sexta-feira, 31 de maio de 2013

O problema pode estar debaixo do meu nariz!




Havia um senhor que tinha alguns netos, certo dia ele estava tirando uma "soneca" no sofá da sala, quando os seus netos resolveram fazer uma brincadeira. Eles pegaram na geladeira um queijo pastoso que tinha um cheiro ruim e muito forte. Enquanto o avô dormia, um dos netos segurava o pote e o outro passava no bigode aquele queijo mal cheiroso. Depois que lambuzaram o bigode do velho, um deles mexeu no seu dedão do seu pé para que ele acordasse. Ao despertar do seu gostoso sono após o almoço, ele começou procurar onde estava o rato morto, pois o mau cheiro era insuportável. Quanto mais ele aspirava, pior o cheiro ficava. Ele procurou nos cantos da sala, no quarto, na cozinha, debaixo da pia etc. Enquanto ele procurava, os netinhos o acompanhavam rindo a beça, foi quando ele foi até a janela, aspirou bem forte dizendo: Que coisa, há algo podre no mundo! Ele só descobriu o que havia acontecido, quando os netinhos disseram: - Vô, vai ao banheiro e veja o que passaram no seu bigode... Ele foi ao banheiro, olhou no espelho e viu a meleca que estava no seu bigode. Ao descobrir o que haviam feito, rapidamente lavou o bigode e o problema do "mal cheiro no mundo" acabou.

                Aprendemos com esta história que, quando começamos achar que todos aqueles que vivem ao nosso redor estão mal cheirosos e só têm defeitos, o problema não está neles, está em nós. Quando uma pessoa está com o seu "bigode-sujo", tudo para ela "cheira mal", e por causa disso, ela se torna um pessimista insuportável.

                Pergunte para você mesmo: "Estou conseguindo ver o lado bom das pessoas? Estou conseguindo ver o lado bom da vida? Tenho sido mais otimismo do que pessimista? Como eu enxergo as pessoas à minha volta." Jesus, por pior que fosse o estado de uma pessoa, Ele era capaz de enxergar o potencial oculto nela. As pessoas que olham para a vida com os olhos de Jesus, sempre vão enxergar o que os pessimistas não conseguem ver.


Pr. Josué Gonçalves

Pão Diário - 31/05/2013

Permanecer Unidos

Ano passado uma mulher chamada Joana abriu a carta recebida de um escritório de advocacia e imediatamente caiu em prantos ao ler o conteúdo. A carta informava que o processo de divórcio de seu marido João " estava encerrado " . Ela não acreditava - o casal tivera um casamento feliz por 36 anos !
Mais tarde descobriu-se que o escritório de advocacia enviara um modelo errado de carta para aquele casal. Apesar da confusão originada por aquela mensagem ter causado choque e tristeza, eles ainda estão casados e felizes.
As palavras de Jesus em Mateus 19:6: " Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu, " testifica que algumas pessoas têm casamentos felizes. Entretanto, em vez de aceitar o divórcio Jesus conclama os casais que enfrentam problemas a não destruírem o que se tornaram - um.
Jesus trata este assunto em Mateus 19:5. O que isto significa ? Em Gênesis 2:24, Deus declarou sobre os casados que: " os dois se tornam uma só pessoa. " Como diz um escritor, os casados " devem ser considerados um só corpo, sem separação ou independência de direitos. [...] A sua união ( deve gerar filhos ) que refletem exatamente a imagem deles como fazem entre si. "
O filho reflete a sua unicidade !  Os atributos transmitidos pelos pais não podem ser separados - um filho é um corpo e a metáfora viva da sagrada união do casamento na perspectiva divina ( Efésios 5:31 ).
A chave para viver um casamento feliz é amar o cônjuge sacrificialmente: " ...O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo. Porque ninguém odeia o seu próprio corpo " ( vv.28-29 ).
Para um casal permanecer unido e não se separar, o marido e a mulher precisam reconhecer que na verdade eles são uma só pessoa. - Tom Felten

Leia:" Mateus 19:1-10 "
Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu ( v.6 ).

Examine: ...Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos... ( Gênesis 2:23 ).

Considere: Na perspectiva divina, como deve ser a unicidade no casamento ? O que isso exige de cada um dos cônjuges ?

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ouvindo a voz mansa e suave de Deus



Amados, deixo para vocês neste Feriado um comentário que li na Bíblia de Estudos da Pra Joyce Meyer, Ela fala sobre como ouvir a voz de Deus no nosso dia a dia. Não são necessários  sacrifícios (porque o grande e suficiente sacrifício  Jesus já fez por nós) da nossa parte ou grandes manifestações da natureza. A voz do Senhor é mansa e suave e pode ser ouvida por todos aqueles que se propõem a nascerem de novo. Leia o texto com atenção e deixe Deus falar ao seu coração, tenho certeza que o  Senhor renovará as suas forças e lhe dará uma nova visão sobre sua vida espiritual.

“Fiquei fascinada ao aprender que alguns cavalos têm o que os treinadores chamam de rédeas de ouvido . Embora a maioria dos cavalos seja guiada e conduzida por uma correia ajustada ao arreio em sua boca, alguns cavalos mantêm um ouvido voltado para a voz do seu dono. Um ouvido fica aberto aos avisos naturais; o outro é sensível ao treinador de sua confiança.

Elias precisava ouvir a Deus, e felizmente ele tinha um ouvido atento à voz do Senhor, embora as circunstâncias o assustassem. Ele havia tido um vitória tremenda, mas depois fugiu para salva sua vida, escondeu-se em uma caverna, e orou a Deus pedindo para morrer. Conhecendo
Enquanto Elias esperava  em Deus, Ele demonstrou o Seu poder através do vento, do terremoto e do fogo. Mas Deus não estava nessas coisas; em vez disso, Ele falou com Elias com uma voz mansa e suave (1 Reis 19:12) e deu instruções para a próxima missão de Elias. Mais tarde neste capítulo, veremos que Elias obedeceu à voz mansa e suave do Senhor.

A história de Elias nos ajuda a entender como podemos ouvir a Deus quando  precisamos de direção. Deus não restaurou a confiança de Elias com uma manifestação de poder exibicionista e radiante, embora Ele já tivesse provado que era capaz de fazer isso. Em vez disso, Deus falou com o Seu profeta através de uma voz de um sussurro bem no fundo do espírito deles.

A Bíblia nos diz que Deus é um Ser espiritual, e que aqueles que  O adoram devem adorá-lo em  espírito e em verdade (ver João 4:24 ). Jesus explicou que algumas pessoas não ouvem a voz de Deus porque não acreditam nele e assim não possuem a Sua palavra viva em seus corações (ver João 5:37-40).

 Ele nos ensinou que precisamos nascer de novo para ouvirmos a voz de Deus:  É  necessário que vocês nasçam de novo. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos  os nascidos do Espírito (João 3:7,8). 

Quando nascemos de novo, nosso espírito passa a viver para ser sensível à voz de Deus. Ouvimos o Seu sussurro, embora não possamos dizer de onde ele vem. Nossos ouvidos passam a estar sintonizados para ouvir a voz do nosso Mestre. Ele sussurra para nos convencer, para nos corrigir, e para nos dirigir com uma voz mansa e suave dentro do nosso coração”.*


*Comentário retirado da Bíblia de Estudo Joyce Meyer

Por Deyse Melo

Pão Diário - 30/05/2013


Invisível

Nunca pensei que tivesse problemas para me controlar - até me casar. De algum modo a união entre duas pessoas revela o quanto desejamos fazer tudo de nosso próprio jeito. Desde a minha preferência em como dobrar ( ou não ) os cobertores à noite até a maneira de tomar decisões. Quero que as coisas sejam feitas de um jeito que me tragam conforto. Expondo a minha necessidade de controlar, Deus me revelou que ajo assim por resistir a confiar nele.
Confiar nunca é fácil. Porém é ainda mais difícil quando tudo parece desanimador. Estamos dispostos a obedecer contanto que tenhamos uma vaga ideia do resultado. No entanto, Deus quer saber nossa reação quandto estamos escondidos numa caverna e sem saída.
Ardoso pelo Senhor, Elias proclamara com ousadia a um rei tolerante que a chuva cairia somente sob as suas ( de Elias ) ordens ( 1 Reis 17:1 ). O que deveria ter sido um momento de triunfo espiritual se tornou uma prova para a fé de Elias. Com a sua vida em perigo, tudo o que ele tinha era uma ordem oficial do Senhor.
Sem saber o que estaria reservado para cada dia, Elias aprendeu que a própria vida procede do que Deus fala ( Números 23:19 ). Ele tinha que confiar que Deus cuidaria dele independente das circunstâncias ( Isaías 41:10 ).
Ao abrir mão da necessidade de saber Elias descobriu...
- que qualquer que seja a direção dada por Deus, vem acompanhada da Sua provisão ( 1 Reis 17:3-6 ).
- Deus usa as circunstâncias para nos levar à Sua vontade ( vv.7-9 ).
- nossa confiança e subsequente obediência traz vida aos necessitados ( vv.14-16 ).
Queremos que Deus seja a nossa porção e esperança, mas às vezes prosseguimos somente quando nos sentimos confortáveis. A própria essência de confiar em Seus caminhos significa perceber que não são os nossos ( Isaías 55:8-9 ). - Regina Franklin

Leia: " 1 Reis 17:3-16 "
Como o Senhor havia prometido por meio de Elias, não faltou farinha na tigela nem azeite no jarro ( v.16 ).

Examine: Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência ( Provérbios 3:5 ).

Considere: Em que áreas você está tendo dificuldade para confiar em Deus ? Como o seu anseio por consolo limitou a sua obediência a Ele ?

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Vale a pena a Ansiedade?



Vale a pena a Ansiedade?

2 tipos de Ansiedade:

1º A Benéfica -
Sobre Deus - ele cuida de nós.

2º A Maléfica -
Sobre Nós - nos sentimos sem rumo
Ansiedade por Frustração psicológica, por pressão de um perigo, 
receio, angústia, incerteza altiva, impaciência , desejo veemente.

ÂNSIA: Aflição - Êxodo 6:9
ANSIAR - Desejando ardentemente, com ânsia.
Salmo 130:6

ANSIEDADE - Desejo ardente.
Provérbios 12:25

O Senhor Jesus Cristo combateu a ansiedade.

Estudo baseado em Mateus 6: 24-34

vs 24 - ou olhamos pra nós mesmos ou devotaremos a Deus
a nossa vida.
vs 25 - a vida é mais importante do que os alimentos, 
e o corpo mais do que o vestuário.
vs 26 - Se Deus cuida das aves dos Céus, quanto mais 
de nós que somos suas  criaturas e filhos.
vs 27 - Nossa vida física está determinada por Deus.
vs 28 - O vestuário. Os lírios se vestem bem e não
trabalham e nem fiam.
vs 29 - Salomão não vestiu-se melhor do que os lírios.
vs 30 - Se Deus cuida da erva do campo, quanto mais 
nós de pequena fé.
vs 31 - O conselho do senhor é não sermos ansiosos.
vs 32 - Os descrentes e que se preocupam, são ansiosos,
Nós somos cientes que deus providência tudo para nós.
vs 33 - Buscar o reino de Deus ( igreja ) e todas as coisas
serão acrescentadas.
vs 34 - Ansiedade pelo amanhã é perder tempo.
O amanhã preocupará consigo mesmo, porque cada dia 
tem seu próprio mal.
Segredo para nos mantermos Sóbrios e firmes,
sem ansiedade.1 Pedro 5:5-8

vs 5 - Mantermos humildes, porque Deus resiste os soberbos
( orgulhosos e arrogantes )
vs 6 - Ficarmos humildes debaixo da mão de Deus, e ele nos 
exaltará há seu tempo.
vs 7 - Nossa ansiedade é para ser usada sobre Deus, porque 
é ele que tem cuidado de nós.
vs8 - Mantermos sóbrios ( moderados, sem luxo , equilíbrio
moderado, vigiando para não sermos presa do Diabo.


Por Pr José Carlos dos santos
05/01/2016

Você não é um acidente...


Eu sou seu criador. Você estava sob meus cuidados mesmo antes de nascer.
                        Isaías 44.2; cev


Deus não joga dados.

Albert Einstein


Você não é um acidente.
Seu nascimento não foi um erro ou um infortúnio, e sua vida não é um acaso da natureza. Seus pais podem não tê-lo planejado, mas Deus certamente o fez. Ele não ficou nem um pouco surpreso com seu nascimento. Aliás, ele o aguardava.

Muito antes de ser concebido por seus pais, você foi concebido na mente de Deus. Ele pensou em você primeiro. Você não está respirando neste exato momento por acaso, sorte, destino ou coin­cidência. Você está vivo porque Deus quis criá-lo! A Bíblia diz: O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo!1

Deus determinou cada pequeno detalhe de nosso corpo. Ele deliberadamente escolheu sua raça, a cor de sua pele, seu cabelo e todas as outras características. Ele fez seu corpo sob medida, exa­tamente do jeito que queria. Ele também determinou os talentos naturais que você possuiria e a singularidade de sua personalida­de. A Bíblia diz: Tu me conheces por dentro e por fora, conheces cada osso do meu corpo; conheces exatamente como fui formado, parte por parte, como fui esculpido e vim a existir.2

Uma vez que Deus o fez por um motivo, ele também decidiu o momento de seu nascimento e seu tempo de vida. Ele planejou os dias de sua vida antecipadamente, escolhendo o momento exato de seu nascimento e de sua morte. A Bíblia diz: Antes mesmo de o meu corpo tomar forma humana Tu já havias planejado todos os dias da minha vida; cada um deles estava registrado no teu livro!3

Deus também programou onde você nasceria e onde viveria para o propósito dele. Sua raça e nacionalidade não são um mero acaso; Deus não deixou nenhum detalhe ao acaso. Ele planejou isso tudo para o propósito dele. A Bíblia diz: De um só fez ele todos os povos [...] tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.4 Nada em sua vida é casu­al - tudo foi feito em função de um propósito.

E o mais incrível: Deus decidiu como você nasceria. Independen­temente das circunstâncias de seu nascimento e de quem são seu pais, Deus tinha um plano ao criá-lo. Não importa se seus pais foram bons, ruins ou indiferentes. Deus sabia que esses dois indivíduos possuíam a cons­tituição genética específica para criar você em especial, exatamente como ele tinha em mente. Eles tinham o dna que Deus queria para formá-lo.

Embora existam pais ilegítimos, não existem filhos ilegítimos. Muitos filhos não foram planejados pelos pais, mas não são um imprevisto para Deus.

O propósito de Deus levou em conta o erro humano e até mesmo o pecado.

Deus nunca faz nada por acaso, e ele nunca comete erros. Ele tem um motivo para tudo que criou. Todas as plantas e animais foram planejados por Deus, e cada pessoa foi idealizada com um propósito. O motivo para Deus tê-lo criado foi o amor que ele tem. A Bíblia diz: Muito antes de estabelecer as fundações da terra, Deus já nos tinha em mente, tendo nos escolhido como foco de seu amor5

Deus já pensava em você antes de formar o mundo. Na verdade, você foi o motivo de Deus ter criado o mundo! Deus projetou o meio ambiente deste planeta para que pudéssemos viver nele. Nós somos o foco de seu amor e o elemento de maior valor em toda a sua criação. A Bíblia diz: Por sua decisão ele nos gerou pela pala­vra da verdade, a fim de sermos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.6 Eis quanto Deus o ama e valoriza!

Deus não age de forma aleatória; ele planejou tudo de forma extremamente precisa. Quanto mais os físicos, biólogos e outros cientistas aprendem sobre o universo, mais compreendemos quan­to ele é adequado à nossa existência - feito sob medida com as exatas especificações que tornam a vida humana possível.

O Dr. Michael Denton, experiente pesquisador da genética humana da Universidade de Otago, Nova Zelândia, concluiu: "Todas as evi­dências disponíveis nas ciências biológicas, apóiam a teoria básica [...] de que o universo como um todo foi especialmente criado tendo a vida e a humanidade como principal objetivo e propósito; um conjunto no qual todas as facetas da realidade têm seu significado e expli­cação nesse fato fundamental".7 A Bíblia disse a mesma coisa milha­res de anos atrás: Ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele fundou-a; não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada.8

Por que Deus fez tudo isso? Por que enfrentou todo o incômodo de criar um universo para nós? Porque ele é um Deus de amor. Esse tipo de amor é difícil de compreender, mas é essencial­mente confiável. Você foi criado para ser um alvo espe­cial do amor de Deus! Deus o fez para poder amá-lo. Essa é uma verdade sobre a qual você precisa edificar sua vida.

A Bíblia nos diz que Deus é amor.9 Ela não diz que Deus tem amor. Ele é amor! Amor é a essência do caráter de Deus. Há um perfeito amor na irmandade da Trindade, então Deus não precisou criá-lo. Ele não estava só. Mas quis fazê-lo para expressar o seu amor. Deus diz: Vocês, a quem tenho sustentado desde que foram concebi­dos, e que tenho carregado desde o seu nascimento. Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e os levarei; eu os sustentarei e os salvarei.10

Se não houvesse um Deus, seríamos todos "acidentes", o resulta­do de um fato extraordinariamente aleatório no universo. Você po­deria parar de ler este livro, pois a vida não teria nenhum propósito, significado ou importância. Não haveria certo e errado, bem como nenhuma esperança além de seus breves anos aqui na terra.

Mas há um Deus que o fez por uma razão, e sua vida tem um profundo significado! Descobrimos esse significado e propósito so­mente quando tomamos a Deus como ponto de referência de nossa vida. Romanos 12.3, na paráfrase The message [A mensagem], diz: A única forma precisa de compreendermos a nós mesmos é pelo que Deus é e pelo que ele faz por nós.

Este poema de Russell Kelfer resume isso:



Você é quem é por uma razão.

Você faz parte de um plano complexo.

Você é uma criação original, preciosa e perfeita,

denominada como notável homem ou mulher de Deus.

Você tem essa aparência por uma razão.

Nosso Deus não cometeu nenhum erro.

Ele o teceu no útero,

você é exatamente o que ele quis fazer.

Os pais que você teve foram escolhidos por ele,

e, a despeito de seus sentimentos,

eles foram feitos sob medida

para os planos que Deus tem em mente,

e estão aprovados pelo Senhor.

Não, aquele trauma que você enfrentou não foi fácil.

E Deus chorou por aquilo o ter machucado tanto;

mas foi permitido para moldar seu coração

para que você crescesse à sua imagem.

Você é quem é por uma razão.

Você vem sendo moldado pela vara do Senhor.

Você é quem é, amado,

porque há um Deus!11


Segundo Dia
Pensando sobre meu propósito

Um tema para reflexão: Não sou um acidente.

Um versículo para memorizar: Eu sou seu criador. Você estava sob os meus cuidados mesmo antes de nascer (Isaías 44.2; cev).

Uma pergunta para meditar: Tendo a consciência de que Deus me criou de forma exclusiva, que áreas da minha personalidade, formação e aparência física te­nho tido dificuldade em aceitar?

Por Rick Warren

Pão Diário - 29/05/2013


Deus está trabalhando

Dizem que "um céu silencioso é o maior mistério de nossa existência."
Você já orou e sentiu como se o céu estivesse em silêncio ? Já viu a injustiça e ficou imaginando "Onde está Deus ?" Já se perguntou: "Vale a pena viver uma vida justa ?" Neste caso você não está sozinho.
Quando Habacuque olhou para o seu mundo destruído e injusto, foi forçado a fazer algumas perguntas a Deus. Quanto tempo vai demorar até que me respondas ? Por que o mal está vencendo. Quando acabarás com a violência ? ( Habacuque 1:1-4 ).
Os questionamentos de Habacuque surgem de uma fé confusa, não de uma fé enfraquecida. Contudo, Deus entendeu que tais preocupações vinham de uma perspectiva limitada do propósito maior de Deus. Ele respondeu: " estou trabalhando... " ( v.5 ). Deus iria disciplinar a ímpia Judá através de uma nação ainda mais perversa, violenta e famosa: a Babilônia. Deus estava abrindo os olhos de Habacuque para que pudesse ver que Ele estava sempre trabalhando. Mesmo quando Ele parecia distante, sustentava o universo e posicionava as pessoas para serem usadas para Sua glória.
Deus também queria que Habacuque soubesse que Ele não trabalha de maneira convencional. Ele optou por disciplinar Seu povo através de um recurso improvável e duvidoso - os perversos babilônicos. E Deus queria que Habacuque soubesse que Ele faria a Sua obra de maneira que jamais escolheria. " ...o que vou fazer agora é uma coisa em que vocês não acreditariam, mesmo que alguém contasse ", declarou Ele ( v.5 ).
Quando você reflete sobre questões que o deixam perplexo, lembre-se de que Deus ainda está trabalhando - modelando as circunstâncias, posicionando pessoas e permitindo certos acontecimentos para cumprir Seus propósitos divinos no mundo. Que Deus direcione seus olhos para enxergar onde Ele está trabalhando hoje ! - Marvin Williams 

Leia: Habacuque 1:1-11
O Senhor diz ao seu povo: '' Olhem  as nações em volta de vocês e fiquem admirados e assustados. Pois o que vou fazer agora é uma coisa em que vocês não  acreditariam, mesmo que alguém contasse ( v.5 ).

Examine: Pois o Senhor vai se levantar [...] Ele vai realizar o seu plano misterioso; vai fazer o seu trabalho estranho ( Isaías 28:21 ). 

Considere: Você já se sentiu perplexo por algo que Deus permitiu acontecer ? Cite as suas maiores preocupações e frustações, sobre as quais você precisa falar honestamente com Ele.

terça-feira, 28 de maio de 2013

CASAMENTO NÃO É O SEPULTAMENTO DA NOSSA INDIVIDUALIDADE


  

Casamento não é o sepultamento da individualidade

Individualidade e mutualidade. Individualidade - respeito consigo mesmo. Mutualidade - respeito com os outros. O equilíbrio entre individualidade e mutualidade é um desafio permanente na vida de um casal (liberdade e compromisso). Isto porque é difícil construir uma relação em que os aspectos saudáveis de cada um se completam, onde um e outro possam ser o que são, coexistindo duas individualidades numa parceria.        
Carl A.  Whitakar,  diz que: "quanto mais você é livre para ficar com os outros, especialmente com o seu cônjuge, mais você se sente livre consigo mesmo". A questão é: Qual é o grau de liberdade e independência necessário para que a relação continue viva e abrigue possibilidades de desenvolvimento pessoal?

Verdades que todo casal precisa saber sobre individualidade e mutualidade:

1-                Deus criou o homem carente de relacionamento, com ânsia de se juntar e não passar a vida sozinho (Gn 2.18; Ec 4.9-13).
2-                Casamento não é uma chamada para o encarceramento, prisão ou  escravidão, no sentido de perda total de liberdade e de individualidade. A unidade do casal não pode ser doentia. No amor não há  sentimento de possessividade.
3-                Se uma pessoa é dominadora (possessiva) e tolhe a liberdade do parceiro, o companheirismo deixa de existir. À medida que o amor cresce, também crescem a liberdade, a responsabilidade e o próprio amor.
4-                O equilíbrio entre a proximidade e a liberdade de cada indivíduo é uma das características mais importantes da completude.
5-                Casamento problemático é aquele em que uma das partes enxerga as horas de separação, a individualidade e o espaço como ameaças. Para essa pessoa, a individualidade significa falta de amor e descaso. Ela só se sente amada quando está ao lado do outro.
6-                O casal deve estar atento para o perigo de usar a liberdade de modo destrutivo. Adão e Eva usaram a liberdade para pecar contra Deus. O apostolo Paulo fala sobre isso: " Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outro mediante o amor.  Toda a Lei se resume num só mandamento: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'". (Gl 5.13,14).
7-                Não podemos usar nossa liberdade para satisfazer nosso egocentrismo.
8-                Cada casal deve encontrar um grau de individualidade com sabedoria para que nenhum dos dois sofra.
9-                A Bíblia diz: "Ame o próximo como você ama a si mesmo" (Mc. 12.33). Ao exercer a sua individualidade, não deixe de ver como a sua liberdade está afetando a pessoa que você ama. 

Você gostaria de ser tratado com desrespeito? Lembre-se, respeito gera respeito!

Por Josué Gonçalves

Pão Diário - 28/05/2013


Alimento verdadeiro

Escutem, os que têm sede: venham beber água ! ( Isaías 55:1 ).
No artigo do dia 13 deste mês, escrevi sobre um menino africano chamado Saddam que havia passado quatro anos de sua vida nas ruas de Kampala, Uganda. para assistirem As Crônicas de Nárnia: O Príncipe Cáspian.
Saddam havia lido recentemente O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, e estava particularmente entusiasmado para ver um filme sobre os mesmos personagens que o fascinaram no livro. Embora Saddam tenha gostado muito do filme, mais tarde ele me disse: " Aquele filme custou muito caro. Você poderia ter usado o dinheiro para comprar comida. " " ...Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome. Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida ? " ( v.2 ).
Outro garoto, Frederick, oito anos, expressou o mesmo julgamento de valor apenas dois dias depois. Quando lhe perguntei qual fora o melhor presente de sua vida, ele respondeu: " Comida. " " ...se ouvirem e fizerem o que eu ordeno, vocês comerão do melhor alimento, terão comidas gostosas " ( v.2 ).
Deus quer que consideremos o " alimento espiritual " da mesma forma que a maioria das crianças ugandenses prioriza o alimento físico -  como nosso alvo número um. Ingerir alimento espiritual vai...
-   colocá-lo em posição de experimentar o perdão de Deus. " Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente " ( v.7 ).
-   orientá-lo nos caminhos mais elevados de Deus: " ...os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus " ( v.9 ).
-   capacitá-lo a produzir bons frutos. " Assim também a ordem que eu dou não volta sem ter feito o que eu quero... " ( v.11 ).
Você está " nutricionalmente " saudável em sua dieta espiritual ? Caso não esteja, tome atitudes para aumentar a ingestão da Palavra de Deus. É o alimento que você precisa. - Roxanne Robbins

Leia: " Isaías 55 "
...Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome ? ( v.2 ).

Examine: Salmo 119:72-74 ; Jeremias 15:16 João 4:31-33 ; 6:27 

Considere: Quais são suas experiências recentes ao nutrir-se da Palavra de Deus ? Qual atitude você tomará para transformar o alimento espiritual em prioridade em sua vida ?

segunda-feira, 27 de maio de 2013

BATATAS

batatas-slide

Perguntando ao Senhor sobre o que levar na mensagem que iria levar no Culto de Jovens, o Espírito Santo me fez lembrar de um texto, ele fala sobre  batatas podres. Batatas podres que costumamos levar no nosso dia a dia… Batatas que tornam nossas vidas insuportáveis, batatas que nos faz afastar da presença de Deus… Que batatas são essas? Você certamente deve estar se perguntando… 
Leia a mensagem. Medite no texto em oração. Comece a semana libertando-se dessas batatas e, com certeza, seus dias serão diferentes e a unção de Deus invadirá o seu coração e a sua vida.

O professor pediu para que seus alunos levassem batatas e uma sacola para a sala de aula. Durante a aula ele pediu para que separassem uma batata para cada pessoa de quem sentiam mágoas e escrevessem os nomes dessas pessoas nas batatas e as colocassem  dentro da sacola. Quase todas as bolsas ficaram muito pesadas.
Para cumprir a tarefa, durante uma semana os alunos levaram suas  sacolas para todos os lugares onde iam. O incômodo era grande, a sacola pesada com o tempo passou também a cheirar mal, contaminando os ambientes por onde iam.

A lição das batatas nunca  mais foi esquecida. Não houve nota mas um grande  aprendizado.
O incômodo de carregar a sacola mostrou-lhes o peso que a mágoa ocasiona. Além disso, para não esquecê-la em nenhum lugar, eles deixavam de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles…
Todos aprenderam na prática o que os sentimentos de ódio, mágoa e ressentimento provocam. São como batatas podres que pesam e deixam um intenso mal cheiro. Além de nos impedir de aproveitar as melhores coisas  da vida, incomoda quem está do nosso lado, podendo até mesmo, afastar de nossas vidas quem mais amamos.

pense nisso….
Quando damos importância exagerada aos problemas não resolvidos, às promessas não cumpridas, à raiva por uma  palavra mal colocada, ao ressentimento, à mágoa, nós permitimos que nossa alegria seja roubada.
E vivemos assim, diariamente, carregando batatas podres, pesadas, mal cheirosas…
O pior é que muitas vezes nos acostumamos ao peso e ao mau cheiro, pensando que na vida isso é normal…

Nos transformamos em escravos de nossos próprios sentimentos…
(PV 15:13 diz:  O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração, o espírito se abate.
Quando permitimos que as dores tomem conta de nossos corações, nosso espírito se abate. Nos transformamos em soldados fracos, desanimados, fáceis de sermos abatidos. O mal cheiro dos maus sentimentos  transforma o ambiente, transtorna a nossa vida e a vida daqueles que convivem conosco…

Não o perdão não é um favor que prestamos ao outro, mas é um ato de libertação.!
Quando perdoamos, nos libertamos, liberamos a nossa vida para novas experiências,  nos qualificamos para receber o melhor de  Deus…
Em PV 15:15, a Palavra nos diz -  Todos os dias do oprimido são maus, mas o coração alegre é um banquete contínuo.
Um coração alegre e liberto do rancor é um banquete de alegria, entusiasmo, amor…
Um coração alegre alegra o coração de Deus…
UM coração alegre é sinal de agradecimento e fé…

Pare nesse momento e analise sua vida….
Você tem carregado alguma batata podre?
O mal cheiro do rancor, do pessimismo e da ira tem tomado conta de sua vida?
Como está o seu dia a dia em casa, no trabalho, na Igreja…
Existe alguma batata podre te atrapalhando?
Lembre-se de MC 11:25 – E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.
Perdoai para que a graça e  as misericórdias do Senhor sejam derramadas abundantemente em sua vida…
Perdoai para que o amor de Deus, que tudo transforma, possa trazer a libertação e a paz que você tanto almeja…
Perdoai porque é perdoando que seremos perdoados, que seremos libertos e liberados totalmente para a vida de vitórias que o Senhor tem para nós…

Pense nisso, PERDOE e seja feliz!!!


Por Deyse Melo

Pão Diário - 27/05/2013

Correndo

Tenho uma confissão a fazer. Detesto correr.
Algumas pessoas gostam de correr para manter a forma. Outros se submetem a meses de treinamentos rigorosos para disputar corridas de longa distância. Embora admire essa disciplina, definitivamente não é para mim.
Meu amigo que é maratonista amador me contou que nos últimos dez quilômetros do percurso tudo abaixo da cintura começa a parar. As pernas gritam para o cérebro: "Por que você está fazendo isso comigo ?" Nessas horas, para ele, não faz qualquer sentido continuar - mas de alguma forma ele persevera.
O profeta do Antigo Testamento Elias estava sempre correndo - não para treinar ou se exercitar, mais para preservar a própria vida ! Após o seu dramático confronto com os profetas de Baal no Monte Carmelo, a perversa rainha Jezebel o ameaçou de morte ( 1 Reis 19:1-3 ). Ele finalmente fugiu para o deserto, desmaiou debaixo de uma árvore e quis desistir ( vv.4-5 ). 
 " Porque me incomodar ? " pode ser o clamor da alma quando a jornada se torna difícil. Como um atleta percorrendo os últimos quilômetros de uma exaustiva maratona, os cristãos podem sentir-se  tão sufocados ou confusos devido às circunstâncias que pode parecer inútil prosseguir. Todavia, se nos mantivermos focados em Jesus e em tudo o que Ele verdadeiramente é - não seremos enganados. Não seremos abatidos pelas mentiras do inimigo e não desistiremos. Por causa dele, podemos perseverar e encontrar forças para completar qualquer corrida que esteja proposta para nós ( Hebreus 12:1-2 ). - Jeff Olson

Leia: 1 Reis 19:1-5
...Já chega, ó Senhor Deus ! Acaba agora com a minha vida ! ( v.4 ).

Examine: Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança ( Tiago 1:2-3 ).

Considere: Quais desafios você enfrenta em sua vida ? Como vai perseverar pela força de Deus ?

domingo, 26 de maio de 2013

A 2ª Vitoria foi alcançada

Pr. José Carlos dos Santos passa por cirurgia.

O pastor José Carlos dos Santos, Presidente da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, passou  ontem ( 25/05/2013 ) por uma delicada cirurgia com a finalidade da religação do intestino, finalizando o processo iniciado em 17 de janeiro onde  foi retirada a vesícula.


Ma graças a Deus , a cirurgia foi um sucesso e o pastor já está no quarto se recuperando e em breve  receberá alta para ir para sua residência, e assim continuar o processo de recuperação ao lado de sua família.



 Pastor José Carlos dos Santos em nome do grupo de Varões de Cristo da IEAB Arapuá, continuaremos orando pela sua recuperação.  
Um grande abraço 


Por Sidney C. Moreira


O FERREIRO E O OLEIRO


Você sabe como é o trabalho do ferreiro?
“Ele recebe na oficina o aço ainda não trabalhado, para transformá-lo em instrumentos, como a lâmina das facas, por exemplo.
Primeiro ele aquece a chapa de aço num calor intenso, até que fique vermelha. Em seguida, sem qualquer piedade, ele pega o martelo mais pesado e aplica golpes até que a peça adquira a forma desejada.
Logo, ela é mergulhada num balde de água fria e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor, enquanto a peça estala, como se estivesse gritando por causa da súbita mudança de temperatura. O ferreiro tem que repetir esse processo várias vezes até conseguir a lâmina perfeita”.
Mas muitas vezes, o aço que chega até as mãos do ferreiro não consegue aguentar esse tratamento. Com o calor, as marteladas e a água fria as rachaduras aparecem. Ele sabe que aquele aço jamais se transformará numa boa lâmina. Então, ele simplesmente coloca o aço no monte de ferro-velho.”

Pense nisso!
Assim acontece com cada um de nós!
O Senhor nos recebe do jeito que estamos, precisando ser trabalhados, purificados, transformados para sermos usados como seu instrumento, como instrumento perfeito…
Em Jeremias 18:6, está escrito: Não poderei eu fazer de vós como fez o oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão…
Como o barro na mão do oleiro, como o aço nas mãos do ferreiro, assim somos nós nas mãos do Senhor!
O ferreiro separa o aço, o aquece e lhe aplica pesados golpes até que a peça adquira a forma desejada.
O oleiro separa o barro, amassa-o e vai retirando toda a impureza. Quando sente que o barro está limpo, ele coloca-o no torno, onde, à medida que a peça gira, ele define o formato que quer criar.
Os processos de amassar o barro e de martelar o aço são processos dolorosos. Retirar as impurezas é processo difícil. Muitas vezes Deus permite que experimentemos dificuldades e dores para nos libertar das impurezas que impedem nossa transformação.
Recebemos as marteladas que a vida nos dá, nos sentimos insensíveis e sem fé, não encontramos saída e gritamos como o aço quente que estala com a mudança de temperatura.
O ferreiro tem que repetir esse processo várias vezes até conseguir a lâmina perfeita.
O oleiro, ao perceber que ainda há impurezas no barro, joga novamente o barro na mesa para amassá-lo e limpá-lo. Porque se ele não fizer isso, na hora de colocar a peça no forno, ela não aguentará, trincará e ficará para sempre inutilizada, sendo jogada no lixo. Muitas vezes Deus permite que experimentemos dificuldades e dores para nos libertar das impurezas que impedem nossa transformação, que impedem nossa salvação.
Nesses momentos, não podemos desistir, precisamos persistir na fé, crer que estamos nas mãos do Pai e enfrentar a prova até que consigamos tomar a forma que o Senhor espera de nós. Porque do contrário estaríamos condenados ao ferro velho…

Pense nisso!
Se enfrentamos a dor, se somos amassados, triturados é porque Deus está agindo com o seu amor e cuidado para nos tornar um precioso instrumento, um precioso vaso.
Lembre-se de (RM 8:28) – E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Todas as coisas!
Por maior que seja a dor, Deus está tirando as impurezas, está te preparando para uma realidade melhor…
Como o oleiro que trabalha o barro, como o ferreiro que trabalha o aço…
Assim acontece conosco!
Enquanto houver impurezas, Deus estará nos amassando e limpando. Porque se ele não fizer isso, na hora de nos encontrarmos com ele, não aguentaremos o poder de sua graça. Como o aço rachado, teremos como destino o ferro velho…

Pense nisso!
Louve ao Senhor por cada provação, por cada dor sentida, porque isso é sinal de que você está sendo trabalhado pelo Pai. Porque Deus tem cuidado de nós.
Como o oleiro que trabalha o barro, como o ferreiro que trabalha o aço Ele nos prepara para sermos lindos instrumentos…

Creia nisso!
Tome posse da vitória, creia que você está passando por um processo de crescimento, louve ao Senhor, dê passos de fé, persista e seja feliz! 


Por Deyse Melo

Pão Diário - 26/05/2013


Quem é o meu próximo ?

"Quem é o meu próximo?" É pergunta relevante para um judeu. Cercado por inimigos durante séculos, os judeus da época de Jesus olhavam com desprezo para os samaritanos mestiços que corriam grandes riscos e se casavam com estrangeiros.
"Quem é o meu próximo?" É pergunta relevante para nós. Cercados por países pobres com pessoas carentes; que, comem tortas de lama no Haiti, bebem água contaminada na Índia e adormem sem mosquiteiros no Burundi, questionamos se deveríamos fazer mais pelos que estão há apenas um clique de distância.
Jesus respondeu com a parábola do Bom Samaritano. Ao contrário do sacerdote e do levita ( Lucas 10:31-32 ), figuras religiosas ocupadas demais, assustadas ou obviamente egoístas para ajudar um moribundo à beira da estrada, o samaritano desprezado perdeu um dia de viagem e o salário de dois dias, ao levar a vítima de assalto à modesta hospedaria ( vv.34-35 ).
Jesus concluiu a parábola reformulando a questão. Mudou a pergunta de " Quem é o meu próximo ? " para " Em sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado ? " ( v.36 ). Jesus transformou o substantivo em verbo, e disse que seja quem for o nosso próximo, o que interessa é exersermos boa vizinhança. Nossa atitude é mais importante do que o número de pessoas que ajudamos.
Jesus rejeitou a nossa pergunta feita por razões erradas e semelhante à indagação do judeu, o mestre da lei que indagou " Quem é o meu próximo ? ", para justificar suas atitudes ( Lucas 10:29 ). Nos questionamos para descobrir qual é o mínimo que podemos dar e ainda ser salvos.
Os egoístas perguntam: " Quem é o meu próximo ? ", para ofertar pouco e guardar o restante para si. Os Bons Samaritanos perguntam " Quem precisa da minha ajuda ? " Eles reconhecem que não podem salvar a todos, mas estão prontos para servi-los. - Mike Wittmer

Leia: " Lucas 10:30-37 "
Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado ? Aquele que o socorreu ! - respondeu o mestre da Lei... ( vv.36-37 ).

Examine: Oseias 6:6 ; Miqueias 6:8 ; Mateus 10:42 

Considere: Quando foi a última vez que você desviou o seu trajeto para ajudar alguém ? Você pode surpreender alguém com uma atitude inesperada e imerecida ainda hoje ?

sábado, 25 de maio de 2013

A CONDUTA




"A conduta é um espelho no qual todos exibem a sua imagem.            

Johann Wolfgang von Goethe


Certo dia, um casal ao chegar do trabalho encontrou algumas pessoas dentro de sua casa. Achando que eram ladrões, marido e mulher ficaram assustados,mas um homem forte e saudável, com corpo de halterofilista disse:
- Calma pessoal, nós somos velhos conhecidos e estamos em toda parte do mundo.
- Mas quem são vocês? - pergunta a mulher.
- Eu sou a Preguiça - responde o homem másculo.
- Estamos aqui para que vocês escolham um de nós para sair definitivamente da vida de vocês.
-         Como pode você ser a preguiça se tem um corpo de atleta que vive malhando e praticando esportes?
-          indagou a mulher.
- A preguiça é forte como um touro e pesa toneladas nos ombros dos preguiçosos, com ela ninguém pode chegar a ser um vencedor.
         Uma mulher velha curvada, com a pele muito enrugada, que mais parecia uma bruxa diz:
- Eu, meus filhos, sou a Luxúria.
Não é possível! - diz o homem
- Você não pode atrair ninguém com essa feiúra.
- Não há feiúra para a luxúria, queridos.
         Sou velha porque existo há muito tempo entre os homens; sou capaz de destruir famílias inteiras, 
perverter crianças e trazer doenças para todos até a morte.
         Sou astuta e posso me disfarçar na mais bela mulher.
         E um mau-cheiroso homem, vestindo roupas maltrapilhas, que mais parecia um mendigo, diz:
- Eu sou a Cobiça, por mim muitos já mataram, por mim muitos abandonaram famílias e pátria; sou tão antigo quanto a Luxúria, mas eu não dependo dela para existir.
- E eu, sou a Gula.
Diz uma lindíssima mulher com um corpo escultural e cintura finíssima.
Seus contornos eram perfeitos e tudo no corpo dela tinha harmonia de forma e movimentos.
         Assustam-se os donos da casa, e a mulher diz:
- Sempre imaginei que a gula seria gorda.
- Isso é o que vocês pensam! - responde ela.
- Sou bela e atraente, porque se assim não fosse seria muito fácil livrarem-se de mim.
         Minha natureza é delicada, normalmente sou discreta, quem tem a mim não se apercebe, mostro-me sempre disposta a ajudar na busca da luxúria.
         Sentado em uma cadeira num canto da casa, um senhor, também velho, mas com o semblante bastante sereno, com voz doce e movimentos suaves, diz:
- Eu sou a Ira.
         Alguns me conhecem como cólera. Tenho muitos milênios também.
         Não sou homem, nem mulher, assim como meus companheiros que estão aqui.
- Ira? Parece mais o vovô que todos gostariam de ter! - diz a dona da casa.
- E a grande maioria me tem! - responde o vovô.
- Matam com crueldade, provocam brigas horríveis e destroem cidades quando me aproximo.
         Sou capaz de eliminar qualquer sentimento diferente de mim, posso estar em qualquer lugar e penetrar nas mais protegidas casas.
         Mostro-me calmo e sereno para mostrar-lhes que a Ira pode estar no aparentemente manso.
         Posso também ficar contido no íntimo das pessoas sem me manifestar, provocando úlceras, câncer e as mais temíveis doenças.
- Eu sou a Inveja. Faço parte da história do homem desde a sua criação, diz uma jovem que ostentava uma coroa de ouro cravada de diamantes, usava braceletes de brilhantes e roupas de fino pano, assemelhando-se a uma princesa rica e poderosa.
- Como inveja, se é rica e bonita e parece ter tudo o que deseja? Diz a mulher da casa.
- Há os que são ricos, os que são poderosos, os que são famosos e os que não são nada disso, mas eu estou entre todos.
         A inveja surge pelo que não se tem e o que não se tem é a felicidade.
         Felicidade depende de amor, e isso é o que de mais carece a humanidade...
         Onde eu estou, esta também a Tristeza.
         Enquanto os invasores se explicavam, um garoto, que aparentava cerca de cinco a seis anos, brincava pela casa.
Sorridente e de aparência inocente, característica das crianças, sua face de delicados traços mostravam a plenitude da jovialidade, olhos  vívidos...
E você, garoto, o que faz junto a esses que parecem ser a personificação do mal?
O garoto responde com um sorriso largo e olhar profundo:
- Eu sou o Orgulho.
- Orgulho? Mas você é apenas uma criança?
Tão inocente como todas as outras.
O semblante do garoto tomou um ar de seriedade que assustou o casal, e ele então diz:
-         O orgulho é como uma criança mesmo, mostra-se inocente e inofensivo, mas não se enganem, sou tão destrutível quanto todos aqui, quer brincar comigo?
A Preguiça interrompe a conversa e diz:
- Vocês devem escolher quem de nós sairá definitivamente de suas vidas.
Queremos uma resposta. O homem da casa responde:
- Por favor, dêem dez minutos para que possamos pensar.
O casal se dirige para seu quarto e lá fazem várias considerações. Dez minutos depois retornam.
- E então? - pergunta a Gula.
-         Queremos que o Orgulho saia de nossas vidas.
O garoto olha com um olhar fulminante para o casal, pois queria continuar ali.
Porém, respeitando a decisão dirige-se para a saída.
Os outros, em silêncio, iam acompanhando o garoto quando o homem da casa pergunta:
- Ei! Vocês vão embora também?
O Menino, agora com ar severo e com a voz forte de um orador experiente,
diz: 
- Escolheram que o Orgulho saísse de suas vidas e fizeram a melhor escolha,
Porque onde não há orgurlho não há Preguiça pois os preguiçosos são aqueles que se orgulham de nada fazer para viver, não percebendo que na verdade vegetam.
Onde não há orgulho não há luxúria pois os luxuriosos têm orgulho de seus corpos e julgam-se merecedores.
         Onde não há orgulho, não há cobiça pois os cobiçosos têm orgulho das migalhas que possuem,
juntando tesouros na terra e invejando a felicidade alheia, não percebendo que na verdade são instrumentos do dinheiro.
Onde não há orguho não há gula pois os gulosos se orgulham de suas condição e jamais admitem que o são, arrumam desculpas para justificar a gula, não percebendo que na verdade são marionetes dos desejos.
Onde não há orgulho, não há ira, pois os irosos com facilidade destroem aqueles que,
segundo o próprio julgamento, não são perfeitos, não percebendo que na verdade sua ira é resultado de suas próprias imperfeições.
Onde não há orgulho não há inveja, pois os invejosos sentem o orgulho ferido ao verem o sucesso alheio seja ele qual for; precisam constantemente superar os demais nas conquistas, não percebendo que na verdade são ferramentas da insegurança.
Saíram todos sem olhar para trás, e, ao baterem a porta, um fulminante raio de luz invadiu o recinto. 
"Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida." I João 5.12

Por  Pr Francisco de Souza

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Ó Deus, não há outro deus como tu, pois perdoas os pecados e as maldades daqueles do teu povo que ficaram vivos. Tu não c...