sentença de morte!

Como seu coração deve ter doído!

No entanto, aquele era um homem especial e sua reação foi virar o rosto para a parede, chorar e falar com Deus: “Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.”

Nossa, que oração!

Quem poderia ousar, fazendo uma oração dessas?

“Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos…”

Ezequias havia andado retamente, ele sabia o que estava dizendo. Quem teria coragem de fazer esse tipo de oração?

Somente alguém que tivesse andado realmente na presença do Senhor e a Palavra diz que Deus se comoveu com a oração de Ezequias e lhe concedeu mais 15 anos de vida, saúde e prosperidade.

Deus se comoveu porque realmente o coração do rei era reto.

Mas, então, o que Ezequias fez de errado? Se ele foi tão bom e andava nos caminhos de Deus, como poderia ter comprometido o futuro de seus sucessores?

No entanto, após obter aquela grande vitória e receber mais 15 anos de vida, o coração de Ezequias encheu-se de orgulho.

Aquele Rei temente a Deus começou a se achar mais importante do que realmente era, começou a ver em si mesmo a razão do sucesso de Judá. Deixou, então, de vigiar e passou a viver em função de seu sucesso.

O grande reformador do reino de Judá, aquele que investira no presente de seu reino como nunca alguém havia investido, deixou-se enganar por um coração orgulhoso e vaidoso. O ápice desse deslize acontece então quando, sem perguntar ao Senhor, recebe representantes do reino da babilônia. Aqueles homens, enviados pelo inimigo, levaram presentes a Ezequias e, em troca, conheceram tudo o que Judá possuía.
A partir de então, Judá se transformava em um grande alvo de conquista da babilônia e essa realidade é apresentada pelo profeta Isaías ao rei, nos versículos 17 e 18 do cap 20 de2 Reis: “Eis que vêm dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado a babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR. E ainda até de teus filhos, que procederem de ti, e que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no paço do rei da babilônia”.

O que o Senhor quer nos mostrar através dessa história?
Hoje o Senhor nos mostra a importância da vigilância para o nosso futuro.
Muitas vezes somos tão inclinados a viver as emoções do presente que nos esquecemos que as decisões que tomamos hoje são as responsáveis pelo nosso futuro amanhã.

Se plantamos banana, colhemos banana e não melancia…

Muitas vezes culpamos a Deus pelas conseqüências de nossos atos, achamos que Deus está nos punindo, mas no entanto estamos colhendo o que plantamos…

O que temos plantado na nossa vida ultimamente?

Como temos tomado nossas decisões?

Até que ponto o Senhor está na frente do nosso agir?

Apesar de todos os seus feitos, Ezequias plantou um futuro de guerra e destruição simplesmente porque agiu pela emoção. Certamente sentiu-se lisonjeado com a visita dos babilôneos e, sem avaliar a situação e, muito menos perguntar a Deus o que fazer, aceitou receber os visitantes e lhes revelou todos os seus segredos.

Quais são as pessoas que colocamos dentro de nossa casa?

A quem abrimos nosso coração e contatamos nossos segredos?

Quantas vezes amargamos o sabor amargo da traição porque nos deixamos levar pela aparência, pelos elogios, presentes ou até mesmo posição social!

Não podemos nos queixar da traição de alguém se nos precipitamos e agimos sem prudência…

Pensar apenas nos  prazeres e conquistas do presente, agindo segundo suas emoções, sem consultar a Deus que o sustentava, foi o grande erro de Ezequias, que deixou para seus sucessores um futuro de destruição, morte e escravidão.

Pense nisso…

Usufrua de tudo o que Deus lhe dá no presente, lute, reforme, conquiste, abrace, ria…

Mas não se esqueça que o amanhã é o resulto do que fazemos hoje.




Por Deyse Melo

Versículo do Dia

  Versículo do Dia O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não qu...