segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Verdades e perigos sobre a ceia do senhor

Slides de Apresentação:

A Ceia do Senhor é um sacramento instituído por Jesus Cristo. Deve ser praticada pela igreja até que Cristo volte. Os elementos da Ceia, o pão e o vinho são símbolos do corpo e do sangue de Cristo.

Eles não se transubstanciam. Continuam pão e vinho. Cristo está presente na Ceia espiritualmente e não fisicamente como pensava Martinho Lutero. A Ceia do Senhor é mais do que um simples memorial, é um meio de graça.

Há quatro verdades essenciais da fé cristã que devem ser destacadas, sempre que a igreja celebra a Ceia:

1. Olhando para trás – A morte de Cristo (1 Co 11:26) – “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor…”. A cruz de Cristo é o centro da mensagem cristã. Não há evangelho sem a cruz de Cristo. Ele ordenou que sua igreja relembrasse não seus milagres, mas sua morte. Devemos nos lembrar porque ele morreu, como ele morreu, por quem ele morreu.

2. Olhando para frente – A segunda vinda de Cristo (1 Co 11:26) – “… anunciais a morte do Senhor, até que ele venha”. Há um momento de expectativa em toda celebração da Ceia do Senhor. A segunda vinda de Cristo é a grande esperança do cristão num mundo onde o mal tem feito tantos estragos.

3. Olhando para dentro – O auto-exame (1 Co 11:28) – “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão e beba do cálice”. Não somos juízes dos outros, devemos examinar-nos a nós mesmos. Não devemos fugir da Ceia por causa do pecado, mas fugir do pecado por causa da Ceia. A ordem bíblica é: examine-se e coma!

4. Olhando ao redor – A comunhão (1 Co 11:33-34) – “…esperai uns pelos outros…”. Somos um só corpo, um só pão. Reunimo-nos como família de Deus, irmãos em Cristo, filhos do mesmo Pai. O amor deve ser o elo que nos une. Na Ceia encontramo-nos com o Senhor e com os nossos irmãos. Na Ceia os céus e a terra se tocam.

Há três perigos em relação à Ceia que precisamos evitar:

1. Participar da Ceia do Senhor indignamente (1 Co 11:27) – “Por isso, aquele
que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor”. A nossa dignidade é a consciência da nossa indignidade. Assentar-se à mesa do Senhor de forma leviana, irrefletida e despreparada é comer e beber juízo para si. Precisamos ter convicção do nosso compromisso com Cristo e com sua igreja antes de participarmos da Ceia.

2. Participar da Ceia do Senhor sem discernimento (1 Co 11:29) – “Pois quem come e bebe, sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si”. O crente precisa discernir o Corpo de Cristo partido na cruz, ou seja, a obra da redenção em seu favor e também discernir o Corpo de Cristo, que é a igreja. Não podemos assentar-nos à mesa com mágoa dos irmãos. Isso gera fraqueza, doença e morte.

3. Participar da Ceia do Senhor sem autojulgamento (1 Co 11:31,32) – “Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados…”. Não podemos ser condescendentes com nós mesmos nem complacentes com os nossos pecados. Devemos julgar-nos a nós mesmos para não sermos condenados com o mundo. Precisamos agir com rigor com nós mesmos e com profundo amor e paciência com os nossos irmãos.


Rev. Hernandes Dias Lopes.

Versículo do Dia

  Versículo do Dia O meu socorro vem do SENHOR Deus, que fez o céu e a terra. Salmos 121:2 NTLH