sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A mordomia do corpo


O nosso corpo é magnífico em todos os aspectos. Ele é mais complexo que qualquer máquina que o homem possa conceber. Nosso corpo não é produto de uma evolução nem mesmo de uma mera adaptação ao meio. Ele foi planejado e criado pela mente infinitamente sábia de Deus. Destacamos alguns pontos importantes sobre o nosso corpo:

1. O nosso corpo foi criado por Deus 
– O nosso corpo foi criado por Deus e reflete a glória de Deus. O Dr. Marshall Nirenberg, prêmio Nobel de Biologia diz que há em nosso corpo 60 trilhões de células vivas e em cada uma delas, há um metro e sessenta centímetros de fita DNA. Se esticarmos a fita DNA do nosso corpo, teremos 102 trilhões de metros, ou seja, 102 bilhões de quilômetros de fita DNA, onde estão gravados e computadorizados todos os nossos dados genéticos, como a cor da nossa pele e o nosso temperamento. O Dr. Lewis diz que poderíamos empacotar na cabeça de um alfinete todos os dados genéticos de todos os mais de 6 bilhões de habitantes do planeta. Obviamente, códigos de vida não se originam do caos nem do acaso. Somos a obra prima de Deus. Ele nos criou e nos formou de forma assombrosamente maravilhosa e nos entreteceu no ventre da nossa mãe.

2. O nosso corpo foi redimido por Deus 
– A redenção não alcançou apenas a nossa alma, mas também o nosso corpo. Não apenas nossa alma será aperfeiçoada para entrar na glória, mas também nosso corpo será glorificado para desfrutar das bemaventuranças eternas. Nosso corpo foi comprado por um alto preço. Ele não nos pertence. Ele é de Deus. Somos mordomos do nosso próprio corpo. Se nós o destruirmos, Deus nos destruirá.

3. O nosso corpo deve glorificar a Deus
– Nós devemos glorificar a Deus em nosso corpo. Porque fomos remidos e comprados por alto preço, precisamos, agora, glorificar a Deus em nosso corpo. Não temos mais o direito de apresentar os membros do nosso corpo ao pecado. Devemos,agora usar o nosso corpo em santificação e honra. O nosso corpo não é destinado à impureza, mas à santificação. Devemos comer, beber e fazer qualquer outra coisa para a glória de Deus. Nossos olhos devem ser puros. Nossos corações devem ser fontes de vida. Nossos pés devem caminhar por veredas de justiça. Nossos pensamentos devem ser centrados em tudo o que é verdadeiro, puro e louvável.

4. O nosso corpo é habitação de Deus 
– O Deus transcendente que nem os céus dos céus podem contê-lo, deleita-se em habitar plenamente em nosso corpo. Nós fomos feitos a morada do Altíssimo. Deus, o Pai; Deus, o Filho e Deus, o Espírito Santo habita em nós plenamente (Ef 1.20-23; 3.19; 5.18). Nosso corpo é o santo dos santos onde a glória de Deus se manifesta. O apóstolo Paulo diz que somos santuários do Espírito e que Deus habita em nós (1Co 6.19). Assim como o tabernáculo era um símbolo da igreja e a arca um símbolo de Cristo, assim, por onde andarmos, levaremos conosco a gloriosa presença de Cristo, pois ele habita em nós (Cl 1.27).

Duas implicações podem ser depreendidas das verdades acima mencionadas.

Primeiro, devemos cuidar do nosso corpo como mordomos fiéis. O nosso corpo deve ser alimentado e cuidado (Ef 5.29). O cuidado da saúde física e emocional é uma responsabilidade nossa como mordomos de Deus. Devemos equilibrar o trabalho e o descanso (Ex 20.8-11). Devemos deixar para trás a bagagem da ansiedade e da mágoa, se quisermos um corpo saudável, uma mente limpa e uma alma santa.

Segundo, devemos compreender que se formos mordomos infiéis seremos as próprias vítimas. Muitas pessoas destroem o corpo comendo muito, comendo mal ou se intoxicando com drogas mortíferas. Outros, destroem o corpo deixando de fazer faxinas necessárias nos porões da mente, abrigando, assim, ressentimentos que flagelam a alma e adoecem o corpo. Os mordomos infiéis que maltratam o corpo serão suas próprias vítimas e colherão os frutos amargos de sua semeadura insensata. Como você tem tratado o seu corpo? Você tem sido um mordomo fiel nessa administração?


Rev. Hernandes Dias Lopes

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5:1...