terça-feira, 2 de setembro de 2014

O culto doméstico


O culto doméstico é um tesouro perdido na vida da maioria do povo de Deus. Essa perda tem profundas e tristes conseqüências. Ela aponta uma perda de profundidade no relacionamento com Deus e também um enfraquecimento da comunhão familiar. O mundo contemporâneo sofre uma perda de critérios e valores. As coisas urgentes tomaram o lugar das coisas importantes. Corremos atrás do vento e gastamos toda a nossa energia buscando as coisas que perecem e deixamos de buscar as coisas lá do alto, aquilo que permanece para sempre. Creio que chegou o tempo de avaliarmos nossa vida e termos coragem de mudar o curso dos acontecimentos, de não sermos esmagados debaixo desse rolo compressor do secularismo nem sermos vítimas da ditadura dessa agenda que empurra as coisas espirituais para a lateral da nossa vida. O culto doméstico pode ajudar-nos em várias frentes e queremos destacar algumas:

1) O culto doméstico corrige a prioridade do nosso relacionamento com Deus.

Deus é mais importante do que suas dádivas. O abençoador é mais importante do que suas bênçãos. Ainda que tivéssemos todas as benesses de Deus, sem ele, nossa vida ainda seria vazia e carente. Só Deus nos satisfaz. Podemos adquirir conhecimento, granjear riquezas e conquistar sucesso e fama, mas sem Deus, tudo isso é vaidade. Precisamos buscar o Reino de Deus em primeiro lugar e o culto doméstico abre esse caminho para priorizarmos nossa relação com Deus acima de quaisquer outros interesses.

2) O culto doméstico restabelece a comunhão familiar.

A sociedade contemporânea está assistindo estarrecida ou mesmo anestesiada a desagregação da família. As pessoas estão vivendo numa profunda solidão mesmo vivendo em família. O diálogo está morrendo nos lares. Os cônjuges já não têm tempo para estar a sós. Os pais já não têm tempo para os filhos. Cada um segue o seu caminho e não pára para avaliar a vida sob a perspectiva de Deus. O culto doméstico é um instrumento bendito para a família fechar a agenda do urgente e abrir a agenda do importante. O culto doméstico abre o caminho para a família não apenas estar unida, mas unida ao redor do trono da graça para adorar a Deus. Uma família que ora unida, triunfa sobre as dificuldades.

3) O culto doméstico galvaniza os valores de Deus em nossa vida.

A marca da nossa sociedade é a superficialidade. Vivemos uma geração que anda errante por ter abandonado os princípios e os absolutos de Deus. Na era da comunicação e da explosão do conhecimento, vemos uma geração analfabeta da Bíblia e a perda dos critérios bíblicos está produzindo uma geração entregue ao relativismo moral. Sem conhecimento da verdade não há como construir uma sociedade justa. A família é a base de todos os outros relacionamentos horizontais. Se a família estiver sem critérios, a sociedade perder-se-á nos labirintos da permissividade.

4) O culto doméstico trará um novo frescor à vida espiritual.

Ele não somente trará benefícios para a coletividade, mas uma revitalização pessoal para cada um de per si. A educação cristã começa no lar. Aí está seu alicerce. Se o lar não estiver comprometido com o ensino da Palavra de Deus, a igreja não cumprirá cabalmente o seu papel. É no lar que as bases são plantadas. É no lar que devemos ser alimentados com o leite genuíno da piedade. É no lar que forjamos o nosso caráter e crescemos rumo à estatura do Varão perfeito. Quero encorajar as famílias da igreja a abraçar esse projeto de resgate do culto doméstico. Somos todos muito ocupados, mas temos tempo para tudo aquilo que nos é prioridade. Porque Deus e a família são prioridades para nós, devemos aderir sem reservas e sem desculpas a esse plano que certamente procede do coração de Deus. Não temos mais tempo a perder. Chegou a hora de colocarmos nossa vida e nossa família no altar de Deus e vivermos para a glória de Deus. Nossa casa precisa ser uma igreja viva a serviço do Deus vivo. Que Deus assim nos ajude!


Rev. Hernandes Dias Lopes.

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Falem da sua glória às nações; contem a todos os povos as coisas maravilhosas que ele tem feito. 1Crônicas 16:24 NTLH