quarta-feira, 31 de julho de 2013

EU QUERIA SER…

luar

Amados,
Deixo para vocês um texto sobre a importância de nossa postura diante da vida. O que você quer ser?  Como você quer  que a sua vida ? Nesta quarta-feira para para pensar sobre seus planos e pense em tudo o que você tem pensado ultimamente. São pesamentos que têm te sugerido a vitória ou derrota? Qual o lugar que a Palavra de Deus tem tido em sia vida? Você tem se firmado nas Promessas do Senhor ou nas maldições do inimigo? Saiba que o primeiro passo para vitória é querer e crer. 
Leia, reflita e ore. Deus falará ao seuc oração.

“Eu queria ser…
LUAR!
Para iluminar o caminho daqueles que vivem na escuridão…
SILÊNCIO!
Para calar as vozes que atordoam o coração…
AMANHECER!
Para fazer um dia a mais de felicidade…
LUZ!
Para dissipar as sombras e destacar as cores…
NOITE!
Para acalentar os que lutam durante o dia…
VIDA!
Para fazer viver os que estão morrendo…
LÁGRIMA!
Para comover os corações insensíveis…
SORRISO!
Para encantar as faces e eliminar amarguras…
AMOR!
Para unir as pessoas e dar significado em suas vidas”.

Pense nisso!

Neste início de mês eu quero dizer a você que você pode todas as coisas…
Mesmo que a vida tenha sido difícil até o momento e que para tudo pareça incerto…
Mesmo que você tenha errado muito, magoado pessoas, se magoado…
Mesmo que há muito tempo você não saiba o que é orar, o que é ter fé…
Mesmo que até mesmo as coisas mais simples pareçam impossíveis…
Você pode todas as coisas naquele que te fortalece…
Você pode iluminar o caminho daqueles que vivem na escuridão; calar as vozes que atordoam o coração; dissipar as sombras e destacar as cores; fazer sempre um dia a mais de felicidade…
Você pode ser amor, Alegria, vitória…
Você pode!
Você pode todas as coisas naquele que te fortalece…
Basta que você queira e busque…

Em LC 11:28, o Senhor nos diz “bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam”
Bem aventurados porque A RESPOSTA PRA NOSSAS DÚVIDAS, a luz para o nosso caminho, a força que precisamos está na Palavra…
Assuma a partir de agora a postura de vitória que Deus quer pra você. Busque Nele, em sua Palavra, a força, a sabedoria e o amparo que você precisa…
Lembre-se também DO SL 18:30 - O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.

Pense nisso…
Faça de seu dia de hoje um dia perfeito, um dia diferente de todos que você já viveu. Dê passos firmados na rocha com a certeza de que o melhor foi preparado pra você…
Pense nisso e seja muito feliz!

Por Deyse Melo

Pão Diário - 31\07\2013


Os intocáveis

A vida de Yashwant Rao em Karnataka, Índia, incluía alguns vícios pessoais que o envergonhavam, porém, algo mudou em sua vida. Yashwant recebeu Jesus como Salvador após um pastor em sua vida ter trabalhado amorosa e insistentemente para alcançá-lo.
Deus o orientou para compartilhar sua fé com os dalits ou " intocáveis ", a mais baixa de todas as castas no sistema indiano. Nos últimos anos, muitas destas pessoas humildes e envergonhadas se converteram !
A humilhação é tão antiga quando Adão e Eva ( Gênesis 3 ). Ao desobedecerem a Deus e optarem por comer algo que Ele proibiria ( v.6 ), " ...perceberam que estavam nus... " ( v.7 ). O relacionamento de confiança com o seu Criador amoroso tinha se rompido. A confiança que compartilhavam também tinha sido quebrada lembra-se a quem Adão culpou ao ser confrontado por Deus ? " ...A mulher que me deste para ser a minha companheira me deu a fruta... " ( v.12 ).
A vergonha deles se tornou nossa. Tornamo-nos  " intocáveis " - envenenados pelo pecado do primeiro homem e da primeira mulher. Mas, esse não é o final da história...
Assim como Yashwant Rao estendeu suas mãos de misericórdia aos dalits da Índia, Deus estende Sua graça a nós. " ...De fato, muitaos morreram por causa do pecado de um só homem ; mas a graça de Deus é muito maior, e ele dá a salvação gratuitamente a muitos, por meio da graça de um só homem, que é Jesus Cristo " ( Romanos 5:15 ).
Quando escolhemos receber a graça de Jesus e a salvação, somos libertos da vergonha. Somos livres para adorá-lo com alegria. Podemos ter comunhão com Ele - e com os outros - com corações limpos !
Se você é cristão e se arrependeu dos seus pecados, a vergonha do passado se foi. Você foi promovido. Não é mais um " intocável, " pois foi tocado pela purificadora graça divina. - Tom Felten

Leia: Gênesis 3:6-13
Nesse momento os olhos dos dois se abriram, e eles perceberam que estavam nus... ( v.7 ).

Examine: - Jó 40:3-4; 42:2-6
- Salmo 34:5
- Romanos 6:21-22

Considere: Do que você se envergonha ? Como Deus vê os seus pecados e falhas sob a luz da Sua graça ?

terça-feira, 30 de julho de 2013

Desejo, Mente e Atuação


Digo, porém: andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.
Porque a carne luta contra o Espirito, e o Espírito contra a carne; e estes  se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.
Gálatas 5:16-17


Uma Ação ( decisão ) , que tomamos em um determinado momento, está ligado a três fatores, que vemos  abaixo:

DESEJO ( Vontade) : Eu quero no momento , está ligado a emoção e ao coração.

MENTE ( Pensamento ): O que é racional para o momento, entre o corpo e o coração.


ATUAÇÃO ( Ação ): Tomada de decisão, partir para a ação.





DESEJO ( Vontade )

O Desejo ( a vontade ) determina a ação e requer ânimo ( está ligado a emoção ) para ser executada.

A Bíblia diz que:
·       A vontade do homem é, por natureza, oposta a Deus.
·      
“Enganoso é o coração do homem, mais
do que todas as coisas, e perverso...”. Jeremias 17:10.
“a vontade de Deus é perfeita boa e agradável”. Romanos 12:2b

Se estivermos convictos de que Deus quer o melhor para nós, e desejarmos conhecer a Sua vontade, precisamos harmonizar a nossa vontade, com a vontade de Deus.

Uma pessoa voluntariosa pode disciplinar sua própria vontade, e alcançar o equilíbrio.
Os de vontade ( mente )  fraca, os desanimados, os passivos, serão revestidos de um novo ânimo e coragem.
Todos estamos capacitados a tomar posse do fruto do Espírito, porque Ele habita em nós.

·       O mal faz parte da natureza do homem, porque é o fruto de uma raiz herdada da desobediência, que levou o homem a se afastar de Deus. Ainda que possua a raiz do mal, o homem pode receber o bem ao compreender que Jesus Cristo veio trazer ao mundo, o conhecimento de que somente o Criador é capaz de cortar a raiz maligna e implantar, no coração do homem, a Verdade, o Bem Absoluto, o próprio Deus.
Somos indesculpáveis se nos acomodamos ao que herdamos do homem natural dizendo “eu sou assim” ou “Deus me fez assim”, “vou caminhando com a multidão”.

·       A conquista do bem exige determinação para mudar. É o que a Bíblia chama de “luta da carne contra o espírito”.
Um mau pensamento (vingança, traição, roubo, suicídio, mentira) pode transformar-se em obsessão até que a vontade maligna seja realizada.

“... cada um é tentado quando atraído e engodado
por sua própria concupiscência. Depois havendo a
concupiscência concebida, dá a luz o pecado; e o pecado,
sendo consumado, gera a morte”. Tiago 1:14-15.
Ler também Isaías 59:4 e Jó 15:35.

•      A disciplina da nossa vontade, é uma questão de escolha entre o que edifica e o que prejudica.
Nossa alma é inquieta e insatisfeita e os bens materiais não podem completar seus anseios.
Encontrar satisfação é uma questão de “estar em Cristo”, e alcançar a paz que Ele já nos deu por sua morte. De outro modo, nossa alma continuará enferma e seremos dominados pela nossa própria vontade, sempre em busca de paz.




MENTE ( Pensamento )

O Arquivo Inconsciente:
·       Os conceitos acumulados no inconsciente de uma pessoa, desde o ventre materno, serão refletidos no seu comportamento, no seu modo de vida.
São culpas e mágoas guardadas.
A unidade a nível mental obedecerá ao desejo pessoal de buscar a limpeza e a cura desses males que impedem um relacionamento saudável. Somente com a quebra desses muros com a ajuda do Espírito Santo, estaremos preparados para alcançar, o pensamento de Deus. 

O Arquivo Consciente:
·       Nossa mente possui uma característica abstrata, a facilidade de absorver palavras e imagens, sejam boas ou más.
Se a pessoa assimila o Bem, estará capacitada a desenvolver e a prosperar nesse caminho. Caso contrário, o Mal forma os especialistas da violência, da crueldade e do afastamento crescente de Deus.

Assim como a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, a incredulidade chega pelo ouvir, ver e desejar o mal.
“Ver tira a capacidade de crer”.
Aquele que desejar o Bem tomará uma atitude de esvaziar sua mente de tudo o que for contrário a Deus e sua a Palavra e estará capacitado a receber a Verdade Absoluta. 
  
Influências Malignas:
•      Outro obstáculo à unidade de pensamento, são forças espirituais do Mal. Ainda que muitos não acreditem, “Satanás está vivo e ativo no planeta terra”, a mente do homem é influenciada e fica dividida entre a verdade e o erro.



ATUAÇÃO ( ação )


A atuação,  é a tomada de decisão, ou seja partir para a ação, executar aquilo que está ligado ao desejo, a vontade, a emoção , e ao que está na mente  naquele momento, seja uma coisa boa ou não, isto independe da conciência , está  relacionado a satisfação pessoal e a vontade da carne.

O Espírito está acima da vóz da Conciência

Vivemos hoje os tempos trabalhosos preditos nas Escrituras: desintegração da família, frieza emocional, mentalidade materialista, mundanismo, distorção da Palavra.

 Por isso devemos:

·       Abrir mão dos pontos de vista próprios para poder receber a revelação do Espírito Santo, atravé da Palavra de Deus.
·       Usar o raciocínio, a inteligência, a memória, a consciência, a vontade, os sentimentos e o livre arbítrio, a fim de fazer uma limpeza da mente alcançando o equilíbrio tomando as atitudes( decisões ) de acordo com a Palavra de Deus.


O texto acima está baseado na pregação do culto de Domigo 28/07/2013

Preletor Pr. José Carlos dos Santos



Pão Diário - 30\07\2013


Parte do futuro é agora

Bafaluto, uma pequena vilas de 300 habitantes em Gâmbia, mal podia sobreviver. Sem acesso a água limpa, toda a população estava presa a um ciclo de pobreza, doenças, implacáveis e fome - até que Brian Harrold e Pamela Morgan, empresários irlandeses gastaram uma pequena fortuna para cavar um poço de 80 metros de profundidade para este povo. Quando lhe perguntaram o que os levou a fazer isso, Brian respondeu: " Não prejudicar o outro neste mundo ainda é pouco. "
Da mesma forma, o profeta Isaías viu a confusão do mundo, e retratou uma visão instigante do mundo como Deus planejou que fosse. Neste novo mundo, Deus varrerá a vasta multidão de iniquidades da humanidade, " ...defenderá o direito dos pobres " ( Isaías 11:4 ), desfará todo o impulso direcionado a violência - tanto assim que até mesmo " Vacas e ursas pastarão juntas... " ( v.7 ). Embora uma visão como essa ecoe os verdadeiros anseios dos nossos corações, ela parece fantasiosa e irreal. Será que este trecho das Escrituras é um sentimentalismo teórico ou há exemplos concretos em nosso mundo ?
Deus não vive no abstrato - em algum lugar nebuloso do futuro. Ele vive neste momento. Apesar de Deus ter feito este mundo há muito tempo, Ele já começou Sua obra para terminá-lo. Após a catástrofe do Éden, Deus acionou imediatamente Seu plano de resgate através de Jesus - o resgate que seria obedientemente exemplificado pelo povo de Deus. Em primeiro lugar,  Israel, agora a igreja.
As cartas de Paulo apresentam como nós, a tribo de Deus, somos ( como diz um escritor ) " um sinal antecipado da cura divina e do futuro restaurador para o mundo. " Até mesmo hoje, nosso amor, as obras de justiça e a proclamação do evangelho refletem o plano de Deus para "... a terra [que] ficará cheia do conhecimento da glória do Senhor... " ( v.9 ). - Winn Coller

Leia: Isaías 11:1-9
Lobos e ovelhas viverão em paz... ( v.6 ).

Examine: - Efésios 2:11-22
- Apocalipse 21:1-5

Considere: Onde seu mundo mais precisa de Deus ? De que maneira você pode se unir a Sua obra redentora ?

segunda-feira, 29 de julho de 2013

SINAL DE FUMAÇA

fumaca

Talvez você já tenha lido em algum lugar a história de hoje… Agora, no entanto, te convido a vê-la à luz da Palavra do Senhor. Leia a mensagem deixando  o Espírito Santo de Deus falar ao seu coração, e Ele  lhe revelará coisas ocultas, que jamais imaginou…

Após um naufrágio, o único sobrevivente de um navio agradeceu a Deus por estar vivo e ter conseguido se agarrar a parte dos destroços para poder boiar.
Depois de dias no mar, ele foi parar em uma pequena ilha desabitada e fora de qualquer rota de navegação. Mas ele estava salvo, e, grato a Deus, agradeceu novamente.
Com muita dificuldade, com os restos dos destroços, ele conseguiu montar um pequeno abrigo para que pudesse se proteger do sol, da chuva de animais e para guardar seus poucos pertences. Como sempre, no final de tudo, agradeceu. Nos dias seguintes a cada alimento que conseguia caçar ou colher, ele agradecia.
No entanto, um dia quando voltava da busca por alimentos, ele encontrou o seu abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça. Vendo aquelas chamas, ficou desesperado e se revoltou contra Deus, gritava chorando: “O pior aconteceu! Perdi tudo! Deus, por que fizeste isso comigo?
Chorou tanto, que adormeceu profundamente cansado. No dia seguinte bem cedo, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.
-”Viemos resgatá-lo”, disseram.
- “Como souberam que eu estava aqui?”,perguntou ele.
-”Nós vimos o seu sinal de fumaça”!
Naquele instante , o homem olhou os céus com lágrimas nos olhos e pediu perdão a Deus por sua falta de fé.
Também agradeceu por ter sido respondido e entendeu que justamente aquilo lhe causara tristeza e revolta, fora uma providência divina para solucionar o seu problema, pois Deus jamais abandona aqueles que clamam por Ele.

Pense nisso…
Muitas vezes nos encontramos numa situação em que pensamos que não há mais jeito, que Deus se esqueceu de nós, que tudo o que fizemos ou fazemos é em vão, que nossos esforços são e foram inúteis…
Muitas vezes nos sentimos cansados com as lutas da vida e não entendemos o porque de tanta provação…
No entanto, é justamente esta situação difícil que nos levará à um nível mais elevado, a resultados eficazes, à vitória definitiva e completa
Em RM 8:28, Paulo nos diz “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.
Todas as coisas contribuem juntamente…
Isso significa que há um equilíbrio, um encaixe de acontecimentos, que nos levam a uma situação propícia para a intervenção de Deus. Precisamos estar prontos para a sua intervenção final!
São arestas de nossa personalidade que precisam ser aparadas, são apegos a coisas materiais das quais precisamos nos libertar, é o dom do amor que precisa ser exercitado, o dom da humildade que deve ser vivido, a nossa paciência que precisa ser provada, nossa fé que precisa ser fortalecida…

E assim somos preparados para usufruir da vitória…
Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus…
Todas as coisas que Deus permite acontecer em nossas vidas são para o nosso amadurecimento e crescimento…
Está escrito em Números 23:19: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?”
Tens promessas de Deus na sua vida?
Creia que Ele não é homem para que minta, nem filho do homem para voltar atrás.
Se Ele promete vitória, se Ele promete estar conosco para sempre, em todos os momentos, creia que assim será e que assim É.
Deus não é homem para que minta…
O sangue derramado por Jesus na cruz foi para o perdão do meu e do seu pecado…
O amor de Jesus foi manifestado aqui na terra por mim e por você…

Deus não é homem para que minta…
E se por acaso na sua vida tudo parece dar errado, não entregue os pontos,
persista, porque “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.
Tome posse dessa palavra, creia que tudo contribuirá para o seu crescimento e amadurecimento, creia na sua vitória, e seja feliz!

Por Deyse Melo

Pão Diário - 29\07\2013


Estradas esburacadas

Meus pensamentos estavam longe, quando de repente um buraco na estrada sacudiu meu carro. Enquanto balançava pelo cruzamento, me dei conta de que tinha ignorado as placas que indicavam uma rodovia em obras. Encoberto pela escuridão da madrugada o desnível no asfalto era imperceptível aos olhos. Porém, dias depois enquanto dirigia por outro trecho da mesmaestrada a suavidade da via recentemente pavimentada fez meus pneus cantarem com delicadeza. A diferença era visível.
Isaías 26:7 diz: " O caminho das pessoas direitas é fácil ; tu, ó Deus justo, tornas plano o caminho por onde elas andam. " O caminho do Senhor é sempre correto e Ele é fiel para endireitar as veredas diante de nós. Contudo, assim como a rodovia em construção, às vezes o tempoi e os métodos de Deus não correspondem as nossas expectativas. Limitados por nossa restrita visão, lutamos para compreender o que  Ele  está fazendo quando tentamos ultrapassar os locais 
em que as obras ainda estão em andamento. Algumas vezes o solavanco provoca a dor. Confusos e na tentativa de perscrutar a escuridão, buscamos recobrar as forças.
Neste lugar de incertezas, a confiança é fundamental ( Salmo 40:3-4 ). Ansiamos pela paz e descanso divinos - para ver o resultado do que Ele está fazendo. Todavia facilmente esquecemos que os valer escuros surgirão ao longo da estrada ( Salmo 23:4 ). Sem confiança, nossa fé enfraquecerá. Sem fé continuaremos a vacilar em esforço próprio ( Hebreus 11:6 ).
Nestes trechos descobrimos como Davi, que " esperar com paciência " significa encontrar libertação ( Salmo 40:1 ). Não importa se atoleiro é consequência das nossas próprias escolhas ou de outros, somente Ele pode nos salvar.
Pés firmes em terreno sólido, não se referem ao que vemos, mas a quem olhamos. -Regina Franklin

Leia: Salmo 40:1-8
Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama. Ele me pôs seguro em cima de uma rocha e firmou os meus passos ( v.2 ).

Examine: - Salmo 18:30-33
- Salmo 27:4-5
- Miqueias 7:7-8

Considere: Como você reage diante de um " buraco " na estrada da vida ? Nesses momentos o que significa para você confiar verdadeiramente em Deus ?

domingo, 28 de julho de 2013

EU PEDI A DEUS…



“Eu pedi a Deus para retirar os meus vícios.
Deus disse: NÃO
Eles não são para Eu tirar, mas para você desistir deles.
Eu pedi a Deus para que me desse paciência
Deus disse: NÃO
Paciência é um subproduto das tribulações. Ela não é dada. É aprendida.
Eu pedi a Deus para me dar felicidade.
Deus disse: NÃO
Eu dou bênçãos. Felicidade depende de Você.
Eu pedi a Deus para me livrar da dor.
Deus disse: NÃO
A dor te afasta do mundo e te traz para perto de Mim.
Eu pedi a Deus todas as coisas que me fariam apreciar a vida.
Deus disse: NÃO
Eu te darei a vida para que você aprecie todas as coisas.
Eu pedi a Deus para me ajudar a amar os outros como Ele me ama.
Deus disse: Finalmente você começou a entender”.

Autor desconhecido

Pense nisso!
Não fique aí parado esperando que Deus faça por você o que é de sua competência. Muitas vezes caímos nesse erro e deixamos escapar as bênçãos diárias que estão preparadas para nós…
Queremos felicidade e como achamos que ela cairá milagrosamente do céu, não fazemos a nossa parte. Queremos um emprego melhor, mas achamos que ele vai bater em nossas portas.
Queremos nos libertar dos vícios…
Uns são aprisionados pelo vício das drogas, outros pela bebida, outros são aprisionados pela gula, outros pelo vício da TV, são aprisionados dentro de casa, outros não conseguem escapar do vício da língua, falam demais. E assim por diante, são tantos os vícios…
Mas sabe o que eles tem em comum?
A grande maioria acredita que a cura, a libertação cai do céu em forma de milagre…
Deus faz a parte Dele sim e de forma perfeita, mas é necessário que façamos a nossa com força de vontade e estratégia…
Queremos ter fé, mas também achamos que ela cai do céu…

Ouça bem…
SE você quer mudar a sua vida, seja qual for a mudança, é preciso que você se movimente, que você saia do trono da acomodação, é preciso que você deixe o medo para traz e faça a sua parte…
A Bíblia está recheada de histórias de pessoas aprisionadas, de pessoas doentes que foram curadas por Jesus. Mas leia cada uma dessas histórias e você perceberá que em nenhuma delas houve cura e libertação sem que houvesse movimento…
Para que haja cura, para que haja vitória é necessário que haja movimento…
A fé exige movimento…

Somente em um tipo de situação Jesus fez seu milagres sem que houvesse movimento da parte do beneficiado. Sabe quando? Quando ele ressuscitou a filha de Jairo, em Marcos 5; quando ele ressuscitou Lázaro, seu amigo, em João 11:1-45. Tanto a filha de Jairo quanto Lázaro estavam mortos e logicamente não poderiam se movimentar, não poderiam ter atitude de fé.
Mas se você for observar essas histórias, você vai descobrir que seus entes queridos se movimentaram sim, buscaram Jesus, buscaram a solução, mesmo essa solução parecendo impossível aos olhos do homem. Seus entes queridos se movimentaram!
E o que aconteceu? o grande milagre da ressurreição!
Jesus tirou seu amigo Lázaro e a filha de Jairo da morada dos mortos porque houve fé e movimento…
Imagine se Marta e Maria ficassem de braços cruzados dentro de casa, se lamentando e chorando porque Lázaro havia morrido…
Imagine se Jairo ficasse dentro de casa, lamuriando, murmurando, praguejando e esperando que o grande milagre caísse do céu?
Mas eu te pergunto agora?
Você está morto? Não?
Então movimente-se…
Porque pra vencer a batalha, um soldado não pode ficar prostrado e parado no tempo!

Pense nisso…
Tenha atitude, movimente-se com fé e seja feliz!!!


Por Deyse Melo

Pão Diário - 28\07\2013


Rompendo o ciclo

Meu pai cresceu sem pai. Quando ele tinha cinco anos, o seu pai abandonou a família e nunca mais voltou. Mais tarde, ao perguntarem ao meu avô se ele tinha um relacionamento com papai, ele se recusava a admitir que meu pai fosse seu filho - renegando-o e dizendo que era um parente distante. 
Conforme a maioria das estatísticas, eu também deveria ter crescido num lar destruído, com pai ausente. As Escrituras dizem que os pecados dos pais são transmitidos à terceira e quarta regações ( Êxodo 20:5 ; Números 14:18 ; Jeremias 32:18 ). Dizem que garotos molestados crescem e se tornam abusadores ; e crianças com pais ausentes se transformam em pais indisponíveis aos próprios filhos.
Não em meu caso. Jeremias 31:29-34 proclama um novo tempo no qual rompe-se o pecado de uma geração. Os filhos não precisam passar adiante os pecados dos seus pais, pois o poder da nova aliança - prometida e cumprida em Jesus - nos capacita a quebrar os grilhões do pecado em nossas famílias e iniciar um novo ciclo de amor e fidelidade.
Ezequiel 18:19-20 apoiado na promessa de Jeremias anuncia " ...o filho não sofre por causa dos pecados do pai, [ ... ] o filho fez que era correto e bom. Ele guardou as minhas leis, e as seguiu cuidadosamente, e por isso é certo que viverá. " Se somos vítimas de pais que nos feriram, não precisamos perpetuar isso. Cada um de nós tem um novo começo diante de Deus.
Não é fácil. Meu pai feriu-se profundamente pela ausência do pai, e a maneira como criou os filhos trazia cicatrizes. Às vezes, ele tentava nos compensar, lutando muito para ser o pai perfeito no lar ideal. Porém nunca tive dúvidas de que ele me amava. Meu pai optou por absorver o ódio do meu avô em vez de passá-lo adiante, e iniciou um novo ciclo. Você também pode agir assim. - Mike Wittmer 

Leia: Salmo 13
Ó Senhor Deus, até quando esquecerás de mim ? Será para sempre ? ... ( v.1 ).

Examine: ...o amor de Deus, o Senhor, por aqueles que o temem dura para sempre. A sua bondade permanece, passando de pais a filhos, para aqueles que guardam a sua aliança... ( Salmo 103:17-18 ).

Considere: Como a sua atitude parental é um reflexo da sua criação ? O que você pode fazer para proteger a sua família contra o pecado cometido por uma geração ?

sábado, 27 de julho de 2013

Cobra



                                              Cobra x Pecado

Conta-se o caso de um saltimbanco que treinara uma jibóia a enlaçar-lhe o corpo, desenlaçando-se depois. Uma noite ele percebeu, horrorizado, que o enorme réptil lhe apertava mais e mais o corpo. Gritou por socorro, mas a platéia julgou que isso fizesse parte do ato. Só deram pelo fato quando ouviram o quebrar de ossos e viram o sangue a jorrar do nariz da vítima. Aquele animal "inocente" tornara-se matador de seu dono.
Ouviu-se depois alguém dizer, ao abandonar o circo: "Não importa quanto se conheça esse animal, cobra é sempre cobra." Acrescentarei: Não importa quanto conheçais o pecado, ele é sempre pecado, e o seu salário é a morte.
             

Pão Diário - 27\07\2013


Estática

Adoro as conveniências da tegnologia - especialmente os telefones sem fio, pois propiciam a mobilidade sem o empecilho de enroscar nos fios. No entanto, apesar de desfrutar dessa liberdade, muitas vezes tenhoque lidar com um incômodo - o ruído crepitante da estática. Estes problemas acontecem principalmente quando me distancio da base do telefone. Quanto mais longe, maior a dificuldade para ouvir e compreender meu interlocutor.
Da mesma forma, quanto mais nos distanciamos de Deus - nossa fonte de vida e força - maior a estática espiritual que enfrentamos, e não conseguimos ouvir a Sua voz.
A Bíblia contém uma lista dos itens que nos afastam de Deus. O primeiro item negativo é o pecado ( Isaías 59:2 ). Isaías disse que pecados e iniquidades separaram o povo de Deus dele, e que Ele escondeu Sua face - consequentemente Deus não " responde " aos seus apelos.
O egoísmo é o segundo obstáculo que cria o afastamento ( v.4 ). Tiago afirmou que Deus não respondeu as orações do Seu povo porque eles pediram com a motivação errada - para que pudessem gastar com prazeres ( Tiago 4:3 ). A rebelião é o terceiro caminho destrutivo que provoca a estática espiritual ( Isaías 59:13 ). O povo de Deus desobedeceu aops Seus mandamentos com arrogância e quando os inimigos os atacaram, eles clamaram a Deus. Porém Deus recusou-se a ouvir suas preces ( Deuteronômio 1:43-45 ).
O quarto obstáculo a comunicação é a injustiça ( Isaías 59:9, 11, 14-15 ). Deus disse que não olharia para Seu povo, pois este não defendia a causa dos oprimidos, órfaos e viúvas. ( Isaías 1: 15-17 ).
o último entrave que provoca a estática relaciona-se à nossa fonte pessoal de energia: a falta de fé ( Tiago 1:6-7 ). Aproximemo-nos de Deus, nossa fonte de vida e força, vivenciando a humildade, justiça, sinceridade de fé. - Marvin Williams

Leia: Isaías 59:1-15
Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações ( v.2 ).    

Examine: As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, elas me seguem ( João 10:27 ).

Considere: Que questão paralisante o afastou de Deus ? O que você  fará para fechar este abismo ?      

sexta-feira, 26 de julho de 2013

BONDADE INVISÍVEL


                                  


Há muitos anos, vivia um homem que era capaz de amar e perdoar todos que encontrava em seu caminho. Por isso, Deus enviou um anjo para conversar com ele. "Deus pediu para que eu viesse visitá-lo e dizer que ele quer recompensa-lo por sua bondade", disse o anjo. "Qualquer graça que desejar lhe será concedida. Você gostaria de ter o dom de curar?"
"De maneira nenhuma", respondeu o homem. "Prefiro que Deus selecione aqueles que devam ser curados".
"E que tal trazer os pecadores para o caminho da verdade?"
"Isso é uma tarefa de anjos como você. Eu não quero ser venerado por ninguém e ficar servindo de exemplo o tempo todo".
"Eu não quero voltar para o céu sem ter lhe concedido um milagre. Se não escolher, será obrigado a aceitar um".
O homem refletiu um pouco e terminou respondendo: "Então, eu desejo que o bem seja feito por meu intermédio, mas sem que ninguém perceba, nem eu mesmo, que poderei pecar por vaidade".
E o anjo fez com que a sombra daquele homem tivesse o poder de cura, mas só quando o sol estivesse batendo em seu rosto. Desta maneira, por onde passava, os doentes eram curados, a terra voltava a ser fértil, e as pessoas tristes recuperavam a alegria.
O homem caminhou muitos anos pela terra, sem jamais se dar conta dos milagres que realizava, porque quando estava de frente para o sol, a sombra estava sempre nas suas costas. Pode viver e morrer sem ter consciência da própria santidade.

Pão Diário - 26\07\2013


R-e-s-p-e-i-t-o

Steve Miranda, da Sociedade para Gerenciamento de Recursos Humanos, afirma que o principal motivo de as pessoas deixarem o emprego é devido aos chefes que depreciam seus empregados ou demonstram comportamento desrespeitoso. " Maus chefes são vampiros de energia, " ele diz.
Como você deve reagir se estiver subordinado à autoridade de um chefe ou alguém difícil de respeitar ? O palestrante motivacional, nadador medalhista de ouro olímpico Josh Davis afirma: " Não há motivo para ser rude ou grosseirocom outro ser humano. " E continua: " aplico um princípio bíblico para me ajudar: ´ Façam tudo sem queixas nem discussões para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu ´" ( Filipenses 2:14-15 ). As Escrituras dizem que devemos respeitar...
- as autoridades governamentais: " Por causa do Senhor, sejam obedientes a toda autoridade humana... " ( 1 Pedro 2:13-14 ).
- a todos: " Respeitem todas as pessoas, amem os seus irmãos na fé, temam a Deus e respeitem o imperador " ( 1 Pedro 2:17 ).
- aos patrões: " Vocês, empregados, sejam obedientes aos seus patrões e os respeitem, não somente os que são bons e compreensivos, mas também aqueles que os tratam mal " ( 1 Pedro 2:18 ).
- aos líderes cristãos: " ...tratem essas pessoas com o maior respeito e amor, por causa do trabalho que fazem. E vivam em paz uns com os outros " ( Tessalonicenses ( 5:12-13 )
- aqueles que buscam: " ... estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm.
Porém façam isso com educação e respeito... " ( 1 Pedro 3:15-16 ).
Reflita hoje sobre como Deus gostaria que você demonstrasse maior respeito pelos outros. - Roxanne Robbins

Leia: 1 Pedro 2:13-35
Respeitem todas as pessoas, amem os seus irmãos na fé, temam a Deus e respeitem o imperador ( v.17 ).

Examine: ...obedeçam com medo e respeito àqueles que são seus donos aqui na terra. E façam isso com sinceridade, como se estivessem servindo a Cristo ( Efésios 6:5 ).

Considere: Quais são as três maneiras pelas quais você demonstra respeito pelas principais figuras de autoridade em sua vida ? Como você demonstra respeito a Deus ? 

quinta-feira, 25 de julho de 2013

LUGAR VAZIO


Sucedeu ao outro dia, o segundo da lua nova, que o lugar de Davi apareceu vazio, disse, pois, Saul a Jonatas, seu filho: Por que não veio o filho de Jessé, nem ontem nem hoje, a comer pão...
1 Samuel 20:27

O lugar vazio de alguém na congregação nos fala de distintas realidades e lições:

1. Um lugar vazio causado pela morte

Vez por outra somos tocados pela saudade, ao olhar um assento vazio de um querido (a) irmão (ã) que deixou o nosso convívio para estar com o Senhor.

2. Um lugar vazio causado pela enfermidade

Quando um de nossos irmãos passa por momentos de enfermidade, estando em um hospital ou mesmo em sua própria casa, deixa o seu lugar vazio na congregação, levando todos a sentirem sua falta e orarem por ele.

3. Um lugar vazio causado por motivo de trabalho

Toda a congregação vivencia a realidade de ter membros que trabalham muitas vezes à noite. Devemos interceder por eles para que possam ter em breve tempo a oportunidade de voltarem a congregar-se, tendo um melhor emprego que os favoreçam.

4. Um lugar vazio causado por uma viagem

De férias, pelo trabalho ou por outros motivos

5. Um lugar vazio causado pelo abandono da Fé

Este é o motivo mais triste para deixar o lugar vazio. Dizem as estatísticas, que o número de crentes afastados é no mínimo o dobro dos que estão dentro. Oremos e envidemos todos os esforços através do amor e da visitação, para que voltem ao nosso convívio.


Pr. Marcos Antonio

Pão Diário - 25/07/2013


Velho fiel

Billy Graham pregou pessoalmente para mais pessoas do que qualquer outro evangélista no século 20. Ele proclamou as boas-novas para aproximadamente 100 milhões de pessoas em suas cruzadas, com cerca de três milhões de convertidos. Numa entrevista a NBC em junho de 2055, perguntaram-lhe como gostaria de ser lembrado. Billy Graham, na época com 86 anos, respondeu: " Espero que digam que ele foi fiel. "
Calebe também era um octogenário que descordava que há 45 anos, como espia de Israel, ele tinha apresentado um " relatório verdadeiro " para que tomassem posse da terra de de Canaã ( v.7 ). Porém, devido à descrença da nação na época, não segiram o seu conselho e todos os que tinham 20 anos ou mais morreram no deserto - exceto Calebe e Josué  ( Números 32:11-12 ). Agora, na velhice, Calebe reconhecia que Deus o manteve vivo por todos aqueles anos no deserto para que pudesse desfrutar do lar prometido por Deus em Canaã ( Números 14:24 ).
Deus é fiel. Calebe também foi. Por três vezes as Escrituras afirmam que Calebe "...obedeceu fielmente ao Senhor, o Deus de Israel" ( Josué 14:8-9,14 ). Em outras passagens, Calebe é constantemente descrito como alguém que sempre foi fiel a Deus ( Números 14:24; 32:12; Deuteronômio 1:36 )
Nenhum de nós sabe quanto tempo de vida terá. Alguns podem chegar aos 85 anos ou mais. Entretanto, a questão não é a duração, mas a profundidade da nossa fidelidade a Deus. Será que quando atingirmos a idade avançada poderemos dizer: "... mas eu obedeci fielmente ao Senhor, meu Deus" ( Josué 14:8 ). As palavras que vêm da parte de Deus a seguir afirmam : "... Calebe tem um espírito diferente e sempre tem sido fiel a mim" ( Números 14:24 ). Busquemos esse tipo de fidelidade na vida ( Mateus 25:21 ). - K.T. Sim

Leia: Josué 14:1-14
Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé ( 2 Timóteo 4:7 ).

Examine: - Mateus 25:14-30
- Atos 20:24
- 1 Coríntios 4:12

Considere: Qual a diferença entre sucesso e fidelidade ? Como podemos viver uma vida mais fiel em Jesus ? 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

PELAS SUAS PALAVRAS…

palavras

Não oremos pedindo vida fácil, oremos pedindo força!Não peçamos tarefas equivalentes à nossas forças, mas sim forças equivalentes a nossas tarefas.Então, a execução do trabalho não será um milagre, nós seremos um milagre!

Pense nisso…
Não é com uma vida de facilidades que Cristo nos guiará a grandezas…
Há pessoas que evitam as dificuldades, as coisas que requerem renúncias, auto-crontrole, sacrifício…
Muita gente passa a vida inteira sem assumir responsabilidades ou mudanças, fazendo o discurso do amanhã…
Amanhã, quando estiver forte… Amanhã quando eu for perfeito… Amanhã quando não estiver com problemas financeiros… Amanhã quando estiver em plena harmonia com todos… Amanhã, quando não estiver cansado…
Amanhã…
Amanhã…
Amanhã…

No século em que vivemos, acostumamos a ter as coisas fáceis e rapidamente…
A comunicação é instantânea, as distâncias se encurtaram e muitos serviços que antes eram feitos ou entregues em vários dias, hoje são feitos quase que instantaneamente…
Essa facilidade gerou em nós um vício…
O vício do imediatismo e da preguiça espiritual…
Queremos que Deus, como num passe de mágica faça tudo por nós, instantaneamente…
Quando nos deparamos com tarefas difíceis e complicadas, não suportamos, não aceitamos os desafios que elas nos impõem…
Queremos resultado… imediatismo… Queremos facilidade…
E, como as celebridades, queremos reconhecimento…
E, desta forma, o tempo passa e não aproveitamos os desafios para crescer, para nos aproximarmos da perfeição que Deus quer de nós…
Passamos a vida engatinhando e choramingando…
Vendo o mundo e os desafios de joelhos e nos esquecendo que em Cristo somos mais que vencedores…
Nos esquecendo que, para que as vitórias aconteçam, é necessário que entremos na batalha de pé, com coragem e ousadia…

Pense nisso…
Em 1 Cor 16:13, Paulo nos diz: “Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos”.
Fortalecei-vos indica um constante movimento em busca de fortalecimento…
Fortalecei-vos significa que naturalmente ficamos fracos, mas como cristãos, devemos estar firmes na fé, porque se nos portamos varonilmente, com ousadia e destemor o Senhor nos fortalece…
Fortalecei-vos não significa fortaleza, mas fraqueza que se fortalece
2 Cor 12:10, Paulo nos diz “quando estou fraco então sou forte”. 
Quando estamos fracos, vazios de nós mesmos, estamos na condição ideal para que Deus, em sua plenitude aja sobre nós…

Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos porque é na sua fraqueza que a força de Deus será manifestada…
O Senhor não promete vitória a um povo perfeito e imbatível por si mesmo…
O Senhor promete vitória a um povo que Ele ama acima de todas as coisas, a um povo imperfeito e fraco, mas que se aperfeiçoa em sua fraqueza, fortalecendo-se diariamente pelas misericórdias do Senhor…

Pense nisso…
Quando se sentir fraco, não pense que é o fim ou que Deus te abandonou…
Pense que na sua fraqueza a força do poder de Deus vai resplandecer…
Creia nisso e seja feliz!

Por Deyse Melo

Pão Diário - 24\07\2013


O coração importa

A reanimação cardiorrespiratória é um procedimento de emergência aplicado em pessoas que sofreram paradas cardíacas. Logo que aprendi a fazer a reanimação há 25 anos, nos concentrávamos nas compressões no peito e na retomada da respiração. Repetíamos, "bombeie e ventile".
Hoje, o foco principal está no coração. Quando você socorre alguém que sofreu parada cardíaca, as novas pesquisas sugerem que você deve se concentrar nas compressões no peito. Supostamente, existe uma quantia suficiente de oxigênio no sangue para manter o funcionamento dos órgãos vitais por algum tempo. A falta mais imediata para o corpo é um coração pulsante para fazer o sangue circular.
Quando você pensa sobre isso, vê que a vida depende das condições do coração do indivíduo. A Bíblia enfatiza repetidas vezes que um coração espiritualmente saudável é vital. Por todas as suas páginas somos instruídos a buscar, servir e amar a Deus e ao próximo de todo coração ( Deuteronômio 4:29 ; Mateus 18:35 ). Ela diz que devemos esconder a Palavra de Deus em nosso coração para não pecarmos contra Ele ( Salmo 119:11 ). Ela nos adverte: "um coração enganoso" é o que nos leva a adorar falsos deuses ( Isaías 44:20 ). E nos estimula a "cuidar" com o que pensamos, pois "...a sua vida é dirigida por seus pensamentos" ( Provérbios 4:23 ).
Enquanto as pessoas se concentram na aparência externa; Deus vê o coração ( 1 Samuel 16:7 ). Ela sabe que a verdadeira história da nossa vida desabrocha do nosso interior. Não é tanto o que vemos na superfície. É o que podemos enxergar abaixo dela que é a parte mais importante.
Não se concentre apenas nos aspectos visíveis da vida. Não pare por aí. Olhe para o interior que é o que mais importa.
Qual a condição do seu coração hoje ? - Jeff Olson

Leia: 1 Samuel 16:1-7
...Não se impressiona com a aparência nem com a altura deste homem [...] não julgo como as pessoas julgam [...] eu vejo o coração ( v.7 ).

Examine: O Deus, examina-me e conhece o meu coração. Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno ( Salmo 139:23-24 ).

Considere: Em que coisas exteriores você tem a tendência de concentrar atenção demais ? Como você pode buscar um coração espiritualmente mais saudável, hoje ?

terça-feira, 23 de julho de 2013

O EQUILÍBRIO É FUNDAMENTAL


Havia um poderoso monarca que embora satisfeito com o seu reino, vivia preocupado sobre a forma de governo que deveria dar ao seu povo.Chamou um velho sábio e lhe expôs:
- Sábio, orienta-me! Devo ser severo ao meu povo para que tenha mais respeito e afaste qualquer possibilidade de revolta ou devo ser benevolente para obter o carinho dos meus súditos fazendo-lhes, então, as vontades?
Ajuda-me!
O bom sábio pensou um pouco e perguntou-lhe:
- O que mais aprecias dentre teus objetos pessoais?
Não entendendo a pergunta, o monarca respondeu-lhe mesmo assim.
- O que mais amo são dois vasos de porcelana únicos, obras de arte, que adquiri após vencer uma batalha.
- Traze-os a mim!
Ainda não entendendo o que o sábio queria com este pedido, ordenou a dois servos que trouxessem os vasos.
Vendo os dois vasos, o sábio pediu:
- Traz água fervente e água gelada!
O monarca entendia cada vez menos. O sábio por sua vez, ordenou:
- Coloca a água fervente em um vaso e a gelada em outro!
O monarca assustado, se impôs aos berros:
- LOUCO!!! Não vês que a água fervente fará em pedaços um vaso e a gelada trincará o outro?
- Exatamente, – disse o sábio – assim será teu governo pois se usares de autoridade severa ou de benevolência excessiva, não serás um bom monarca.
Entretanto se souberes dosar os dois, terás teu nome gravado para sempre no coração dos teus súditos!
Tendo terminado de falar, o sábio pediu aos servos que misturassem a água fervente com a gelada. Assim, obteve a morna que ao ser colocada nos vasos não os danificou.

Pense nisso…
O EQUILÍBRIO é fundamental em nossas vidas!
Quantas vezes botamos tudo a perder pela falta de sabedoria, pela falta de equilíbrio…
Arriscamos nossos relacionamentos porque exigimos demais ou de menos…
Pais que, em nome do amor, tem medo de dizer não a seu filho ou, que em nome desse mesmo amor, proíbe todas as coisas, transformando a vida em família num grande martírio…

Em Eclesiastes 9.16 o Senhor nos diz Melhor é a SABEDORIA do que a força…
Não é pela força, pela obrigação que conquistamos, mas pelo amor, pelo saber lidar com as situações, pela estratégia…
Cuidado!
Não coloque tudo a perder pela falta de sabedoria, pela falta de equilíbrio!
Profissionais que transformam o trabalho em escravidão, se envolvendo de tal forma que esquecem de viver…

Em Eclesiastes 4.6 o Senhor nos diz: Melhor é a mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com TRABALHO, e aflição de espírito…
Preocupação em excesso não traz solução, traz doença, desequilíbrio…
Cuidado!
Não coloque tudo a perder pela falta de sabedoria, pela falta de equilíbrio!
Pessoas que se envolvem demais com a diversão, achando que a vida é um grande barato e que nada deve ser semeado, que o esforço é em vão, que o trabalho é só enfado…

Em Eclesiastes 11.9 o Senhor nos diz: “Alegra-te, JOVEM, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.”
Cuidado as armadilhas da vida!
Tudo nos lícito, mas nem tudo nos convém…

Pense nisso tudo!
Peça a Deus o equilíbrio necessário pra você possa viver a sua vida plenamente. Problemas acontecem para serem resolvidos. Desafios acontecem para serem vencidos, ultrapassados…
A vitória virá, a alegria chegará, basta que tenhamos equilíbrio…

Pense nisso!
Antes de agir, antes de se envolver, peça a Deus a sabedoria que vem do alto…
Dê o passo certo e seja feliz!!!

Por Deyse Melo

Pão Diário - 23\07\2013


Ei, isso é meu

Meu filho brincava com alguns brinquedos na biblioteca quando uma menina apareceu e tirou um caminhão dele. Ele a olhou como se dissesse: " Ei, isso é meu ! " Examinei cuidadosamente a sala procurando a pessoa responsável por esta pequena saqueadora, mas não encontrei ninguém por perto para contê-la.
Como pais, temos a responsabilidade de " ...educar a criança no caminho em que deve andar... " ( Provérbios 22:6 ). É a nossa disciplina amorosa que ajuda a lidar com o mau comportamento e estabelece as diretrizes para o resto da vida.
Davi provavelmente desejou ter feito um trabalho melhor para manter seus filhos na linha. Quando Davi estava à beira da morte, seu filho Adonias declarou: " Eu reinarei " ( 1 Reis 1:5 RA ), em vez de esperar que seu pai escolhesse o próximo governante. Adonias não respeitava seu pai porque " ...davi nunca o havia repreendido..." ( v.6 ). Corrigir nossos filhos os ensina a respeitar os outros - inclusive a nós como pais.
Disciplinar nossos pequeninos os ajuda a calcular as consequências das suas atitudes. Às vezes podemos oferecer orientações significativas apenas questionando seu comportamento. Infelizmente, Davi jamais perguntou a Adonias: " Por que você agiu dessa maneira ? " 
Adonias continuou a perseguir o trono de Israel até que finalmente seu irmão Salomão - o legítimo rei - o matou. Talvez por isso, fomos advertidos " Corrija os seus filhos enquanto eles têm idade para aprender... " ( Provérbios 19:18 ).
Como pais, queremos que nossos filhos vivam uma vida significativa e que honrem a Deus. Porém, admitamos, " ...as crianças fazem tolices... " ( Provérbios 22:15 ). Por esse motivo, precisamos ajudá-los a controlar suas travessuras através da correção e disciplina - para que estejam prontos para admitir: " Ei, isso é meu ! " - Jennifer Benson Schuldt 

Leia: 1 Reis 1:5-10
...Davi nunca o havia repreendido... ( v.6 )

Examine: - Provérbios 13:24
- Provérbios 29:15,17
- Hebreus 12:10-11

Considere: Por que Deus quer que disciplinemos nossos filhos ? Você pode disciplinar melhor os seus filhos ? Ser mais consistente, amoroso, adequado à faixa etária ? 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

O que os anjos estão ouvindo nos nossos cultos?

 

Os anjos e o louvor dos remidos

Não costumo partir da experiência para a Bíblia, mas, neste caso preciso fazê-lo.
Hoje consigo entender a importância do louvor, da adoração e da gratidão do povo de Deus e do que isso representa no céu a partir de uma experiência que tive aos oito anos de idade.
Nossa família era recém convertida e eu durante três meses fui atacado por demônios que me apareciam em sonhos e em visões (de olhos abertos). O medo se apoderou de mim, uma criança. Todas as noites, à mesma hora, eu tinha que acordar meus pais, aos sobressaltos, aterrorizado com os sonhos e visões. Mãos decepadas, cabeças que rolavam fora do corpo, serpentes, aranhas e figuras terríveis me assombravam todas as noites. Foram cenas que permanecem vívidas na memória.
Até que numa madrugada, às cinco da manhã vi luzes no forro da casa. O forro era de madeira, e pelas frestas entre as tábuas brilhou um enorme clarão. Um coral começou a cantar um cântico que nós não conhecíamos. Duas vezes o coral cantou: "Ó quão bom é o nosso Deus; tudo preparou para os seus; que por ele chegarão, satisfeitos à sua mansão". Quando acordei meus pais para lhes relatar o que estava ouvindo, mamãe comentou: "São os anjos de Deus que vieram te libertar".
No sábado seguinte quando fomos ao culto, ouvi o mesmo cântico entoado pela congregação: "Mamãe! É o mesmo cântico que ouvi de madrugada alguns dias atrás". E só então fomos ver que o cântico era o 511 da Harpa Cristã. Uma das estrofes diz: "Se aqui trevas há, me iluminará; na tribulação nele os crentes firmados estão".
Então os anjos aprendem os cânticos dos remidos!
Anos mais tarde como pastor e dirigente de louvor da igreja, depois de haver escrito meu livro O Ministério de Louvor da Igreja tive experiências semelhantes. Numa das ocasiões, durante uma conferência nos dias de carnaval no templo católico do seminário Maior de Viamão, durante um bom tempo os irmãos ouviram instrumentos musicais e vozes altissonantes. E todos os instrumentos musicais haviam cessado seu sonido. Os músicos largaram seus instrumentos para adorar, mas a mesma música e letra estavam sendo entoada por anjos. Um irmão gravou aquele momento durante uns três minutos.

David Tame afirma em seu livro O Poder Oculto da Música que os chineses acreditavam num tom celestial, isto é, quando os sons terrenos misturavam-se aos celestiais. Acreditavam que havia um momento em que a música da terra tocava o céu, e encontravam o tom celestial.
Talvez por isso o cântico de Moisés (e do Cordeiro) é entoado pelos remidos que passam por grande tribulação (Ap 15.2-4).
Como os anjos me libertaram entoando um cântico da Harpa Cristã? Onde o aprenderam? Obviamente ouvindo os remidos cantarem no culto a Deus! E onde aprenderam a cantar e a tocar instrumentos musicais, ecoando "aleluia" durante a adoração na conferência da igreja? Aprenderam com a igreja!

A partir dessas experiências pessoais entendo por que existem tanto louvor e cânticos nas escrituras. E também me pergunto se hoje os anjos estão aprendendo alguma coisa com o louvor da igreja - com músicas e letras tão banais, desprovidas de conteúdo bíblico? Essas duas frases me levam a considerar alguns pensamentos com meus leitores.

Acredito que Samuel foi o idealizador e executor de uma estratégia de louvor que começou em seus dias e se estendeu pelo reino de Davi, de Salomão até o reino de Ezequias 350 anos depois.
As escolas de profetas. Samuel começou escolas de profetas ainda no tempo dos juízes, escolas que tiveram continuidade até os dias dos profetas Elias e Eliseu, 350 anos depois. Havia música nessas escolas de profetas? Não só havia música: A música era essencial na vida dos adoradores. Saul, depois de ser ungido por Samuel rei de Israel foi avisado de que haveria de se encontrar com um "grupo de profetas que descem do alto, precedidos de saltérios, e tambores, e flautas, e harpas, e eles estarão profetizando" (1 Sm 10.5). Profetizando como nós, os pentecostais, dizendo, "assim diz o Senhor?". Não. Os discípulos dos profetas aprendiam que antes de falar aos homens, tinham que bendizer e louvar a Deus. Profetizavam para Deus. Diziam a Deus de sua bondade, amor, cuidado. Lembravam a Deus dos seus feitos na história de Israel; engrandeciam-no por tudo que fizera ao povo, como no Salmo 136. Seus tambores rufavam, os acordes ressoavam, e a língua deles declarava a grandeza e majestade de Deus.

Como você acha que Deus se sentia? Feliz. Muito feliz. E os anjos mais felizes ainda por verem seu Senhor tão feliz!
Por isso, quando Saul e seu servo chegaram a Gibeá "um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; o Espírito de Deus se apossou de Saul, e ele profetizou no meio deles" (1 Sm 10.10). Esses profetas não estavam profetizando prosperidade, pujança, nem dando palavras de ânimo para Saul; estavam profetizando para Deus, e Saul caiu no "embalo" e começou a glorificar a Deus, profetizando!
Quase quarenta anos depois Saul experimentou novamente o que é viver no meio de adoradores. Em sua ferrenha perseguição a Davi enviou três guarnições de soldados para o prenderem. "Então, enviou Saul mensageiros para trazerem Davi, os quais viram um grupo de profetas profetizando, onde estava Samuel, que lhes presidia; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram" (1 Sm 19.20).
Samuel liderava o louvor profético diante de Deus. Os soldados começaram a profetizar, isto é, a engrandecer a Deus. Depois que os três grupos de emissários ficaram na casa dos profetas profetizando diante de Deus, veio o próprio Saul - não para profetizar, mas prender a Davi. Só não contava com um detalhe: O Espírito de Deus estava no meio do louvor daqueles profetas.
"Então, foi para a casa dos profetas, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, que, caminhando, profetizava até chegar à casa dos profetas, em Ramá. Também ele despiu a sua túnica, e profetizou diante de Samuel, e, sem ela, esteve deitado em terra todo aquele dia e toda aquela noite; pelo que se diz: Está também Saul entre os profetas?" (1 Sm 19.23-24).
Que escola de adoradores! Que escola de profetas! E o velho Samuel não abandonou seu ofício: Estava ali presidindo os louvores dos profetas e dos seus discípulos. E os anjos felizes, tomando os louvores e levando para Deus os tributos de seu povo.
E como afirmei, trezentos e cinquenta anos depois nos dias de Elias as escolas de profetas ainda funcionavam. Portanto, havia louvores contínuos a Deus em Israel (2 Rs 2.3-5).
O turno de louvor 24 horas. Creio que Samuel orientou a Davi para que estabelecesse uma ordem levítica que permanecesse as vinte e quatro horas em adoração, profetizando diante de Deus. E quando tudo começou? No dia em que a arca foi trazida para Jerusalém. "Naquele dia, foi que Davi encarregou, pela primeira vez, a Asafe e a seus irmãos de celebrarem com hinos o Senhor" (1 Cr 16.7). E ali estavam Asafe ressoando os címbalos, Obede-Edom e Jeiel com alaúdes e harpas, Hemã e Jedutum com trombetas, e címbalos, e instrumentos de música de Deus. Quenanias tinha o encargo de dirigir o canto, porque era perito nisso! (1 Cr 15.22; 16.5).

Atenção músicos despreparados! Atenção dirigentes de louvores. Quenanias era entendido não apenas em música, mas entendia o que Deus queria ouvir; sabia que tipo de letra e que tipo de música entoar! Se fosse hoje Quenanias não copiaria músicas de CDs nem a música de sucesso, só porque toca na FM ou é anunciada pela Sony. Quenanias consultava a Davi, que consultava a Deus, e sabia o que agradava a Deus. E os anjos viviam atarefados, subindo e descendo para levar os louvores do povo a Deus!
Dói o coração participar de alguns cultos em que os dirigentes e o grupo de louvor parecem perdidos, sem direção. Pulam de uma música pra outra porque não têm direção espiritual. Não sabem se agradam a Deus ou aos irmãos. E preferem agradar aos irmãos.
Sim, porque quando Davi estabeleceu a ordem de músicos levitas para entoarem a Deus as vinte e quatro horas, ele mesmo se tornou chefe dos músicos (1 Cr 25.6). Asafe, Hemã e Jedutum ficavam debaixo das ordens do rei!
Seguindo uma linha de louvor. Samuel deve ter orientado bem seu pupilo. Porque os 288 cantores e músicos deveriam engrandecer, bendizer, louvar e enaltecer a Deus seguindo sempre a mesma linha: Louvar ao Senhor porque ele é bom e a sua misericórdia dura para sempre. "Porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre" (2 Cr 5.13).
E assim, o sonho de Samuel perpetuou-se em Davi. Agora, noite e dia, turnos de doze cantores ficavam a cada hora diante de Deus, entoando, profetizando e louvando a benignidade do Senhor (Veja isto em 1 Crônicas 25.1-8 e 2 Cr 5.1-14). E essa prática se perpetuou durante séculos e pode ser vista nos dias de Josafá (2 Cr 20).

No dia da inauguração do templo os 288 cantores e músicos uniram-se num único turno, e sua música e seus louvores trouxeram a Presença do Altíssimo. Uma nuvem de glória desceu dentro do templo e os sacerdotes nem podiam ficar em pé "por causa da nuvem, porque a glória do Senhor encheu a Casa de Deus" (2 Cr 5.14). Claro, com tanto anjo descendo, o próprio Deus desceu para participar do evento!
Hoje os templos retinem com a música; as caixas de som estremecem nossos ouvidos; levam-nos a ter taquicardia; ensurdecem-nos, mas não trazem a Presença. Que tipo de música estamos entoando? Porque, ao que parece os anjos andam meio distantes de nossos cultos de celebração!

Imagine esta cena dos anjos que descem a terra e participam de nosso culto a Deus. Ao retornarem, eufóricos, dizem aos demais: - Aprendemos um novo louvor. Um grupo de remidos estava exaltando a obra do Redentor; e exaltando a obra do Criador. E como estavam felizes. Querem ouvir a canção? E entoam para os demais anjos o que ouviram na terra!
No entanto, são sábios tais anjos, porque devem conhecer parâmetros claros para identificar o verdadeiro louvor. Sim, música e letra devem ser teologicamente corretas! E os anjos aprendem os cânticos, sem se deixar levar por novidades.
Do ponto de vista bíblico os cânticos nunca devem exaltar o homem; nunca falar do que eu posso ter ou conquistar. Os cânticos sempre falam do Redentor e do Pai. São estes que os anjos devem aprender. Imagine os cânticos que falam de nossas conquistas; de tudo o que ganhamos; de nossos sonhos... 
Deus não vai querer ouvir tais coisas, porque faz parte de seu domínio e caráter não dividir sua glória com ninguém.

O louvor deveria ser em alta voz e com alegria (1 Cr 15.16), porque quando se exalta a Deus e quando se exalta a obra redentora de Jesus Cristo, a alegria deve brotar dos corações dos adoradores. Alguns cultos são mais tristes que cultos fúnebres; outros parecem festas o tempo todo. Alta voz e alegria podem servir para celebrar a Deus, engrandecendo-lhe o Nome.
Preste atenção nas letras dos cânticos. Se exaltam a obra de Cristo, se exaltam a obra do Criador; se falam das grandezas de Deus, se exaltam as vitórias de Deus, encontram ressonância no céu; mas quando falam do que eu quero ser - a menos que eu queira ser como Jesus - do que quero fazer e dos meus sonhos, não encontram eco nos ouvidos de Jesus e do Pai.
Talvez por isso aprenderam o hino 411 da Harpa Cristã, porque exalta a obra libertadora de Deus. Talvez por isso alguns cânticos dos hinários sejam mais apreciados pelos seres celestiais do que as novas melodias que se ouvem na terra, mas cujas letras são para o homem e não para Deus.
Você viu como é o cântico de Moisés do Cordeiro em Apocalipse 15? Percebeu a letra? Percebeu a letra do Salmo 136? Do Salmo 29?
Por isso os discípulos de Samuel, e todos os que freqüentavam a escola dos profetas aprenderam que todo louvor e honra e glórias sejam dados a Deus o Pai; e nós a igreja aprendemos que devemos louvar também ao Filho, como em Apocalipse 5.

Se a igreja entendesse a importância do louvor a Deus e da adoração ao nome do Senhor Jesus Cristo não limitaria os cânticos a um ou dois hinos do hinário, nem tão pouco limitaria seu louvor a cânticos que estão na moda. A igreja aprenderia que Deus se alegra quando o seu povo lhe presta honras e louvor, e escolheria cânticos que levassem o louvor nessa direção. E perpetuaria o sonho de Samuel e de Davi. Afinal, a igreja por ser povo remido tem um louvor que os anjos anelam conhecer.
Quem sabe os anjos querem aprender novos hinos, mas não os encontra em nossos cultos. Quem sabe descem até nós buscando levar para Deus o precioso louvor, e não o encontram.
Ainda ouço a melodia dos anjos no forro do quarto onde eu dormia - e lá se vão cinquenta e cinco anos. Por isso em 1982 escrevi o cântico do Salmo 138: Na presença dos anjos a ti cantarei louvores!
Em Números 11:25 os líderes profetizaram diante de Deus. Os discípulos dos profetas também profetizavam diante de Deus. Neste sentido somos o povo que profetiza diante de Deus!

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Ó Deus, não há outro deus como tu, pois perdoas os pecados e as maldades daqueles do teu povo que ficaram vivos. Tu não c...