segunda-feira, 30 de junho de 2014

PÃO DIÁRIO - 30\06\2014 - IGNORÂNCIA E INOCÊNCIA

IGNORÂNCIA E INOCÊNCIA

Algumas pessoas evitam ir ao médico porque não querem descobrir que algo pode estar errado. Algumas pessoas evitam ir à igreja pela mesma razão. Mas a ignorância de nossas doenças não nos deixa saudáveis e a ignorância de nossos pecados não nos torna inocentes.
A lei romana é considerada a fonte da ideia de que a ignorância da lei não perdoa ninguém. No entanto, tal conceito originou-se muito antes. Quando Deus deu a lei a Israel, Ele estabeleceu que até mesmo o pecado não intencional exigiria um sacrifício para o perdão ( Levítico 4; Ezequiel 45:18-20 ).
Em sua carta aos cristãos que viviam em Roma, o apóstolo Paulo referiu-se à questão da ignorância ou falta de entendimento. Quando as pessoas eram ignorantes da justiça de Deus, criaram sua própria justiça ( Romanos 10:3 ). Ao vivermos de acordo com nossos próprios padrões de certo e errado, podemos nos sentir bem conosco mesmos, mas isso não nos torna espiritualmente saudáveis. Apenas quando somos comparados ao padrão de justiça de Deus ( Jesus ) conhecemos a condição de nossa saúde espiritual.
Nenhum de nós pode alcançar a justiça de Cristo, mas felizmente não precisamos. Ele compartilha Sua justiça conosco ( 5:21 ). A parte boa em descobrir o que está errado conosco é que o Médico dos médicos pode nos curar. - JAL

Leia: Romanos 5:12-21.

Examine: ...a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna... - Romanos 5:21.

Considere: Deus é quem estabelece os padrões e cura nossa saúde espiritual.

Devocional - 30\06\2014 - Seja um Verdadeiro Servo de Cristo

Seja um Verdadeiro Servo de Cristo

Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade (emancipação da escravidão, libertação).
 2 Coríntios 3.17

 Paulo disse que não se tornaria um escravo de nada e ninguém, apenas de Jesus Cristo: “Tudo é legítimo para mim, mas não serei escravo de nada, nem me submeterei ao seu poder” (1 Coríntios 6.12 – AMP). Ele também disse: “Se eu estivesse tentando ser popular com as pessoas, não seria um verdadeiro servo do Senhor Jesus Cristo” (veja Gálatas 1.10 – AMP). 
 Se você deixar outras pessoas controlá-lo, não cumprirá o chamado de Deus em sua vida. Se deixar sua rejeição amedrontá-lo e mudar seu foco, não fará o que Deus quer que faça. Seja servo somente de Deus e servo das pessoas em nome dEle


Por Joyce Meyer

O novo nascimento, condição indispensável para entrar no céu


Jesus foi enfático: “Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3) e acrescentou: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3.5) e arrematou: “Importa-vos nascer de novo” (Jo 3.8). Nenhum indivíduo pode entrar no céu sem novo nascimento. Essa é uma condição indispensável. O que vem a ser, pois, o novo nascimento?

1. O que não é o novo nascimento

O novo nascimento não é algo que fazemos para Deus, mas o que Espírito Santo faz em nós e por nós. Nicodemos foi ao encontro de Jesus, de noite, e perguntou-lhe: “Mestre, sabemos que és vindo da parte de Deus porque ninguém pode fazer os sinais que tu fazes se Deus não for com ele” (Jo 3.1,2). Nicodemos era um homem rico, culto e  eligioso. Ele era fariseu e membro do sinédrio. Tinha conhecimento, poder e influência. Tinha uma vida ilibada e guardava muitos preceitos da lei. Mas, essas coisas não eram suficientes para sua salvação, ele precisava nascer de novo.

Também Nicodemos tinha um relativo conhecimento de Cristo. Ele sabia que Jesus era vindo de Deus, que tinha uma singular capacidade de ensinar e fazer milagres e ainda, ele tinha convicção de que Deus estava do seu lado. Mas essas informações, mesmo sendo verdadeiras, não foram suficientes para dar-lhe a salvação, ele precisava nascer de novo.

Não se alcança o novo nascimento através de ritos, cerimônias e práticas religiosas. Ninguém entra no céu por pertencer à uma família cristã ou por freqüentar uma igreja evangélica. Ninguém é salvo porque recebeu o sacramento do batismo ou porque guarda determinados preceitos religiosos. Não se obtém a vida eterna por ter determinadas informações corretas a respeito de Deus e das Escrituras. Nicodemos era um mestre (Jo 3.10). Ele era um especialista nas Escrituras, mas não estava salvo. Faltava-lhe o novo nascimento.  

2. O que é o novo nascimento

O novo nascimento é uma obra monergística do Espírito Santo. Nascer de novo é nascer de cima, do alto, do Espírito. Destaco três aspectos importantes sobre o novo nascimento.

Em primeiro lugar, o novo nascimento é produzido pela Palavra. Isso é o que Jesus quis dizer com nascer da água (Jo 3.5). A água que nos purifica não é a água do batismo, mas a água da Palavra (Ef 5.26). A fé vem pelo ouvir a Palavra (Rm 10.17). Somos gerados pela divina semente da Palavra (1Pe 1.23). Quando ouvimos a Palavra, a divina semente germina dentro de nós, produzindo uma nova vida.

Em segundo lugar, o novo nascimento é produzido pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é o agente do novo nascimento. Somos salvos pelo lavar regenerador do Espírito Santo (Tt 3.5). Ele implanta em nós o princípio da nova vida e então, somos gerados de novo. Essa ação do Espírito Santo é invisível, porém perceptível. É como o vento que você não sabe donde vem nem para aonde vai, mas percebe seus efeitos (Jo 3.8). O Espírito é livre e soberano nessa ação salvadora. Ele é como o vento. Ele sopra aonde quer. A salvação é uma obra exclusiva e soberana de Deus. Ninguém pode determinar onde o vento do Espírito vai soprar e ninguém pode deter o vento
quando ele sopra.

Em terceiro lugar, o novo nascimento é produzido do sacrifício vicário de Cristo. Assim  como Moisés levantou a serpente no deserto, Jesus foi  levantado na cruz. Assim como os israelitas foram curados da mordedura das serpentes abrasadoras quando olharam para a serpente de bronze, assim também aqueles que, inoculados pelo veneno mortal da Antiga Serpente, Satanás, olham com fé para Jesus são perdoados de seus pecados e recebem o dom da vida eterna (Jo 3.14-16). Você já nasceu de novo?



Rev. Hernandes Dias Lopes

domingo, 29 de junho de 2014

PÃO DIÁRIO - 29\06\2014 - AJUDA A CAMINHO!

AJUDA A CAMINHO!

Fico me questionando se quando 33 mineiros ficaram presos em uma mina chilena subterrânea, sentiram-se totalmente perdidos e fadados a uma morte lenta e dolorosa. Imagine como se sentiram alegres quando receberam a mensagem do alto dizendo que a equipe de resgate sabia exatamente onde estavam e que o processo de retirá-los de lá já havia começado !
Há momentos em nossas vidas em que sentimos que estamos presos em um lugar muito ruim. Anciosos e sozinhos, desesperamo-nos por estarmos sem opções e por ninguém entender o que realmente se passa em nossas vidas. Mas nessas ocasiões precisamos nos lembrar das palavras consoladoras de Deus aos cristãos primitivos que estavam presos em um mundo um que a presença de Satanás dominava tudo ao seu redor: " Conheço o lugar em que habitas... " ( Apocalipse 2:13 ). O Pai celestial não havia deixado de notar sua situação. E conforme eles fossem fiéis a Ele, o Senhor os sustentaria até os resgatar e levá-los em segurança para casa ( v.17 ).
O fato de Deus saber o que acontece em sua vida e de Ele estar ciente da dificuldade da situação em que você está, traz a confiança e a força necessária para vivermos para a glória dele. Encoraje-se. Lembre-se das palavras consoladoras de Deus. A ajuda está a caminho ! - JMS

Leia: Apocalipse 2:12-17.

Examine: Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás... - Apocalipse 2:13.

Considere: Nossa maior esperança aqui embaixo é a ajuda de Deus vinda do alto.

Devocional - 29\06\2014 - Siga a Jesus

Siga a Jesus


E aquele que guarda os seus mandamentos [obedece suas ordens e segue seu plano, vive e continua a viver, mantém-se e] permanece em Deus, e Deus, nele (deixa Cristo ser sua morada e é uma morada para Cristo). 
 1 João 3.24

 Algumas pessoas querem seguir a Jesus, mas têm medo de ser expulsas da sinagoga (veja João 12.42). Algumas pessoas ainda temem seguir ao Senhor porque podem ser expulsas de suas famílias, de seu círculo social ou de sua igreja. 
 No final de tudo, haverá somente uma pessoa a encarar: Deus. Você não deseja ouvi-Lo dizer: “Eu tinha muito para sua vida, mas você não recebeu porque estava muito preocupado sobre o que as pessoas pensariam; você buscava apenas agradar às pessoas”. Jesus não era levado pela opinião dos homens, suas ameaças, julgamentos ou críticas. Siga o exemplo de Jesus e desfrute a vida.

Deixe Deus aumentar sua força


Por Joyce Meyer

O mapa da felicidade


A felicidade existe e ela está ao nosso alcance. Ela não é apenas um destino aonde se vai, mas uma maneira como se caminha. A felicidade não está num lugar específico, mas numa atitude definida. Jesus falou sobre a felicidade nas bem-aventuranças (Mt 5.1-12). A palavra grega Macarios (bem-aventurado), significa feliz, muito feliz. Trata-se da felicidade plena, independente das circunstâncias. O problema do homem não é a busca da felicidade, mas contentarse com uma felicidade limitada demais, terrena demais. Deus nos criou e nos salvou para a maior das felicidades. A felicidade verdadeira não está nas coisas, mas em Deus. É na presença de Deus que existe plenitude de alegria. O propósito principal da nossa vida é conhecer a Deus e fruir da sua intimidade. Aí reside a verdadeira felicidade! Nas bem-aventuranças Jesus nos fala sobre um correto relacionamento com Deus, com nós mesmos e com o próximo. 

Somos felizes quando nossas relações estão harmonizadas. Destacaremos esses três níveis de relacionamentos.

Em primeiro lugar, a felicidade consiste numa correta relação com Deus. As duas primeiras bemaventuranças falam de uma correta maneira de nos aproximarmos de Deus. Feliz é o humilde de espírito e feliz é o que chora. Esses conceitos estão na contramão dos valores do mundo, que dá importância à arrogância e ao alto conceito d e si mesmo. A palavra “humilde” na língua grega é ptokós, que significa pobre, carente, desprovido completamente dos bens mais necessários. Trata-se do mendigo que nada tem para exigir ou reivindicar. Feliz é o homem que se aproxima de Deus sabendo de sua total falência espiritual e desta maneira agarra-se à graça de Deus. A palavra usada para “choro” é a mais forte do vocabulário grego. Era usada para descrever o choro pela perda de um ente-querido. Trata-se de um choro profundo, doloroso e amargo. Feliz é aquele que chora pelos seus pecados e sente tristeza diante de Deus pelas mazelas do seu coração. Aqueles que se aproximam de Deus, conscientes de sua total necessidade e lamentando pelos seus pecados são muito felizes. São felizes porque recebem consolo e também a herança do reino dos céus.

Em segundo lugar, a felicidade consiste numa correta relação com nós mesmos. Jesus disse que os mansos e os puros de coração são bem-aventurados. Uma pessoa mansa tem controle de si mesma. A palavra grega praus, era usada para um animal
domesticado. Ele tem força, mas usa essa força para o bem e não para o mal. Uma pessoa que não tem domínio próprio arruína a sua própria vida e a vida dos outros. Uma pessoa feliz, igualmente, cuida da fonte de sua própria alma; vela pela pureza do seu coração. A felicidade não está nas iguarias do mundo. Aí pode existir muita aventura, mas nenhuma felicidade verdadeira. O filho pródigo pensou que o mundo com seu brilho e glamour era o palco da verdadeira felicidade, mas as luzes do mundo são falsas e o prazer do pecado passageiro. Não são os truculentos que herdarão a terra, mas os mansos. Não são aqueles que se abastecem dos banquetes do mundo que fruirão a verdadeira felicidade, mas os puros de coração, pois somente estes verão a Deus.

Em terceiro lugar, a felicidade consiste numa correta relação com o próximo. Jesus aborda as três últimas bem-aventuranças falando da nossa relação com o próximo. Felizes são os misericordiosos, os pacificadores e os perseguidos por causa da justiça. A felicidade não está em explorar o próximo, mas em servi-lo. A felicidade não está em destruir o próximo ou cavar abismos para separar as pessoas, mas em construir pontes de reconciliação entre elas. A felicidade não está em sofrer ou fazer alguém sofrer pela prática da injustiça, mas praticar a justiça e estar disposto a ser perseguido por essa causa. Os misericordiosos alcançarão misericórdia, os pacificadores serão chamados filhos de Deus e os perseguidos por causa da justiça receberão a herança do reino. Haveria razões mais eloqüentes para sermos felizes? É preciso, à luz do exposto, perguntar: Você é uma pessoa feliz? Você pode colocar a sua fotografia na moldura das bem-aventuranças?



Rev. Hernandes Dias Lopes

sábado, 28 de junho de 2014

PÃO DIÁRIO - 28\06\2014 - EM LOUVOR À SOBERANA

EM LOUVOR À SOBERANIA


No livro de James Fenimore Cooper  O Ultimo dos Moicanos, conhecemos o personagem  chamado David Gamut. Ele é um cristão devoto que se deleita em musicar os Salmos e cantá-los  independentemente das circunstâncias que a vida coloca em seu caminho.
Gamut acredita que podemos confiar em Deus em crises e em bons momentos. Ele vive uma vida em louvor à soberania de Deus , ao Seu poder supremo. Sua autoridade e Seu controle sobre o mundo.
A Bíblia nos relata sobre outro Davi, uma pessoa de carne e osso que tinha familiaridade com circunstâncias imprevisiveis da vida e que amava responder a Deus em louvor: o rei Davi de Israel.
Ele viu o gigante Golias cair por seu estilingue, foi perseguido pelo homicida rei Saul e viu a nação de Israel reunir-se sob sua própria liderança. Em todas estas situações, no entanto; Davi investiu tempo para escrever e cantar salmos de louvor ao seu Deus soberano; Ele escreveu por exemplo; " Nos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo " ( Salmo 103:19 ). Davi entendeu que em todas as circunstâncias podemos adorar e agradecer a Deus por seu cuidado e controle.
Qual a sua situação hoje? Um momento de bênção ou de provações? Em qualquer acontecimento lembre-se do exemplo de Davi e cante louvores a Deus por seu governo em nossas vidas. - HDF

Leia: Salmo 103:15-22

Examine: " Nos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo " ( Salmo 103:19 )

Considere: Aleluia! Louvai a Deus [...] Louvai-o pelos seus poderosos feitos...  ( Salmo 150:1-2 )

Devocional - 28\06\2014 - Ouça a Deus


Ouça a Deus


Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir.
Provérbios 19.20

 Você pode perguntar: “Como sei quando confrontar alguém sobre uma questão e quando deixar passar”? Se você está bastante ansioso para endireitar algo, pode não ser Deus que o esteja motivando. A correção deve ser feita em amor para edificar a pessoa, e não para derrubá-la. Sempre ore e espere para saber o que Deus quer que você faça. 
 Você deve ser dirigido pelo Espírito. Se, após orar, ainda sentir que deve falar com alguém sobre seu comportamento, esteja absolutamente certo de que está fazendo isso por causa da pessoa, e não por sua própria causa. Se é isso que Deus lhe disse para fazer, você pode até nem querer fazê-lo, mas será feito como um ato de obediência a Ele. O que você fizer faça-o em amor.


Por Joyce Meyer

Os privilégios de ser ovelha do bom pastor


O Salmo 23 é mundialmente conhecido. Milhões de pessoas o sabem de cor. Sua mensagem tem sido bálsamo para os aflitos, consolo para os tristes e encorajamento para os que estão desalentados. Jesus Cristo é o bom Pastor que morreu pelas ovelhas (Salmo 22). Jesus Cristo é o grande Pastor que vive pelas ovelhas (Salmo 23). Jesus Cristo é o supremo Pastor que voltará para as ovelhas (Salmo 24). Quais são os privilégios de ser ovelha do bom, grande e supremo Pastor? O Salmo 23 nos fala sobre três importantes verdades. 
Vamos, aqui, considerá-las:

1. O Pastor das ovelhas (Salmo 23.1)
 – “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”. Duas verdades são aqui destacadas: A primeira é que o nosso pastor é divino. Ele é o Deus auto-existente, onipotente, onisciente e onipresente. Ele é o Deus da aliança, o Deus de toda a graça, o nosso criador, sustentador e salvador. Nele nos movemos e existimos. A segunda verdade é que o nosso pastor é pessoal. Ele é o meu pastor. Ele tem conosco uma relação pessoal. Ele nos conhece e nos chama pelo nome. Ele vela por nós, cuida de nós e supre todas as nossas necessidades.

2. A provisão das ovelhas (Salmo 23.2-5) 
– A ovelha é um animal indefeso, míope e incapaz de cuidar de si mesma. Ela necessita do cuidado do pastor. O texto em tela nos fala sobre quatro provisões que a ovelha recebe do pastor. A primeira provisão é o descanso (v. 2). O Senhor nos faz repousar em pastos verdejantes e nos leva para as águas de descanso. Ele não apenas nos provê alimento e água, mas também nos dá paz no vale. Ele não apenas nos dá o que necessitamos, mas ele mesmo nos conduz à suas fontes de provisão, fazendo-nos descansar. A segunda provisão é a direção (v. 3). O nosso Pastor nos guia pelas veredas da justiça. Se fôssemos abandonados à nossa própria sorte, entraríamos pelos atalhos perigosos e escorregadios do engano. Se seguíssemos as inclinações do nosso coração, certamente, caminharíamos por trilhas sinuosas que desembocariam em lugares de morte. Mas, o nosso Pastor nos guia pelas veredas da justiça. A terceira provisão é a consolação (v. 4). Na jornada da vida há muitos perigos. A vida cristã não é uma colônia de férias. Cruzamos desertos inóspitos e vales escuros. Atravessamos rios caudalosos e precisamos andar sobre pinguelas estreitas. Porém, mesmo que andemos pelo vale da sombra da morte não precisamos temer mal algum, porque o nosso Pastor está conosco. Sua presença é o antídoto para o nosso medo. A quarta provisão é a vitória (v. 5). O nosso Pastor não apenas caminha conosco diante das dificuldades, mas nos dá vitória contra os inimigos. Ele prepara uma mesa para nós diante dos nossos inimigos. Ele nos honra, ungindo nossa cabeça com óleo e nos dá alegria abundante, fazendo o nosso cálice transbordar.

3. O futuro das ovelhas (Salmo 23.6) 
– A ovelha de Jesus tem um “passado” passado a limpo. Somos lavados em seu sangue e remidos por sua morte vicária. A ovelha de Jesus tem um presente seguro, uma vez que bondade e misericórdia são como duas escoltas que nos ladeiam todos os dias da nossa vida. Bondade é o que Deus nos dá e não merecemos. Misericórdia é o que Deus não nos dá e nós merecemos. Ele nos dá graça quando merecíamos juízo. Ele suspende o castigo e nos abençoa quando merecíamos ser punidos. A ovelha de Jesus tem, também, um futuro glorioso, pois, depois que a sua jornada terminar neste mundo, irá habitar na Casa do Senhor para sempre. A morte não pode nos separar do nosso Pastor. Ele preparou-nos um lugar, uma casa, um lar, uma pátria. O céu é nosso destino. Estaremos para sempre com ele. Reinaremos com ele. Desfrutaremos de sua bendita companhia para sempre e sempre num lugar onde não haverá choro, nem pranto nem dor. Oh! Quão felizes são as ovelhas do Bom, Grande e Supremo Pastor!


Rev. Hernandes Dias Lopes

sexta-feira, 27 de junho de 2014

PÃO DIÁRIO - 27\06\2014 - COMPROMISSO COM O CUIDADO

COMPROMISSO COM O CUIDADO

Durante os meses seguintes à morte da mãe da minha esposa, recebemos cartões e cartas da equipe da casa de repouso que havia cuidado dela tão amavelmente e passado com nossa família pelo processo da perda. Uma carta nos oferecia sentimentos espressando que pudéssemos lidar construtivamente com o luto, outra dizia " Agora que o dia do aniverssário de sua mãe se aproxima, lembramo-nos dela e nossas orações e pensamentos estão com vocês e com sua família. " Estes incriveis assistentes sabem que o luto é um processo contínuo e que requer ajuda contínua e suporte.
Eles demonstram compaixão profunda em tudo o que fazem.
As palavras de Paulo " Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo " ( Gálatas 6:2 ) vêm como um ponto de exclamação à sua descriçãoda vida no Espírito.
Em contraste com os atos destrutivos, autocentrados da natureza pecadora ( Gálatas 5:19-21 ); o fruto do Espírito Santo em nós e por meio de nós é "...amor, alegria, paz, longaminidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio..." ( vv.22-23 ). A grande liberdade que temos em Cristo nos permite servir uns aos outros em amor ( v.13 ).
Uma palavra de encorajamento a um amigo em sofrimento pode vir como chuva refrescante. Quando continuamente nos preocupamos com outros de maneira tangível, isso se desenvolve em uma corrente doadora de vida, de cura e amor. - DCM

Leia: Gálatas 5:14 ; 6:2

Examine: Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. 
( Gálatas 6:2 )

Considere: A compaixão é a capacidade de praticar o amor de Cristo.


Devocional - 27\06\2014 - Use bem Sua Autoridade


Use bem Sua Autoridade

Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos [o preço pago para libertá-los]. 
 Mateus 20.26-28

 Deus deseja nos restaurar para nossa correta posição de autoridade em Cristo. Mas, primeiramente, devemos aprender a respeitar as autoridades antes que sejamos colocados em autoridade. 
 Deus espera que nos submetamos a autoridades. Nosso governo, nossos oficiais de justiça e mesmo os estabelecimentos comerciais têm direito de estabelecer regras para seguirmos. Se não nos submetemos às autoridades designadas por Deus, isso logo será revelado. 
 Mantenha uma atitude submissa em seu coração e desfrute a autoridade que você tem recebido para entrar na presença de Deus e passar tempo com Ele hoje. 


Por Joyce Meyer

Os gemidos do mundo


O mundo está doente, o pecado o enfermou. Ele está sofrendo dores, está gemendo e sua esperança não encontra sequer um alívio até que Jesus volte. O pecado entrou no mundo e atingiu não apenas o homem, mas, também, a natureza. Em vez de cuidar da natureza, o homem passou a depredá-la. Em vez de ser mordomo da criação, o homem tornou-se seu algoz.

A doença que assola o mundo é aguda e crônica. Ela aflige sempre, sem pausa nem trégua. O mundo está sucumbindo e se contorcendo, gemendo e gritando, fazendo soar sua voz de lamento. As catástrofes naturais não são caprichos da natureza; são sinais de alerta. O apóstolo Paulo é enfático em nos informar que "toda criação geme e suporta angústias até agora" (Rm 8.22). Essa grandiosa sinfonia de gemidos não é vista como o estertor da morte da criação, mas como as dores de parto que levam à sua restauração. Duas verdades devem ser aqui apontadas:

1. O cativeiro da criação

É importante observar as palavras que Paulo usa para descrever esse cativeiro da criação: sofrimento (Rm 8.18), vaidade (Rm 8.20), corrupção (Rm 8.32) e angústias (Rm 8.22). Notemos três fatos:

A criação foi submetida à vaidade (Rm 8.20). Ela está confusa, contraditória, doente. Há uma desarmonia brutal na natureza. A expressão "cativeiro da corrupção" traz a idéia de um ciclo contínuo de nascimento, crescimento, morte e decomposição. Os sinais da morte estão presentes na natureza. O que está presente não é a evolução do universo, mas sua decadência. Vale ressaltar que essa sujeição da criação é involuntária. A criação não é o agente da sua queda. Ela é vítima e não ré. Ela não se submeteu; foi submetida.

A criação vive prisioneira no cativeiro da corrupção (Rm 8.21). A criação não pode redimir-se nem libertar a si mesma. A terra e os animais estão gemendo nesse cativeiro como prisioneiros num calabouço.

A criação geme e suporta angústias até agora (Rm 8.22). Não apenas parte da criação, mas toda ela geme e suporta angústias até agora. A natureza está com suas entranhas enfermas. Ela está com cólicas intestinais. Nossos rios estão se transformando em esgotos a céu aberto. Nosso ar está sendo poluído por toneladas de dióxido de carbono a cada minuto. Nossos campos estão se transformando em desertos e nossas fontes estão morrendo. Os animais do campo, os peixes do mar e as aves do céu estão gemendo.

2. A expectativa da criação

Destacamos três pontos importantes:

A redenção da criação está conectada com a glorificação dos filhos de Deus (Rm 8.19,21). A criação foi amaldiçoada por causa do pecado do homem e será redimida do cativeiro da corrupção na glorificação dos salvos. Sua redenção do cativeiro não se dará antes nem à parte da glorificação dos salvos. Então, haverá liberdade em vez de escravidão, glória incorruptível em vez de decomposição. Se nós vamos participar da glória de Cristo, a criação participará da nossa glória.

A criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus (Rm 8.19,21). A criação vive como que na ponta dos pés, esticando o pescoço, olhando para esse futuro que virá trazendo em suas asas a restauração de todas as coisas. A expectativa da criação é uma esperança viva e certa.

Os gemidos da criação não são de desespero, mas de esperança (Rm 8.22). A criação não se contorce com os gemidos da morte, mas ela geme como uma mulher que está para dar à luz. Seus gemidos não são de desespero, mas de gloriosa expectativa. Ela não geme por causa de um passado inglório, mas por causa de um futuro glorioso. Os gemidos da criação não são dores que carecem de sentido e de propósito, mas são dores inevitáveis no vislumbre de uma ordem nova. A escravidão da decadência dará lugar à liberdade da glória (Rm 8.21). Às dores de parto seguirão as alegrias do nascimento (Rm 8.22). O universo não será destruído, mas sim libertado, transformado e inundado da glória de Deus. Amém!



Rev. Hernandes Dias Lopes

quinta-feira, 26 de junho de 2014

PÃO DIÁRIO - 26\06\2014 - ENCURRALADO

 ENCURRALADO

Certo domingo de manhã, D.L. Mooby entrou em uma casa em Chicago para acompanhar algunas crianças à Escola Dominical. Durante sua visita, três homens o encurralaram em um canto e o ameaçaram. " Olhem " Mooby disse: " pelo menos deem-me a chance de fazer uma oração ". Os homens acabaram permitindo que ele clamasse a Deus e Mooby orou por eles tão sinceramente que acabaram indo embora.
Se eu estivesse no lugar de Mooby teria pedido ajuda ou procurado a porta dos fundos. Não tenho certeza de que teria feito o que Jesus ordenou a Seus seguidores: " ... orai pelos que vos caluniam " ( Lucas 6:28 ).
Orar pelas pessoas que nos tratam com desprezo é uma maneira de fazer: " ... o bem aos que nos odeiam " ( vs. 27 ), Jesus explicou que os cristãos não recebem créditos por permutar atos de bondade com pessoas " boas '. Ele disse: "...Até os pecadores fazem isso " ( vs. 33 ). No entanto, abençoar aqueles nos perseguem ( Romanos 12:14 ) nos separa deles e nos alinha com o Altíssimo, porque Deus é bom mesmo com os perversos 
( Lucas 6:35 ).
Caso você se sinta " encurralado " por alguém procure segurança se for necessário e siga o ensinamento de Jesus: ore por essa pessoa ( Lucas 23:34 ). a oração é nosso melhor defesa. - JBS


Leia: Lucas 6:27-36

Examine: " ... orai pelos que vos caluniam " ( Lucas 6:28 ).

Considere: Pagar o bem com o bem é humano: pagar o mal com o bem é divino.

Devocional - 26\06\2014 - Mude as Coisas por meio do Conhecimento


Mude as Coisas por meio do Conhecimento

Entrega o teu caminho ao Senhor (lance e repouse cada cuidado da sua carga nEle), confia nele (apóiem-se, confiem e tenham fé), e o mais ele fará.
Salmos 37.5

 Todos nós desejamos que situações e relacionamentos mudem, mas nada mudará em nossa vida sem o conhecimento da Palavra de Deus. Em Oséias 4.6, Deus diz: “Meu povo é destruído por falta de conhecimento”. 
 Mudanças ocorrem por meio de oração e de esperar pacientemente em Deus. Enquanto esperamos que Deus resolva nossos problemas, não devemos nos lamentar com todos a respeito de nossa situação. 
 Deus nos diz para confiarmos nEle. Ele não está pedindo que confiemos nas pessoas envolvidas em nossos problemas; pede que apenas confiemos nEle. Há uma grande diferença nisso. Deus é fiel para nos resgatar de todos os nossos problemas.


Por Joyce Meyer

Jesus, o verbo de Deus


Em Jesus Deus se vestiu de pele humana. Em Jesus o mistério da encarnação trouxe Deus para dentro da nossa história. Em Jesus vemos a face de Deus, pois Jesus é o intérprete de Deus, a exegese de Deus, o Verbo de Deus. Jesus veio para revelar Deus. Ele mesmo é Deus. Ele e o Pai são um. Quem vê a Jesus, vê o Pai. O apóstolo João, no prólogo do seu evangelho, abre as cortinas, acende a luz no palco da eternidade e mostra o Verbo da vida, dizendo: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" (Jo 1.1). Dessa passagem sublime, destacamos três verdades benditas:

1. Jesus é o Verbo de Deus porque possui os mesmos atributos da divindade
– João diz: "No princípio era o Verbo…". Jesus é o Verbo eterno de Deus. No princípio o Verbo já existia. O Verbo não teve início. Ele é antes do início. Ele é o Pai da eternidade. Na verdade todas as coisas vieram a existir por intermédio dele. "Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele nada do que foi feito se fez" (Jo 1.3). O Verbo de Deus é eterno. Ele está fora do tempo e além do tempo. Ele é transcendente sem deixar de ser imanente. O Verbo de Deus não é apenas eterno, mas também, o criador do tempo. Foi ele quem no princípio trouxe à existência as coisas que não existiam. O Verbo de Deus não é um ser inferior a Deus. Ele é da mesma essência de Deus. Ele é Deus de Deus, Luz de Luz, co-igual, co-eterno e consubstancial com o Pai. Ele possui não apenas o atributo de eternidade, mas também de onipotência, uma vez que foi o agente da criação. Ele criou tudo do nada. Criou os mundos estelares, o vastíssimo e insondável universo com seus bilhões de estrelas. Aquela criança deitada na mangedoura em Belém é o maior mistério da história, a própria encarnação da divindade. Jesus é Deus entre nós. Ele é o Emanuel!

2. Jesus é o Verbo de Deus porque possui íntima relação com Deus desde a eternidade 
– O apóstolo João continua: "… e o Verbo estava com Deus…". Jesus não é apenas eterno, mas também pessoal. Ele não é uma energia; ele é uma pessoa que estava com Deus antes do início de todas as coisas. Na eternidade o Verbo estava face a face com Deus, em plena comunhão com Deus. Antes dos fundamentos da terra serem lançados, antes das estrelas brilharem nos céus, antes do sol refletir os seus raios de luz cheios de calor e vida, antes dos anjos ruflarem suas asas, o Verbo de Deus já desfrutava de plena intimidade com o Deus Pai. A Trindade excelsa em comunhão de amor, pelo desenrolar dos tempos eternos, antes do princípio, vivia em perfeita harmonia. O Filho eternamente gerado do Pai e o Espírito eternamente procedente do Pai e do Filho habitavam a eternidade e eram perfeitos e completos em si mesmos em bendita, santa e feliz comunhão.

3. Jesus é o Verbo de Deus porque ele mesmo é Deus 
- João conclui: "… e o Verbo era Deus". O Verbo não é apenas eterno e pessoal; é também divino. O Jesus de Nazaré, não é apenas um grande homem ou um espírito iluminado. Ele é o criador dos homens e a Luz do mundo. O meigo rabi da Galiléia não é apenas um profeta especial, ele é aquele para quem os profetas apontaram, o Messias de Deus, o Salvador do mundo. O infante de Belém não nasceu apenas para ser o rei dos judeus, mas ele é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, diante de quem todos os joelhos se dobram nos céus, na terra e debaixo da terra. Jesus não é apenas uma divindade entre os muitos deuses dos povos. Ele é o Deus bendito, que se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade. Os deuses dos povos são ídolos mortos, criados pela imaginação dos homens , mas Jesus é o Deus vivo e soberano, que por amor a nós se encarnou. Para cumprir o propósito eterno do Pai veio ao mundo e se entregou na cruz para nos resgatar do pecado, da morte e do inferno. Jesus é o onipotente Deus que venceu a morte, está à destra do Pai, reina absoluto no universo e voltará em glória para buscar-nos, a fim de reinarmos para sempre com ele!


Rev. Hernandes Dias Lopes

quarta-feira, 25 de junho de 2014

PÃO DIÁRIO - 25\06\2014 - A BUSCA

A BUSCA


Tiago foi diagnosticado com problemas cardíacos, e sua esposa, Rebeca já não podia mais cuidar dele ou de si mesma de maneira apropriada. Começaram então a procurar por uma casa de repouso. Uma das primeiras perguntas que Rebeca fazia quando visitava cada uma delas era: " vocês servem alimentos pastosos ? " Ela se preocupava, pois Tiago precisava ter o tipo de alimento adequado à sua dificuldade de engolir. Muitos lugares respondiam " não " e ela continuava sua busca. Finalmente ouviu um " sim " em uma casa cristã de repouso. 

Apesar de não crerem em Jesus e terem frequentemente discutido sobre Ele com um vizinho cristão, Tiago e Rebeca escolheram aquele lar por causa da comida pastosa. Eles começaram a frequentar os cultos na capela, ouviram o evangelho e sentiram-se bem cuidados pelos funcionários do local. Certo dia Tiago entregou sua vida a Cristo. Ele acredita que Deus o estava seguindo
 ( João 6:44 ) e que usou a comida pastosa para trazê-los àquele lar cristão onde ele recebeu cuidados do povo de Deus e ouviu sobre o perdão de Cristo.
A conversão é uma obra de Deus; Ele atrai pessoas a si em amor e usa circunstâncias, Sua Palavra, pessoas e até mesmo a comida pastosa para sensibilizar os corações. Encoraje-se a testemunhar sobre o Pai. Ele usará as suas palavras e ações para tocar aqueles que precisam de Cristo. - AMC


Leia: João 6:42-51.

Examine: Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer... - João 6:44.

Considere: O imã que une os cristãos e atrai não-cristãos a Cristo - chama-se amor.

Devocional - 25\06\2014 - Estenda uma Mão Amiga


Estenda uma Mão Amiga

Mas o maior dentre vós será vosso servo.
Mateus 23.11

 Se ajudarmos alguém a se tornar o que Deus quer que ele seja, Deus enviará alguém para nos ajudar a sermos tudo o que Ele deseja para nós. 
 Um dia perguntei a um dos meus músicos se ele gostaria de fazer algo que precisava ser feito. Ele disse: “Farei tudo o que você me disser para fazer; estou aqui para servi-la”. 
 Eu disse: “Mas você quer fazer isso? Você não tem de fazê-lo; podemos encontrar outra pessoa”. Ele respondeu: “Não importa se quero ou não. Diga-me o que você quer que eu faça e farei”. Ele foi ungido para ajudar os outros e desfrutar a satisfação de fazer o que precisasse ser feito. 
 Desfrute seu dia, esteja pronto para ajudar as pessoas com aquilo que Deus o chamou para fazer.


Por Joyce Meyer

Os atributos de um amigo verdadeiro




O Dr. John Mackay, presidente do Seminário de Princeton, em seu livro “O sentido da vida”, disse que não há relação mais espiritual e sublime que a amizade. A relação de amigos é mais elevada que a de irmãos, noivos ou esposos, pois há muitos irmãos, noivos e esposos que não são amigos. Vamos analisar três aspectos acerca do grande valor da amizade. Como podemos conhecer um amigo verdadeiro?

1. Um amigo é alguém que está do nosso lado ainda quando todos nos abandonam 
– A Bíblia diz: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Pv 17.17). Um amigo é o primeiro a entrar, depois de todos terem abandonado a casa. Ele se aproxima não para tirar-lhe algo, mas para oferecer-lhe tudo, sua amizade. Há duas caricaturas de amizade, que não passam de uma falsa amizade. A primeira é a amizade tabernária. Nenhum liame existe entre os amigos “tabernários” além do desejo comum de matar o tempo, de tomar uns copos, de contar pilhérias um tanto escabrosas, de maldizer o próximo e fazer farra. Esses amigos dispersam-se na hora da angústia, como os amigos do Filho Pródigo fugiram, deixando-o faminto e necessitado. A segunda amizade falsa é a amizade utilitária. É a daqueles para quem todo “amigo” é uma conveniência, um meio atual ou potencial de facilitar-lhes os interesses. Essa amizade é uma espécie de pesca de favores, honras, posições e lucros. Essa espécie de amizade constitui-se numa ameaça para a moralidade pública. Distribuem-se os cargos não pelos méritos pessoais dos candidatos, mas pelo número de “amigos” que possuem. Mas, se há “amizade” falsa, existe também a amizade verdadeira. O amigo verdadeiro ama em todo tempo. O vendaval só conseguirá que os verdadeiros amigos deitem raízes mais profundas, entrelançando-se-lhes as radículas no solo do amor eterno.

2. Um amigo é alguém que não precisa usar máscaras para desfrutar de intimidade 
– A Bíblia diz: “… há amigo mais chegado do que um irmão” (Pv 18.24). Um amigo verdadeiro não precisa de formalidades e convencionalidades para se aproximar de nós. Ele nos conhece e nos ama não apenas por causa das nossas virtudes, mas também apesar dos nossos defeitos. O verdadeiro amigo é aquele que está perto nas horas de celebração e também nos tempos de choro. Ele é capaz de chorar conosco na dor e cantar conosco nos dias de festa. A verdadeira amizade derruba paredes e constrói corredores; nivela os vales e constrói pontes. A Bíblia destaca a amizade de Davi e Jônatas. Essa amizade foi santa, íntegra e fiel. Esses dois jovens buscavam o bem um do outro. Eles protegiam um ao outro. Um amigo verdadeiro não se nutre de suspeitas nem dá ouvidos à intriga. Não há amizade sem lealdade. A intriga é o verdugo da amizade. A amizade é edificada sobre o fundamento da verdade e cresce com o cultivo da intimidade.

3. Um amigo é alguém que prefere o desconforto do confronto à comodidade da omissão 
– A Bíblia diz: “Como o ferro com o ferro se afia, assim o homem ao seu amigo” (Pv 27.17). Uma amizade verdadeira não é construída sobre a cumplicidade no erro, mas sobre o confronto da verdade. As feridas feitas pelo amigo são melhores do que as lisonjas do bajulador. Uma amizade leal não se acovarda na hora do confronto. Há circunstâncias em que a maior prova de amizade está em aceitar o risco de perdê-la, em nome da própria amizade. A Bíblia nos ensina a falar a verdade em amor. A Bíblia nos orienta a servir de suporte uns para os outros. A Bíblia nos manda corrigir aos que são surpreendidos na prática de alguma falta, e isso, com espírito de brandura. Não existe amizade indolor. Não existe amizade omissa. Um amigo é alguém que tem liberdade, direito e responsabilidade de exortar, corrigir e orientar seu confrade quando vislumbra a chegada de um perigo ameaçador. Nesse mundo timbrado pela solidão e pelo isolamento, onde florescem as “amizades virtuais”, precisamos cultivar amizades verdadeiras, amizades que glorificam a Deus, edificam a igreja e abençoam a família!


Rev. Hernandes Dias Lopes

terça-feira, 24 de junho de 2014

VASOS USADOS POR DEUS


VASOS USADOS POR DEUS 

ll Timóteo 2:19-26

Vs. 19  * Deus conhece os Seus - aqueles que recebem o Senhor Jesus Cristo de todo o coração e obedecem o chamado.


* Se apartem da injustiça e agora proferem o nome do Senhor.

* São participantes da justiça de Deus ( direitos de serem Salvos em Jesus ) e praticantes da justiça de Deus.
* São vasos de honra.

Vs. 20  * A grande casa ( a Igreja )


* Na igreja ( Corpo de Cristo ) a grande casa encontra-se vários tipos de vasos ( crentes )


1º) De Ouro e Prata. Não se corrompem ( não enferrujam )

2º) De Madeira e de Barro. Fáceis de quebrarem . ( frágeis )
Os usados para Honra ( os que dão bom testemunho )
Os usados para Desonra ( os que dão mal testemunho )

Vs. 21 * Todos que, se vigiarem na Purificação do testemunho será vaso de honra, santificado, útil ao Senhor, preparado para a toda boa obra.


Vs. 22 * Fugir das paixões: Desejos carnais desenfreados.


* Seguir a Justiça ( Jesus a igreja Seu corpo )

* Fé, sem ela não Agrada a Deus
* O amor que é o caminho da Perfeição.
* Coração Puro, sempre perdoando para não armazenar mágoas.
* Invocar o Senhor, Vida de Oração

Vs. 23,24,25,26 * As Virtudes dos vasos usados por Deus:


1º) Não entra em contenda ( não debate )

2º) É brando com todos. ( é manso )
3º) É apto para ensinar ( instruir o que aprendeu de Deus na Palavra )
4º) É paciente ( saber esperar)
5º) Corrige com Mansidão os que resistem a Palavra para que se convertam.
6º) É desprendido dos laços do Diabo para fazer a Vontade de Deus que é permanecer em Deus.


Por Pr José Carlos dos Santos




PÃO DIÁRIO - 24\06\2014 - LUGARES E MOMENTOS

LUGARES E MOMENTOS

Por muitos anos, me correspondi com um pastor no Nepal que frequentemente viaja com os membros de sua igreja para comunidades distantes no Himaláia para pregar e implantar igrejas. Recentemente ele me enviou seu itinerário da semana seguinte e me pediu que orasse.
Sua agenda ocupada indicava que ele tinha planos de, no prazo de uma semana, viajar 160 km de moto para várias cidades para pregar e distribuir panfletos do evangelho. Fiquei imaginando as grandes distâncias que meu amigo percorreria em terreno montanhoso e escrevi para perguntar como ele estava. Ele respondeu: " Tivemos um tempo maravilhoso marchando nas montanhas com os membros da igreja. Nem todos têm motos, então todos nós caminhamos. Foi um momento abençoado. Ainda temos mais lugares para visitar. " E então lembrei de como " ... percorreria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho... " 
( Mateus 9:35 ).
Pensei em minha relutância para dirigir na neve até o outro lado da cidade para visitar um viúvo solitário; para atravessar a rua e ajudar um vizinho; para atender a um amigo em necessidades que bate à porta quando estou ocupado; ir a qualquer momento, a qualquer lugar, a qualquer distância em prol do amor. E pensei em nosso Senhor, para quem não havia distância grande demais. - DHR

Leia: Mateus 9:35-38.

Examine: E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando [...], pregando o evangelho... - Mateus 9:35.

Considere: Deus quer que compartilhemos aquilo que Ele nos deu. 

Devocional - 24\06\204 - Oportunidades Trazem Oposição


Oportunidades Trazem Oposição

Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente (que esquece o que ouviu), mas operoso praticante (que obedece), esse será bem-aventurado no que realizar.
Tiago 1.25

 Muitas pessoas concordam com um sermão ou versículo, mas não o aplicam em sua vida cotidiana, por isso nada muda. Elas pensam que apenas porque concordam com a Palavra isso trará mudanças na vida delas. Mas mudanças não acontecem automaticamente; uma pessoa tem de ser praticante da Palavra e não apenas ouvinte. Jesus disse: “Estejam alertas (dêem muita atenção, estejam cautelosos e ativos) e vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito de fato está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26.41). 
 Cada vez que você tem oportunidade para crer em Deus para algo, sofrerá a tentação de desistir. Ore para que você possa vencer a tentação quando vier.


Por Joyce Meyer

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5:1...