quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Maridos Amai...



Maridos Amai
MT 5:25-33

A idéia determinante com respeito ao marido deve ser o amor. É dever do marido amar sua esposa. Você marido é o  cabeça, todavia, uma vez que ama a sua esposa, a liderança nunca se tornará uma tirania. O amor tempera seu poder.   

Nenhum marido tem o direito de dizer que é o cabeça da esposa se não ama a sua esposa.  Hoje em dia temos visto um abuso da idéia de poder e amor. Se fala muito de amor, mas amor não é poesia, música. Na língua grega haviam três palavras que podem ser traduzidas pela palavra amor. Eros que descreve um amor inteiramente ligado à carne. Filos que significa gostar de - amizade, amor filantrópico. Ágape Amar como Deus ama, o perfeito e verdadeiro amor.

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade" - (GL 5:22). A maneira que o marido pode demonstrar que esta cheio do Espírito é através do modo que se porta com sua esposa quando está em casa.   Este amor ágape é muito importante na vida conjugal. Um casamento  apenas com base no fator físico, logo se acabará. É bom que os dois cônjuges tenham as mesmas afinidades, interesses, sintam-se atraídos pelas mesmas coisas.

O texto faz uma comparação do amor de Cristo pela igreja que deve ser como o amor do marido por sua mulher. Você não pode amar sua esposa de verdade se não compreender o amor de Jesus. "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja"...v.25

1- Amar apesar das deficiências - Cristo amou sua Igreja apesar de sua indignidade e deficiências. "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida"- (RM 5:8,10)
O marido se depara com erros que sua esposa comete, e acha que por isso pode criticar e maltratar sua mulher, mas deve amá-la apesar das suas imperfeições.

2- Amor que se sacrifica  - "...e a si mesmo se entregou por ela" - (EF 5:25). 
Cristo sacrificou-se de fato pela igreja. Qual tem sido seu sacrifício pela sua esposa ? Ela tem se sacrificado por você mais do que você por ela ?

3- Quer que ela ocupe lugar de destaque - "para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra." Preocupa-se com ela, deseja que ela seja perfeita, "para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito". Quer que o mundo inteiro a admire.

Amor é a coisa mais prática do mundo  - (JO 14:21). O que prova que de fato estamos manifestando amor é o que fazemos. Muitos casamentos podem mudar se os homens com Cristo aprenderem a amar suas esposas. Uma mulher bem amada é outra mulher.

Marido, deixe o egoímo e o comodismo e viva em Deus para a sua família, assim você encontrará grande alegria e paz como retribuição.
 Maridos amai...

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5:1...